A TEMÁTICA MEIO AMBIENTE A PARTIR DO ESTUDO DAS PLANTAS TERRESTRES: VIVÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
A TEMÁTICA MEIO AMBIENTE A PARTIR DO ESTUDO DAS PLANTAS TERRESTRES: VIVÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autores
  • geraldo gabriel maciel silva
  • Isabela de Fátima dos Santos
  • Thais Ferreira De Santana
  • Dra. Karlla Vieira do Carmo
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Ciências Biológicas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/415126-a-tematica-meio-ambiente-a-partir-do-estudo-das-plantas-terrestres--vivencia-no-programa-de-residencia-pedagogica
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Biologia; Ensino Remoto; Meio Ambiente.
Resumo
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma ação governamental em nível federal que tem como um de seus principais objetivos propiciar vivências de docência a alunos de cursos de licenciatura. Em algumas instituições ele ocorre em consonância com o estágio curricular supervisionado obrigatório, de modo a fortalecê-lo. Na Universidade Federal de Catalão, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o PRP está presente desde 2020 e abrange aproximadamente 30 graduandos (entre bolsistas e voluntários), duas escolas públicas estaduais presentes no município de Catalão, três professores preceptores (professores regentes dessas escolas públicas que acompanham os residentes em suas atividades) e uma professora coordenadora vinculada a área de Ensino de Biologia do curso de graduação. Por ter sido implementado durante o ano de início da pandemia por Covid-19, as atividades de regência do PRP e das escolas participantes do programa acontecem de forma remota, utilizando-se de plataformas digitais para interação entre alunos, professores e participantes do programa. Ao longo de seu desenvolvimento, até o momento, algumas temáticas biológicas foram desenvolvidas com os estudantes do Colégio Estadual João Netto de Campos (escola parceira no PRP). A temática “Meio Ambiente” foi uma delas. Para desenvolvê-la de maneira a promover compreensão dos fatores complexos que a envolve, escolhemos abordar os conteúdos relativos a caracterização das Plantas terrestres, a partir de suas principais características, importância ecológica e econômica para em seguida propiciarmos discussões sobre Preservação da biodiversidade. As aulas ocorreram tanto de forma síncrona por meio do uso da plataforma zoom, quanto de forma assíncrona, especialmente orientadas para atividades de aprofundamento dos conhecimentos. Ao todo, doze aulas foram desenvolvidas para abarcar a temática e, durante as regências, objetivamos uma aprendizagem mais significativa e próximo da realidade dos alunos, ou seja, fugindo do método tradicional, conteudista apoiado na memorização, em detrimento da relação com o contexto da sociedade, a história, políticas e o desenvolvimento do conhecimento pelos cientistas. Durante as aulas síncronas, lançamos mão do uso de “slides” explicativos e visualmente atraentes para auxiliar os estudantes da educação básica na construção dos conhecimentos relativos à temática do Meio Ambiente. Para atividades assíncronas, foram solicitados confecção de mapas mentais, captação (fotos) de imagens de ambientes do convívio do estudante para demonstrar a biodiversidade que os cercavam, atividades com abordagem do ensino por investigação. Ao longo desse período de regências, podemos afirmar que o contexto pandêmico exigiu o desenvolvimento de novas habilidades para docência, especialmente relativas ao uso de plataformas digitais e edição de vídeo aulas. No entanto, percebemos que os estudantes da educação básica não participaram ativamente dos momentos síncronos das aulas, impedindo-nos de perceber se estavam compreendendo os conhecimentos biológicos inerentes à temática. Ao compararmos as devolutivas de atividades entre as séries para as quais o tema foi abordado, identificamos que as turmas de 9º ano do ensino fundamental séries finais, foram as mais participativas se comparadas às turmas de ensino médio. Nestas, não foi possível identificar o aprendizado dos estudantes, uma vez que não entregaram as atividades propostas e raramente participavam das aulas síncronas.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SILVA, geraldo gabriel maciel et al.. A TEMÁTICA MEIO AMBIENTE A PARTIR DO ESTUDO DAS PLANTAS TERRESTRES: VIVÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/415126-A-TEMATICA-MEIO-AMBIENTE-A-PARTIR-DO-ESTUDO-DAS-PLANTAS-TERRESTRES--VIVENCIA-NO-PROGRAMA-DE-RESIDENCIA-PEDAGOGICA. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

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