IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE PLANTAS DO CERRADO

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE PLANTAS DO CERRADO
Autores
  • Vanessa Oliveira Duarte
  • Núbia Rosa da Silva Guimarães
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Científica (PIBIC / voluntário)
Área temática
Ciências Biológicas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414753-identificacao-de-especies-de-plantas-do-cerrado
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Levantamento, Conservação, Métodos Computacionais.
Resumo
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro caracterizado por diversas fitofisionomias como o cerradão, cerrado típico, campo sujo e campo limpo, que diferenciam entre si de acordo com a vegetação estabelecida. Além disso, é considerado como o berço das águas, pois abriga as nascentes das principais bacias hidrográficas do Brasil. Devido à combinação de solo, relevo e disponibilidade de água, o Cerrado apresenta uma rica biodiversidade, além de apresentar também muitas espécies endêmicas. Por esse motivo, esse bioma é considerado um dos vinte e cinco hotspots do mundo para conservação. Com a expansão das ações antrópicas, como as atividades de pecuária e agricultura, o bioma está altamente ameaçado, tendo sua vegetação nativa degradada rapidamente. Com isso, a identificação das espécies que compõem a fauna e a flora é um trabalho árduo e necessário, para a definição de áreas prioritárias para a conservação. Assim sendo, o objetivo do presente estudo foi revisar artigos relacionados com a identificação de espécies de plantas do cerrado de forma convencional, que analisa aspectos morfológicos, requerendo mão de obra especializada de profissionais que apresentam um conhecimento profundo do assunto, podendo realizar um levantamento dos trabalhos publicados. Com a quantidade de estudos encontrados, nota-se que ainda há muito trabalho a ser realizado, pois de acordo com o que está descrito na literatura, a quantidade de espécies catalogadas em comparação com os estudos que vem sendo realizados é muito maior, demonstrando o quanto ainda tem muito trabalho pela frente. Portanto, para a otimização dessas catalogações, o uso de métodos computacionais são uma ótima escolha, sendo possível ampliar a quantidade de estudos em um menor intervalo de tempo. Para isso, o bioma citado em questão, mostra-se como um ótimo local para testes de técnicas computacionais. Consequentemente, tudo isso contribui para o planejamento de novos projetos conservacionistas que visam manter a flora do cerrado brasileiro, juntamente com a diversa fauna que ele abriga.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

DUARTE, Vanessa Oliveira; GUIMARÃES, Núbia Rosa da Silva. IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE PLANTAS DO CERRADO.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414753-IDENTIFICACAO-DE-ESPECIES-DE-PLANTAS-DO-CERRADO. Acesso em: 24/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes