A EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESAFIOS EM TEMPOS PANDÊMICOS

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
A EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESAFIOS EM TEMPOS PANDÊMICOS
Autores
  • Bianca Barros Da Silva
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414734-a-experiencia-da-atuacao-no-programa-residencia-pedagogica--desafios-em-tempos-pandemicos
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Ensino, ambiente virtual, desafios docentes.
Resumo
O presente trabalho visa relatar minha experiência vivida nos dois primeiros módulos do Programa de Residência Pedagógica da CAPES que ocorreram de forma online devido à pandemia de COVID-19. Neste contexto, nós, estudantes e futuros professores, bem como profissionais de diversos âmbitos da sociedade nos vimos diante da necessidade de se reinventar e pensar novas estratégias de vida, a fim de evitar aglomerações e, consequentemente, mais contaminações pelo vírus. Para produzir este artigo e para complementar minha formação enquanto residente, bem como para atuar na sala de aula virtual, os procedimentos metodológicos usados foram diversos, como pesquisas na internet, pesquisas em livros didáticos e teóricos e também os materiais usados para as atividades desenvolvidas no âmbito assíncrono e síncrono de aprendizagem, além dos cursos de formação que participei a fim de suprir as necessidades que surgiram durante os módulos do programa. Além da observação na turma do primeiro ano do ensino médio no Colégio Polivalente e das atividades desenvolvidas no Colégio Maria das Dores com os alunos do oitavo ano, também produzimos durante esses dois módulos, videoaulas e apresentamos aulas síncronas para complementar a aprendizagem dos alunos. Com todos os desafios impostos, acredito que nós, residentes e futuros professores, pudemos aproveitar o programa não só para execução de atividades e intervenções, mas também como um período onde tivemos a oportunidade de nos reinventar e ir mais longe nas nossas ideias e posicionamentos. Ainda que nossa vontade fosse estar em sala de aula, em contato com as realidades e diversidades e com os espaços que dividimos com os alunos, o atual momento nos permitiu utilizar de diversos meios ensino alternativos, que antes não tínhamos contato e que nos permitiu dar outro rumo para as aulas remotas e para a nossa formação. Sendo assim, apesar das dificuldades e outros empecilhos que ocorreram nestes últimos meses, acredito que fizemos, enquanto residentes, uma participação satisfatória no programa, e mesmo com nossas falhas, pudemos exercitar nossa profissão docente e proporcionar um ensino de melhor qualidade para os alunos das redes públicas de educação, com as condições que possuíamos.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Bianca Barros Da. A EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESAFIOS EM TEMPOS PANDÊMICOS.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414734-A-EXPERIENCIA-DA-ATUACAO-NO-PROGRAMA-RESIDENCIA-PEDAGOGICA--DESAFIOS-EM-TEMPOS-PANDEMICOS. Acesso em: 19/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes