UTILIZAÇÃO DE ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS PARA ANÁLISE DA ÁGUA PLUVIAL NA CIDADE DE CATALÃO (GO)

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
UTILIZAÇÃO DE ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS PARA ANÁLISE DA ÁGUA PLUVIAL NA CIDADE DE CATALÃO (GO)
Autores
  • Karcia Rangelli S. de Carvalho
  • Rafael de Ávila Rodrigues
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Científica (PIBIC / voluntário)
Área temática
Ciências Agrárias
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414939-utilizacao-de-aspectos-fisico-quimicos-para-analise-da-agua-pluvial-na-cidade-de-catalao-(go)
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
físico-químicos, chuva-ácida, parâmetros, pluvial
Resumo
Conforme as cidades avançam em seu crescimento tanto populacional quanto no setor industrial devido as transformações tecnológicas ocorridas após a revolução industrial no século XVIII, cresce também a preocupação e interesse científico sobre os impactos que a sociedade moderna causa ao meio ambiente, alguns desses impactos podem ser observados no solo, no ar e na água, no caso da pesquisa o estudo busca examinar a água pluvial associada aos níveis de poluição atmosférica local. Nesse sentido a presente pesquisa aborda a utilização de aspectos físico-químicos para análise da água pluvial na cidade de catalão (GO). Visando a importância do tema em relação a qualidade de vida no perímetro urbano o trabalho estuda diversos materiais como artigos e dissertações de alguns autores organizados em uma tabela referente ao tema proposto “estudos relacionados ao comportamento e levantamento do ph da chuva em goiás” abrangendo não só a cidade de Catalão, mas todo o estado de Goiás, o estudo ainda observa que há poucas pesquisas no estado sobre chuva ácida, portanto a pesquisa aponta a necessidade de mais estudos sobre o tema, pois através desses estudos é possível desenvolver formas de monitorar se os parâmetros estão em conformidade com as leis ambientais regidas pelo CONAMA, e também planejar medidas e ações para mitigar os efeitos danosos ao meio ambiente urbano. O estudo enfrentou alguns desafios devido à crise sanitária mundial Covid-19 iniciada no ano de 2020, pois exigi a execução de algumas atividades práticas bem como coleta das amostras onde os equipamentos de pluviômetros se encontram dentro de algumas escolas da cidade no qual ficaram fechadas durante todo o período e análises das amostras referente aos parâmetros da água que seriam feitos no laboratório, devido a todos esses problemas a proposta da pesquisar foi alterada para levantamento de estudos relacionados ao tema chuva ácida no estado de Goiás.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CARVALHO, Karcia Rangelli S. de; RODRIGUES, Rafael de Ávila. UTILIZAÇÃO DE ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS PARA ANÁLISE DA ÁGUA PLUVIAL NA CIDADE DE CATALÃO (GO).. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414939-UTILIZACAO-DE-ASPECTOS-FISICO-QUIMICOS-PARA-ANALISE-DA-AGUA-PLUVIAL-NA-CIDADE-DE-CATALAO-(GO). Acesso em: 23/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes