O DESAFIO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: FORMAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
O DESAFIO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: FORMAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autores
  • Júlio César Albuquerque da Rocha
  • Gabriela Assunção Santos
  • Eliana da Silva Salomão
  • Evelyn Cristine Vieira
  • Fabíola Ap. Sartin Dutra Parreira Almeida
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Linguística, Letras e Artes
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414690-o-desafio-no-ensino-de-lingua-inglesa-em-tempos-de-pandemia--formacao-docente-atraves-do-residencia-pedagogica
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Linguística Aplicada, Formação de professores, Pedagogia dos Gêneros, Ensino Remoto.
Resumo
Este trabalho compreende os relatos de experiências de dois graduandos em Letras – Português e Inglês da Universidade Federal de Catalão, vinculados ao subprojeto “Read/Write it right – Teorias e práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa baseadas na pedagogia dos gêneros” do Programa Residência Pedagógica, objetivando agregar aos estudos científicos e pedagógicos sobre a formação de professores de língua inglesa. Durante esses doze meses de projeto, foram realizadas discussões teóricas sobre Linguística Aplicada e destacado como esta área da linguagem fomenta outras novas formas de se pensar o ensino-aprendizagem. Para além da teoria, que forma pesquisadores e cientistas da linguagem, a prática pedagógica vem sendo elaborada mensalmente a partir das observações e das regências em duas escolas do Ensino Básico do município de Catalão-GO: uma escola municipal e uma escola federal. As observações são importantes no processo de formação dos graduandos, quando esses se deparam com os conteúdos da disciplina em turmas do 9º ano e a maneira como os envolvidos (professora e alunos) lidam com prática social e o real uso da linguagem. Por conseguinte, ainda pelo viés da Linguística Aplicada, foi possível pensar em possíveis resoluções de problemas relacionados à linguagem e sobre gêneros discursivos de língua inglesa, iniciando o preparo de planos de aula e de sequências didáticas a serem testados com os alunos. Com o auxílio da coordenadora e professoras preceptoras do projeto, os materiais foram elaborados e aprovados para aplicação prática. Ao final desse processo, ocorreram as regências em três turmas de língua inglesa do último ano do Ensino Fundamental, na primeira quinzena de março de 2021, de modo virtual, considerando as restrições necessárias em meio à pandemia da covid-19. A crise sanitária e o seu impacto negativo vivenciado em nível mundial não puderam ser ignorados, pois as questões sociais também integram as discussões e interação entre professores e alunos. As aulas foram expositivas, ministradas na plataforma Zoom, com a utilização de vídeos interativos de língua inglesa e slides estratégicos, na tentativa de fomentar a participação dos alunos na medida do possível. Como resultado da experiência, foi percebido que os gêneros selecionados aproximaram os alunos do conteúdo, uma vez que os materiais audiovisuais apresentados faziam parte do contexto e dos interesses dos adolescentes. Assim, foi possível obter uma interação real e eficaz com alguns dos alunos e um retorno considerado positivo, visto que a participação foi maior do que o esperado. Também foi possível constatar que, estabelecer uma relação afetiva com os estudantes no ensino remoto é um desafio complexo, visto que o tempo de aula era limitado, não permitindo uma apresentação prévia e uma maior familiarização com a turma. Por fim, o feedback dos alunos foi de extrema importância para os graduandos, pensando a atuação profissional, pois as aulas precisam estar de acordo com a realidade e o nível linguístico dos discentes, possibilitando um ensino-aprendizagem ativo e fugindo de uma educação robotizada repleta de planos de aulas genéricos.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ROCHA, Júlio César Albuquerque da et al.. O DESAFIO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: FORMAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414690-O-DESAFIO-NO-ENSINO-DE-LINGUA-INGLESA-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA--FORMACAO-DOCENTE-ATRAVES-DO-RESIDENCIA-PEDAGOGICA. Acesso em: 23/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes