DIFICULDADES VIVENCIADAS NO ENSINO REMOTO PELOS PIBIDIANOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCAT: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
DIFICULDADES VIVENCIADAS NO ENSINO REMOTO PELOS PIBIDIANOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCAT: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Anekelly Santos Torres
  • Carla Cristina Matos Storck
  • Cristiane Da Silva Santos
  • Eduardo Henrique Naves
  • Heliany Pereira dos Santos
Modalidade
II Mostra do PIBID
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414756-dificuldades-vivenciadas-no-ensino-remoto-pelos-pibidianos-do-curso-de-educacao-fisica-da-ufcat--um-relato-de-exp
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
PIBID; COVID-19; Formação de Professores.
Resumo
As estratégias de enfrentamento da pandemia da COVID-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde em 2020, foram o lockdown, o distanciamento e isolamento social, afetando o funcionamento de estabelecimentos públicos e privados. Nesse contexto, com as Universidades fechadas, as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) iniciadas em outubro de 2020 tiveram que ser reinventadas a partir do formato de ensino remoto emergencial (ERE). Assim este resumo tem como objetivo relatar as dificuldades encontradas durante as experiências de observações das aulas de Educação Física de uma escola estadual da cidade de Catalão – GO no formato de ERE possibilitadas pelo subprojeto do PIBID Educação Física da Universidade Federal de Catalão. As observações foram realizadas com o oitavo ano do Ensino Fundamental II turma A no período de março a junho de 2021, às segundas-feiras das 13h30min. às 15h. As aulas eram realizadas mediadas pela plataforma de Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (ZOOM) cujo link da sala era enviado, pelo professor supervisor do PIBID, no grupo de whatsApp dos pibidianos. Nesse período verificamos que um dos objetivos do PIBID que é aproximar o discente da licenciatura com o ambiente escolar foi afetado, bem como a práxis pedagógica da área, considerando que como os alunos assistiam as aulas em casa ficava difícil desenvolver o conteúdo de dança de salão, previsto no Documento Curricular para Goiás – Ampliado para esse bimestre para os oitavos anos da rede estadual. As dificuldades relacionaram à falta de contato, espaço, material adequado e a presença do professor na realização das práticas corporais, dentre outras. Além disso, as atividades teóricas não eram desenvolvidas com êxito, os alunos não participavam das aulas (não ligavam câmeras/microfones), não conseguiam prestar atenção apenas olhando para uma tela e assim não absorviam o conteúdo. Desse modo, o distanciamento social além de prejudicar os métodos de ensino-aprendizagem, ainda prejudicam a relação professor-aluno, dado que se torna mais árduo, construir um vínculo sem contato, sem olho no olho que não seja mediado por uma tela. Identificamos também, a exaustão que afetou os alunos pelo tempo sentado em frente uma tela e as preocupações advindas com a pandemia reduzindo o horário das aulas de 1h30min para 45min, o que prejudicou o aproveitamento da aula devido o curto tempo para a realização das atividades propostas. Assim consideramos que apesar da importância da realização do PIBID no formato do ERE, tendo em vista que os professores que atuam na Educação Básica e Superior também foram surpreendidos a repensar a prática pedagógica nesse contexto pandêmico, houve lacunas no processo de tornar se professor no que se refere aos aspectos como aproximação com o ambiente escolar, o contato e interação com os alunos, a gestão de sala de aula e a efetivação dos conteúdos da Educação Física.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

TORRES, Anekelly Santos et al.. DIFICULDADES VIVENCIADAS NO ENSINO REMOTO PELOS PIBIDIANOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCAT: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414756-DIFICULDADES-VIVENCIADAS-NO-ENSINO-REMOTO-PELOS-PIBIDIANOS-DO-CURSO-DE-EDUCACAO-FISICA-DA-UFCAT--UM-RELATO-DE-EXP. Acesso em: 22/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes