ESTUDO DA SELEÇÃO DE AMBIENTES PELO CAMARÃO DE ÁGUA DOCE "MACROBRACHIUM AMAZONICUM" DO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO) DO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO)

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
ESTUDO DA SELEÇÃO DE AMBIENTES PELO CAMARÃO DE ÁGUA DOCE "MACROBRACHIUM AMAZONICUM" DO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO) DO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO)
Autores
  • Júlia Alvarenga Machado
  • Emerson Contreira Mossolin
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Científica (PIBIC / voluntário)
Área temática
Ciências Biológicas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414622-estudo-da-selecao-de-ambientes-pelo-camarao-de-agua-doce-macrobrachium-amazonicum-do-municipio-de-catalao-(go)-
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Microhabitats, Aquários. Preferência.
Resumo
O camarão "Macrobrachium amazonicum" é uma espécie nativa brasileira com ampla distribuição, podendo ser comumente encontrada em represas, lagos e rios. É conhecida por apresentar uma alta taxa reprodutiva, com fêmeas desovando ao longo de todo o ano. Os representantes desta espécie apresentam comportamento bentônico, ou seja, possuem uma relação intima com o substrato para locomoção, alimentação e busca de refúgios. Este estudo teve como principal objetivo observar em laboratório o comportamento de indivíduos jovens e adultos em relação as suas preferências entre determinados microhabitats, sendo para isto utilizados rochas e troncos recolhidos no mesmo local onde foram capturados. A coleta dos camarões ocorreu na “Represa do Povo”, localizada no município de Catalão/GO. Os animais foram mantidos no Laboratório Integrado de Zoologia, Ecologia e Botânica (LIZEB) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em dois aquários com capacidade de 22,5 litros, sob aeração e sistema de filtragem. Em cada um dos aquários foram montados dois ambientes caracterizando áreas de abrigo, um composto só de madeiras, e outro só de rochas, sendo que cada um destes abrigos foi montado em extremidades opostas. Após um período de observação, os materiais sofreram inversão de sua posição original, visando eliminar a possibilidade de o camarão selecionar o microhabitat simplesmente pela posição do sol ou pelo ângulo de incidência da luz natural, que é vista pela janela do laboratório. As fêmeas ovígeras apresentaram 63% de preferência por troncos, enquanto que as fêmeas não ovígeras tiveram valor similar, com 60%. Em relação aos juvenis, a preferência constatada foi de 58% por rochas, diferindo significativamente das fêmeas. Com base nesses resultados é possível inferir que pode existir uma preferência por microhabitat, dependendo do estágio de desenvolvimento em que se encontra o camarão. Este resultado corrobora o conhecimento prévio de que jovens e adultos de camarões podem viver em regiões distintas dentro de um determinado ambiente.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACHADO, Júlia Alvarenga; MOSSOLIN, Emerson Contreira. ESTUDO DA SELEÇÃO DE AMBIENTES PELO CAMARÃO DE ÁGUA DOCE "MACROBRACHIUM AMAZONICUM" DO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO) DO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO).. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414622-ESTUDO-DA-SELECAO-DE-AMBIENTES-PELO-CAMARAO-DE-AGUA-DOCE-MACROBRACHIUM-AMAZONICUM-DO-MUNICIPIO-DE-CATALAO-(GO)-. Acesso em: 03/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes