A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL.

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL.
Autores
  • Natália Barbosa Policeno
  • Janaina Cassiano Silva
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Científica (PIBIC / voluntário)
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414634-a-construcao-social-de-genero-na-educacao-infantil-a-luz-da-teoria-historico-cultural
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Teoria Histórico-Cultural, Gênero, Educação Infantil
Resumo
Esse trabalho compõe a pesquisa intitulada “Panorama da educação infantil no sudeste goiano: concepções, práticas educativas e políticas públicas” da UFCAT, que tem como objetivo geral realizar um panorama da educação infantil na microrregião de Catalão/GO visando identificar e analisar as concepções de infância, desenvolvimento e aprendizagem, as práticas educativas e as políticas públicas para a educação infantil à luz dos preceitos da Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. Entendemos que a temática de gênero tem tido uma ampla discussão em nossa sociedade, entretanto ainda percebemos um debate escasso quando se pensa neste aspecto na educação infantil. Assim, como objetivo geral, buscou-se identificar e analisar o processo de construção social de gênero na educação infantil na concepção das professoras à luz da Teoria Histórico-Cultural. Para isso, discorremos acerca do processo educacional na educação infantil frente à construção social de gênero e refletimos sobre o papel da Psicologia no contexto escolar, especificamente na educação infantil, e no processo de construção social de gênero na infância. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semi estruturadas com quatro professoras da educação infantil que voluntariamente aceitaram participar do estudo. Investigamos o perfil identitário das entrevistadas, bem como o entendimento geral das profissionais acerca da temática abordada neste trabalho, a compreensão delas acerca da relação da instituição com as questões de gênero e dinâmica das crianças relacionadas ao gênero. A partir disso, a análise dos dados obtidos foi feita à luz da Teoria Histórico-Cultural, tendo como procedimento os Núcleos de Significação, que instrumentaliza o pesquisador em seu processo de exploração do tema, a fim de captar os sentidos dos discursos de seus sujeitos informantes. A partir do material das entrevistas organizadas para análise, foram elaborados três núcleos de significação, sendo: Concepção de gênero na educação infantil; Família, escola e gênero na educação infantil; e o Brincar enquanto reprodução da construção social. Como resultados, percebemos a necessidade de se abordar mais amplamente o tema da construção social de gênero na educação infantil, principalmente ao pensarmos no desenvolvimento infantil também enquanto resultado das interações estabelecidas entre a criança e suas condições históricas e culturais, visto que diversos estereótipos de gênero ainda são reproduzidos e naturalizados. Entendemos também a relevância de um maior enfoque nas políticas públicas e na formação inicial e continuada de professores como formas eficientes de minimizar essas questões.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

POLICENO, Natália Barbosa; SILVA, Janaina Cassiano. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL... In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414634-A-CONSTRUCAO-SOCIAL-DE-GENERO-NA-EDUCACAO-INFANTIL-A-LUZ-DA-TEORIA-HISTORICO-CULTURAL. Acesso em: 23/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes