GERENCIANDO A ALOCAÇÃO DE PRODUTOS EM CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
GERENCIANDO A ALOCAÇÃO DE PRODUTOS EM CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
Autores
  • Gabriel Percival Stoppa
  • Thiago Alves de Queiroz
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Tecnológica - (PIBITI / voluntário)
Área temática
Engenharias
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414426-gerenciando-a-alocacao-de-produtos-em-centros-de-distribuicao
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Centros de Distribuição, Problema de Alocação de Produtos, Ferramenta de Apoio à Decisão.
Resumo
Com o crescimento das compras através do comércio eletrônico, centros de distribuição/grandes armazéns enfrentam o desafio de organizar muitos produtos em prateleiras de forma a facilitar a coleta durante a consolidação das mais variadas ordens de pedidos. Esse problema é conhecido como problema de alocação de produtos em centros de distribuição. O problema em estudo busca por uma alocação de produtos em células/prateleiras de forma que o custo para realizar as ordens de coleta (isto é, a distância percorrida pelos operadores para coletar os produtos de cada ordem) seja o mínimo possível. As restrições do problema são: cada produto deve ser alocado em exatamente uma célula; os produtos possuem quantidade ilimitada naquela célula; nem todas as células precisam ser ocupadas; não existem conflitos ou contaminação entre produtos, de forma que eles podem ser alocados em qualquer célula do armazém; cada ordem é coletada por um único operador; e cada operador só pode coletar os produtos de uma única ordem por vez. Desenvolve-se de uma ferramenta (software) que auxilie os tomadores de decisão na melhor forma de distribuir/alocar os produtos dentro do armazém. A ferramenta considera uma heurística baseada no recozimento simulado, para gerar a alocação dos produtos, e contém uma interface gráfica, que facilita o manuseio por parte dos tomadores de decisão. A heurística desenvolvida considera operadores de troca e inserção para a geração de novas soluções e resultados numéricos são obtidos com a ferramenta sobre instâncias da Internet. Nas instâncias, o leiaute do armazém contém 8 prateleiras e 1584 células para a alocação de 1560 produtos. Cada ordem de coleta contém uma lista com até 28 produtos. A ferramenta proposta neste trabalho ainda apresenta uma interface gráfica simples, mas que será ponto de melhora nos trabalhos futuros, com a possível inclusão do leiaute do armazém diretamente pelo tomador de decisão, bem como com a visualização de células, prateleiras e produtos.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

STOPPA, Gabriel Percival; QUEIROZ, Thiago Alves de. GERENCIANDO A ALOCAÇÃO DE PRODUTOS EM CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414426-GERENCIANDO-A-ALOCACAO-DE-PRODUTOS-EM-CENTROS-DE-DISTRIBUICAO. Acesso em: 20/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes