APLICATIVO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE MADEIRA

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
APLICATIVO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE MADEIRA
Autores
  • Vitor Manoel Alves da Silva
  • Núbia Rosa da Silva Guimarães
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Tecnológica - (PIBITI / voluntário)
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414602-aplicativo-para-identificacao-de-especies-de-madeira
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Madeira, Aplicativo, Desmatamento
Resumo
O desmatamento ilegal agrava inúmeras situações, sendo algumas delas as mudanças climáticas e extinção de espécies. Essa prática ilegal é responsável pela devastação de florestas e prejuízos à biodiversidade. Além das alterações climáticas, a biodiversidade também é ameaçada, espécies da fauna perdem seu habitat e espécies da flora correm risco de extinção. Como consequência temos a desertificação, fragmentação do habitat e aumento de espécies invasoras nessas regiões. A aceleração do aquecimento global é um fator de grande impacto na vida terrestre. Pois as florestas resfriam o clima, com o aumento significativo da remoção dessa vegetação elas não conseguem acompanhar a emissão de gases poluentes. A quantidade de plantas não catalogadas na Amazônia dificulta a descoberta de quantas espécies entraram em extinção. É notório que com o grande número de áreas degradadas a flora sofre perdas. Estima-se que a cada cinco espécies, duas estão ameaçadas, pesquisa feita pelo Jardim Botânico Real do Reino Unido. De acordo com o Instituto de Ecoturismo do Brasil, na Amazônia 85% do desmatamento é destinado para criação de campos para o gado, 10% para garimpo e abertura de estradas e 5% para plantação de soja. Estima-se que 80% da extração anual de madeira da Floresta Amazônica seja de origem ilegal. Tendo em vista essa necessidade, instituições reguladoras precisam de um método que seja rápido, eficaz e sem a necessidade de um profissional capacitado que possa fazer essa análise de forma mais ágil e simplificada. Um software que supra essa necessidade, de análise instantânea, pode ajudar no combate ao desmatamento e na preservação de nossas florestas. O aplicativo não será de uso exclusivo de profissionais, o público em geral poderá utilizá-lo, sendo seu foco o público acadêmico. O presente trabalho tem como finalidade o desenvolvimento de um aplicativo para identificação de espécies de madeira e futuramente espécies de plantas em geral.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Vitor Manoel Alves da; GUIMARÃES, Núbia Rosa da Silva. APLICATIVO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE MADEIRA.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414602-APLICATIVO-PARA-IDENTIFICACAO-DE-ESPECIES-DE-MADEIRA. Acesso em: 25/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes