A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE/SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA NEGRA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE/SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA NEGRA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Autores
  • Rafaela Renero dos Santos
  • Janaina Cassiano Silva
Modalidade
II Mostra do PROLICEN
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414710-a-constituicao-da-identidadesubjetividade-da-crianca-negra-nos-documentos-oficiais-para-a-educacao-infantil-a-lu
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Políticas Públicas, Educação Infantil; Psicologia
Resumo
O intento dessa pesquisa foi identificar e analisar, a partir das implicações da Lei 10.639/03, como se dá o processo e constituição da identidade/subjetividade da criança negra nos documentos oficiais para a educação infantil à luz da Teoria Histórico-Cultural. Além disso, buscamos também discorrer acerca das implicações da Lei 10.639/03 nas Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil à luz da Teoria Histórico-Cultural e refletir sobre as implicações da Lei 10.639/03 na Base Nacional Comum Curricular à luz da Teoria Histórico-Cultural. Trata-se de uma pesquisa documental que teve como fundamento metodológico e filosófico o materialismo histórico-dialético. Inicialmente, identificamos o material documental existente, posteriormente, fizemos uma primeira leitura do material a fim de identificarmos e selecionarmos as referências à Lei 10.639/03 nos documentos e organizarmos a categoria para a análise. Por fim, identificamos as implicações da Lei 10.639/03 nos documentos e fizemos uma análise dos pressupostos teóricos utilizando a categoria elencada. Nos documentos oficiais encontramos poucas referências à questão racial na educação infantil e, quando presentes, apresentam-se de forma simplista, não apreendendo a complexidade da temática. Por isso, analisamos também alguns documentos específicos da temática produzidos pelo Ministério da Educação. Os documentos analisados foram: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEIs, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial e Educação infantil, igualdade e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. Percebemos que existem diferenças na forma que esses documentos trazem a temática, demonstrando uma contradição a qual deve ser refletida. Diante dos resultados, propomos nesse trabalho repensar a compreensão de desconstrução. O processo de reconstrução da autoimagem é extremamente doloroso e cruel para as pessoas negras, por isso, desafiamos uma educação antirracista desde cedo, para que não precisemos desconstruir de forma dolorosa esses corpos que foram marginalizados, mas que possamos, dia a dia, desde a Educação Infantil, mostrar às crianças negras que seus corpos são potência e pouco a pouco construir uma sociedade diversa, mais equânime.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SANTOS, Rafaela Renero dos; SILVA, Janaina Cassiano. A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE/SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA NEGRA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414710-A-CONSTITUICAO-DA-IDENTIDADESUBJETIVIDADE-DA-CRIANCA-NEGRA-NOS-DOCUMENTOS-OFICIAIS-PARA-A-EDUCACAO-INFANTIL-A-LU. Acesso em: 16/06/2024

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