SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCAT NO ENSINO REMOTO: O PROCESSO FORMATIVO E SUAS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCAT NO ENSINO REMOTO: O PROCESSO FORMATIVO E SUAS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO
Autores
  • Thiago Ramalho Da Silva
  • João Gabriel Antunes Cavalcante
  • Cristiane Da Silva Santos
  • Heliany Pereira dos Santos
  • Eduardo Henrique Naves
Modalidade
II Mostra do PIBID
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414711-subprojeto-pibid-educacao-fisica-da-ufcat-no-ensino-remoto--o-processo-formativo-e-suas-dificuldades-de-implement
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
COVID 19; Formação de professores; Plataforma de TIDIC
Resumo
O presente trabalho visa relatar os processos formativos desenvolvidos no subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Educação Física da Universidade Federal de Catalão e suas dificuldades de implementação no contexto do ensino remoto emergencial (ERE). Durante a pandemia da COVID-19 para não acarretar maiores prejuízos na educação, foi necessário a adequação do sistema de ensino ao ERE com atividades sendo realizadas de forma síncrona ou assíncrona. Nesse sentido, em outubro de 2020 iniciamos as atividades do subprojeto que compreendia leituras, análise e discussão de documentos curriculares como a Base Nacional Curricular Comum e artigos sobre temas relativos ao ensino, à formação de professores, mais especificamente voltada para a área da Educação Física; grupos de estudo; elaboração de textos e construção de padlets sobre o processo de tornar-se professor; observações semanais das aulas na escola campo e relatos das observações nos pontos de encontro e intervenções pedagógicas. Para isso foram e ainda são realizadas reuniões quinzenais mediadas pela plataforma de Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TIDIC) - google meet e criação de grupos de whatsapp para interação ente os participantes, informações, dúvidas e sugestões. Todo esse processo formativo visava o preparo dos pibidianos para as primeiras vivências com a docência na escola com a disciplina de Educação Física. Assim de março a junho de 2021 observamos semanalmente as aulas de Educação Física do primeiro ano do Ensino Médio turma A da escola parceira mediadas pela TIDIC – Zoom e o classroom para postar os materiais para a realização das aulas e as atividades avaliativas. Nesse período acompanhamos as aulas com uma perspectiva ampla, observando o papel do docente e do discente, a estratégias e os recursos utilizados pelo professor do PIBID para propiciar o ensino dos conteúdos da área no formato de ERE. Atualmente, estamos no momento de vivenciar a amplitude das funções de um professor que compreende a escolha dos aspectos a serem trabalhados com o conteúdo da dança, previsto pelo Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás – 2021 para o bimestre de agosto/setembro, a elaboração do sequenciador de aulas, a intervenção pedagógica sendo realizada semanalmente e o relatório em que avaliamos o desenvolvimento de cada aula e registramos a nossa percepção da aceitação dos alunos. Todo esse processo faz parte da organização do trabalho pedagógico do professor e no decorrer desse processo formativo encontramos algumas dificuldades relacionadas à problemas técnicos como quedas de energia, oscilações na qualidade da internet dos participantes, entre outras durante as reuniões e, nas observações das aulas e nas intervenções pedagógicas além das adversidades técnicas acrescentaram-se as que são comum no enfrentamento da docência, como o desinteresse, a falta de participação e de contato interpessoal. Por fim, entendemos que a participação no PIBID nesse formato de ensino vem superando nossas expectativas, visto que as dificuldades encontradas fazem parte do processo de tornar se professor. Além disso, nos despertou a necessidade de implementar durante nossas aulas momentos mais dinâmicos que exigem uma maior participação dos alunos.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Thiago Ramalho Da et al.. SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCAT NO ENSINO REMOTO: O PROCESSO FORMATIVO E SUAS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414711-SUBPROJETO-PIBID-EDUCACAO-FISICA-DA-UFCAT-NO-ENSINO-REMOTO--O-PROCESSO-FORMATIVO-E-SUAS-DIFICULDADES-DE-IMPLEMENT. Acesso em: 20/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes