RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL EM UM CONTEXTO PANDÊMICO

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL EM UM CONTEXTO PANDÊMICO
Autores
  • LUIS PAULO DA SILVA DIAS
  • joao wagner barroso de oliveira
  • Fabíola Ap. Sartin Dutra Parreira Almeida
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Linguística, Letras e Artes
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414429-residencia-pedagogica--uma-experiencia-educacional-em-um-contexto-pandemico
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Residência Pedagógica; Lingua Esntrangeira; Ensino remoto
Resumo
Seguindo considerações do Francês Roger Chartier (2001) que afirma “que as novas práticas de leitura e escrita, as novas formas de comunicação, as mudanças na linguagem e as novas formas de pensar e de aprender devem ser entendidas a partir de toda rede sociotécnica que passa pelas tecnologias” (Portugal, 2005, p. 3). Com o início da pandemia de SARS-CoV 2, o nosso modo de pensar, construir e transmitir conhecimento foi substancialmente alterado, a educação presencial com a qual estávamos acostumados agora ultrapassa as fronteiras da escola e assume um papel no universo virtual, com regras distintas, múltiplas possibilidades, e uma gama infinita conflitos e métodos epistemológicos. Ao analisarmos pesquisas, cursos, sites especializados que tematizam o ensino de línguas estrangeiras, principalmente no contexto brasileiro, percebemos que há uma certa tradicionalidade na ministração das aulas, em especial, a de língua inglesa. Visto que, com a globalização, o domínio desse idioma é imprescindível para interagir nesse mundo cada vez mais conectado, aferimos que este modo tradicional de ensino caiu em disfuncionalidade, pois, foi preciso que os professores repensassem, apesar das inúmeras dificuldades, as práticas docentes, com as novas técnicas de ensino e aprendizagem acarretados pela educação remota. Com essa revolução tecnológica, principalmente o ensino de línguas, sofreu impactos considerados positivos, visto que essa nova forma de ensinar, ganhou novas ferramentas, que, em suma, são mais flexíveis, dinâmicas, que a depender do contexto, possibilitou que várias pessoas tivessem acesso à educação, que gerou uma espécie de “educação sem fronteiras”, bem como, contribuiu para a autonomia do estudante em relação a aquisição de língua estrangeira. Contudo, neste trabalho resolvemos relatar nossa experiência docente no programa Residência Pedagógica e nossas vivências nesse novo contexto digital de ensino, assim como as práticas realizadas no subprojeto: Read/Write it right - Teorias e práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa baseadas na pedagogia dos gêneros, desenvolvido no Instituto Federal Goiano - Câmpus Avançado Catalão e no Colégio Estadual João Netto de Campos. Destacamos que com o desenvolvimento do subprojeto, obtivemos resultados em duas perspectivas, sendo a primeira de viés interacional, em que conseguimos com a interação dos alunos no decorrer das aulas, perceber como ocorre a relação entre aluno e professor, bem como, participar da vida desses alunos, suas realidades sociais, quais assuntos podemos discutir durante as aulas além da aproximação que tivemos com eles. Já no segundo viés, de caráter formativo, podemos perceber as diferentes metodologias de ensino de língua estrangeira moderna, e, a partir desses métodos, elaborar novas técnicas de ensino, pensando no bem estar e na receptividade dos alunos. Contudo, essas experiências e resultados nos possibilitaram uma melhor compreensão do que realmente significa ser professor, e principalmente, nos capacitou a ministrar aulas tanto no método virtual quanto no ensino presencial, sendo de suma importância para nossa formação acadêmica.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

DIAS, LUIS PAULO DA SILVA; OLIVEIRA, joao wagner barroso de; ALMEIDA, Fabíola Ap. Sartin Dutra Parreira. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL EM UM CONTEXTO PANDÊMICO.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414429-RESIDENCIA-PEDAGOGICA--UMA-EXPERIENCIA-EDUCACIONAL-EM-UM-CONTEXTO-PANDEMICO. Acesso em: 15/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes