MAPEAMENTO VIRTUAL DE POLÍTICAS DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIDORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
MAPEAMENTO VIRTUAL DE POLÍTICAS DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIDORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Autores
  • Kamilla Camargo Nascimento
  • Emerson Gervásio de Almeida
  • Thaynara Braga Correia
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Científica (PIBIC / voluntário)
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414837-mapeamento-virtual-de-politicas-de-capacitacao-e-desenvolvimento-de-servidores-das-universidades-federais-brasile
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
“capacitação”, “treinamento” e “desenvolvimento”.
Resumo
Este presente trabalho teve a finalidade de pesquisar e sistematizar as informações que são disponibilizadas nos sites das 69 (sessenta e nove) universidades federais brasileiras ao se realizar uma busca pelas palavras-chave “capacitação”, “treinamento” e “desenvolvimento”, para assim ter maiores e melhores informações sobre esses temas. As palavras chaves deste trabalho são: gestão de pessoas; treinamento e desenvolvimento; servidor público; universidades federais. Primeiramente foi se feito uma breve Introdução falando da importância dos processos de “capacitação”, “treinamento” e “desenvolvimento”; em seguida a Metodologia, onde consta os métodos utilizados para a construção da pesquisa, ela por sua vez foi classificada como estudo descritivo, abordagem pesquisa qualitativa, procedimento técnico de análise documental. Quanto aos Resultados e Discussões foram feitos 3 quadros com informações das 69 Universidades, o primeiro quadro apresenta dados gerais sobre essas Universidades, assim, foram dispostas de acordo com a sigla, região geográfica e unidade federativa em que se localizam, e também ano de sua fundação. Também foi feito um levantamento mostrando qual região do país possui o maior números de Universidades Federais em seu território. No segundo quadro, mediante consulta aos sites institucionais foi possível verificar que as estruturas organizacionais comumente possuem uma Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas ou utilizam denominação semelhante para designar o órgão responsável por tratar dos assuntos pertinentes à administração do capital humano. Foram identificados 68 (sessenta e oito) órgãos/departamentos específicos responsáveis pelas ações ligadas ao desenvolvimento, capacitação e/ou qualificação de servidores públicos. No terceiro quadro mostra como o processo de capacitação têm sido feitos atualmente em tempos de pandemia, devido às restrições de convívio impostas pela COVID-19 desde março de 2020, foi comum encontrar ofertas de capacitação em cursos na modalidade à distância, webinários, palestras, rodas de conversa virtuais. De maneira geral, o propósito das instituições é oferecer aos servidores técnico-administrativos e docentes, em conformidade com as normativas vigentes, ações de capacitação, como cursos presenciais, semipresenciais e à distância, oficinas, palestras, rodas de conversa, mestrados e doutorados, além de garantir o acesso à informação, métodos eficazes de avaliação e mensuração de resultados, dentre outros, para proporcionar o desenvolvimento de competências e a atualização de conhecimentos, habilidades e atitudes. Assim concluímos que as universidades não necessariamente divulgam a totalidade de suas realizações, e que existem disparidades significativas entre os níveis de disponibilização de informações nos sítios virtuais. Neste sentido, para atendimento aos princípios da publicidade e transparência intrínsecos ao serviço público, sem embargo da necessidade precípua de capacitar servidores para o pleno exercício de seus cargos, destaca-se a importância de haver maior padronização na divulgação de conteúdos nos sites das instituições pesquisadas, o que favorece tanto o cidadão comum quanto o próprio servidor e órgão envolvido
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

NASCIMENTO, Kamilla Camargo; ALMEIDA, Emerson Gervásio de; CORREIA, Thaynara Braga. MAPEAMENTO VIRTUAL DE POLÍTICAS DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIDORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414837-MAPEAMENTO-VIRTUAL-DE-POLITICAS-DE-CAPACITACAO-E-DESENVOLVIMENTO-DE-SERVIDORES-DAS-UNIVERSIDADES-FEDERAIS-BRASILE. Acesso em: 24/06/2024

Trabalho

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