AULAS NO ENSINO REMOTO: A TEORIA E A PRÁTICA ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
AULAS NO ENSINO REMOTO: A TEORIA E A PRÁTICA ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Autores
  • Adrielly Cassia Rosa Pires
  • Thais Regina Alves de Resende
  • Fabíola Ap. Sartin Dutra Parreira Almeida
  • Eliana da Silva Salomão
  • Evelyn Cristine Vieira
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Linguística, Letras e Artes
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414712-aulas-no-ensino-remoto--a-teoria-e-a-pratica-atraves-das-historias-em-quadrinhos
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
História em Quadrinhos, Ensino Remoto, Sequência Didática
Resumo
Para esta produção buscamos mixar o conteúdo teórico estudado durante o Programa Residência com a prática em sala de aula. Unindo o conhecimento prévio dos alunos ao planejamento realizado conforme o tema preestabelecido pela supervisora, sendo esta História em Quadrinhos. Os objetivos estabelecidos pelo plano foram de conhecer esse gênero textual em sua estrutura e função, percebendo características da linguagem visual e verbal, ler histórias em quadrinhos, produzir uma história sobre o gênero apresentado e ampliar o vocabulário na língua inglesa. As aulas ocorreram através do ensino remoto, o que acabou causando estranheza em relação ao contato com o aluno, seriam poucas aulas o que reduzia em grande parte a nossa chance de cativar os estudantes, e agora através da frieza das telas esse trabalho parece mínimo, quase impossível. Preparamos a sequência didática, antecipando os problemas e as soluções, transferindo o campo de possibilidades de atividades lúdicas para o meio virtual. Procuramos alguma atividade diferenciada que além de oferecer espaço para a produção, que também fosse um meio de aprendizagem. Para criarem sua própria HQ, deveriam seguir as seguintes orientações: criar uma história, porém dentro dos balões de fala, utilizando a língua inglesa. Por meio dessa, obteríamos uma forma concreta de observação do desempenho mesmo longe dos alunos. Como trabalhamos com os 1°anos do Ensino Médio, optamos por textos curtos e chamativos que favorecesse a possibilidade de trabalhar os recursos linguísticos (onomatopeias e pequenos diálogos) e estruturas propostas (construção de quadrinhos) tudo de forma contextualizada. Como professoras residentes, optamos por desconstruir o método tradicional das aulas de inglês e privilegiar a criatividade com criticidade e a possibilidade da autonomia. Apesar de não termos tido a chance de ouvir diretamente dos alunos o que haviam pensando do nosso método, acreditamos que o objetivo foi atingido dentro do esperado. Os alunos absorveram o conteúdo abordado e colocaram em prática por meio dos quadrinhos.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PIRES, Adrielly Cassia Rosa et al.. AULAS NO ENSINO REMOTO: A TEORIA E A PRÁTICA ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414712-AULAS-NO-ENSINO-REMOTO--A-TEORIA-E-A-PRATICA-ATRAVES-DAS-HISTORIAS-EM-QUADRINHOS. Acesso em: 20/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes