RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA E REGÊNCIA EM SALA DE AULA NO ENSINO REMOTO

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA E REGÊNCIA EM SALA DE AULA NO ENSINO REMOTO
Autores
  • Rafaela Silva de Oliveira
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414709-residencia-pedagogica--relato-de-experiencia-e-regencia-em-sala-de-aula-no-ensino-remoto
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Residência Pedagógica, Geografia, Pandemia, Ensino Remoto.
Resumo
Este Relato de Experiência apresenta as considerações acerca do Programa de Residência Pedagógica-RP, ofertado pela CAPES e pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Catalão – UFCAT, em relação à formação de novos professores. O texto está organizado em um eixo de discussão que fala sobre as experiências vivenciadas no Colégio Estadual Maria das Dores Campos, situada no município de Catalão-GO. O Programa oportunizou aos residentes integrar as atividades desenvolvidas na escola com o Estágio Supervisionado do Curso de Geografia da UFCAT, permitindo a relação teoria-prática, com estímulo para uma avaliação contínua e formativa. As ações voltaram-se para uma observação participativa da realidade escolar e regência em sala de aula, durante o período de Ensino Remoto que foi implementado pela grande mairoria das escolas brasileiras de ensino publico durante a Pandemia de COVID-19, remetendo os estudantes do curso superior as constantes pesquisas e reflexões, em torno da responsabilidade do processo de ensino-aprendizagem, em um momento tão caótico que houve nos anos de 2020 e 2021. Durante o período de observação e regência, os residentes permearam todos os espaços virtuais de aprendizagem utilizados no Colégio Estadual Maria das Dores, possibilitando o conhecimento, a análise e a reflexão do trabalho docente no 8° ano do Ensino Fundamental. Na prática, buscamos a relação da Proposta Curricular da Escola com a BNCC e o seu Projeto Político Pedagógico e interligando as propostas de planejamento de mediações praticas de cada residente. A Mediação relatada no presente relatório expõe uma interação feita durante o Período do segundo módulo da residência pedagógica, onde toda e qualquer atividade desenvolvida nesse período foi realizada via ensino remoto, para boa parte da turma de forma síncrona devido a pandemia do COVID-19. As aulas foram integralmente feitas via Google Meet, com o uso de ferramentas interativas online, como vídeos e animações, onde o principal objetivo era fazer com que o ensino remoto alcança-se o mais próximo possível do índice de aprendizagem presencial.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

OLIVEIRA, Rafaela Silva de. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA E REGÊNCIA EM SALA DE AULA NO ENSINO REMOTO.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414709-RESIDENCIA-PEDAGOGICA--RELATO-DE-EXPERIENCIA-E-REGENCIA-EM-SALA-DE-AULA-NO-ENSINO-REMOTO. Acesso em: 13/06/2024

Trabalho

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