A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INTERPROFISSIONALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INTERPROFISSIONALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Ana Carolina Silva Busse
  • Nunila Ferreira de Oliveira
  • Leomar Cardoso Arruda
  • Renata Evangelista
Modalidade
II Mostra PET - Saúde Interprofissionalidade
Área temática
Ciências da Saúde
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414560-a-importancia-da-insercao-da-interprofissionalidade-no-contexto-da-educacao-medica--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Educação Interprofissional, Atenção à Saúde, Educação Médica.
Resumo
Introdução: A interprofissionalidade se constitui como um processo de trabalho, no qual profissionais com formações distintas trabalham juntos, a partir da integração dos saberes. Assim, baseando-se na reflexão de diferentes visões, os profissionais de saúde partem para ações transformadoras em sua prática, tendo como elemento primordial o fortalecimento da atenção à saúde. Objetivos: Discutir sobre a interprofissionalidade no campo da saúde e a importância desse referencial na formação médica. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, fomentado pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), entre abril de 2019 e março de 2021. Entre as intervenções realizadas, estão: Capacitação e Qualificação da Equipe através de cursos no AVASUS sobre a temática; Atuação da equipe nos serviços de saúde; Estruturação de projetos Piloto, como o da “Caminhada, Exercício Físico e Hiperdia”; Estudo de casos, Estratificação de Risco e elaboração de planos terapêuticos, entre outros. O projeto foi avaliado pelos participantes ao final do 1º ano, através do Google forms. Quando perguntados sobre o cumprimento dos objetivos propostos, 77% afirmaram que foram parcialmente atingidos. Ao final do 2º ano, todos responderam que os objetivos foram totalmente atingidos, além da inserção de novos objetivos ao longo do processo. Discussão e Resultados: O PET-Saúde é um indutor de ações que integra ensino, serviço e comunidade, sendo a primeira vez em que a UFCAT participa do programa. A Educação Interprofissional (EIP) foi o tema da sua nona edição, visando alinhar o diálogo entre os profissionais em seus diferentes campos de conhecimento. A EIP se estabelece quando duas ou mais profissões aprendem entre si, com e sobre as outras, por meio de competências comuns e colaborativas. No entanto, a formação médica ainda é marcada pela desintegração com outros cursos da área da saúde, gerando reflexos e repercussões visíveis, principalmente nas relações profissionais e consequentemente nas ações de cuidado junto aos usuários. O PET-Saúde, nesse sentido, foi um promotor da discussão e da implementação da EIP, por meio de diferentes intervenções realizadas na Universidade, na Rede de Atenção à Saúde (RAS) e na Comunidade. O programa contou com docentes, discentes e profissionais da RAS, de diferentes áreas: biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, medicina, medicina veterinária, nutrição, psicologia e serviço social. Através de intervenções teóricas e práticas, o projeto possibilitou uma mudança na compreensão dos participantes de como o trabalho interprofissional articula os serviços e as ações de maneira efetiva. Assim, ressalta-se a importância da EIP no fortalecimento de uma educação que promova uma formação ampliada e diferenciada na educação médica, bem como, em outros cursos. Considerações finais: A interprofissionalidade ainda é um desafio nos serviços de saúde, porém é necessário que a temática seja implementada desde a formação acadêmica, suscitando o entendimento sobre as competências específicas, comuns e colaborativas, e rompendo com os conflitos relacionados às relações profissionais, a partir da ótica interprofissional.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

BUSSE, Ana Carolina Silva et al.. A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA INTERPROFISSIONALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414560-A-IMPORTANCIA-DA-INSERCAO-DA-INTERPROFISSIONALIDADE-NO-CONTEXTO-DA-EDUCACAO-MEDICA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 20/06/2024

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