IMPLICAÇÕES DE ENSINAR HISTÓRIA EM UM SISTEMA PAUTADO EM DESEMPENHO E RESULTADO: A ESCOLA PARTICULAR

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
IMPLICAÇÕES DE ENSINAR HISTÓRIA EM UM SISTEMA PAUTADO EM DESEMPENHO E RESULTADO: A ESCOLA PARTICULAR
Autores
  • João Marcelo Bruzello Morais
  • Jeanne Silva
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414844-implicacoes-de-ensinar-historia-em-um-sistema-pautado-em-desempenho-e-resultado--a-escola-particular
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Educação, aprendizado, Relato.
Resumo
Este trabalho busca analisar, destrinchar e elucidar os aspectos que constituem o saber e as exigências de história dentro de uma escola particular de ensino médio. Relatos observados da própria experiência do autor em estágio. Nele buscarei responder indagações como: 1- Como são ministradas as aulas? 2- Qual o foco do conteúdo (oratória, slides, exercícios, reforços) aplicado na disciplina? 3- Qual a liberdade que o professor tem para ensinar? 4- Qual a liberdade que o aluno tem para errar? 5- Quais competências os agentes educativos buscam aflorar nos alunos? 6- O que o aluno está aprendendo? 7- Qual perspectiva o aluno teve da História como campo de conhecimento antes de ser inserido neste sistema de ensino e qual foi gerado a partir das aulas? 8- Como é ordenado e hierarquizado o saber historiográfico dentro da sala de aula? 9- O professor se sente satisfeito com o tempo e espaço opinativo que é cedido a ele pela escola? 10- O que falta e o que sobra no aluno destas instituições quando se forma no ensino médio? 11-Ser histórico: Dentro desse plano de aprendizado, qual foi o parâmetro posto sobre o aluno para que o mesmo reconheça alguém como ser ou agente histórico? A partir deste norte vemos que uma pergunta guia a outra ou até mesmo se respondem dentro de um apanhado geral que é a categorização deste específico campo de observação. Busco dar ênfase ao sistema particular de ensino pois sei que a dinâmica muda drasticamente quando abordamos para outras categorias, como a pública. Pois nestes dois exemplos acentua-se a pontual diferença socioeconômica destas duas realidades. Essa realidade material implica uma divergência de objetivos, instrumentos, percepções de mundo, cotidiano e exigências quanto à capacitação dos profissionais educacionais, que por sua vez se reflete nos alunos em toda a dinâmica escolar. Aqui acima de tudo não buscarei pregar verdades absolutas e imutáveis a cerca de toda a ampla rede de ensino privado. Apenas explicitarei e problematizarei a cerca da minha experiência prática obtida no convívio de uma que não necessariamente segue uma dinâmica específica ou geral, apenas exclusiva.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MORAIS, João Marcelo Bruzello; SILVA, Jeanne. IMPLICAÇÕES DE ENSINAR HISTÓRIA EM UM SISTEMA PAUTADO EM DESEMPENHO E RESULTADO: A ESCOLA PARTICULAR.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414844-IMPLICACOES-DE-ENSINAR-HISTORIA-EM-UM-SISTEMA-PAUTADO-EM-DESEMPENHO-E-RESULTADO--A-ESCOLA-PARTICULAR. Acesso em: 24/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes