DIVERSIDADE DE NINFAS E ADULTOS DE LIBÉLULAS (ORDEM ODONATA) EM ÁREAS URBANAS DO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO)

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
DIVERSIDADE DE NINFAS E ADULTOS DE LIBÉLULAS (ORDEM ODONATA) EM ÁREAS URBANAS DO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO)
Autores
  • Maria Laura Zanatta Bighetti
  • Emerson Contreira Mossolin
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Científica (PIBIC / voluntário)
Área temática
Ciências Biológicas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414407-diversidade-de-ninfas-e-adultos-de-libelulas-(ordem-odonata)-em-areas-urbanas-do-municipio-de-catalao-(go)
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Levantamento, Identificação, Coleção.
Resumo
A ordem Odonata é dividida entre duas subordens: Anisoptera e Zygoptera e apresenta uma grande variedade de libélulas, sendo muitas delas encontradas no Brasil. Estes animais são predadores vorazes que se alimentam de outros invertebrados, sendo seus representantes muito importantes, principalmente em estudos de biomonitoramento de ambientes. Esse grupo é marcado por uma grande distinção entre suas fases de vida, tanto na morfologia, quanto ao hábito desses animais, sendo que as ninfas são aquáticas, enquanto que na fase adulta o comportamento é voador. Este estudo buscou analisar, identificar e organizar os exemplares depositados na coleção didática do Laboratório Integrado de Zoologia, Ecologia e Botânica (LIZEB), vinculado ao Curso de Ciências Biológicas da UFCAT, bem como cadastrar as informações em um Banco de Dados. Os indivíduos são oriundos da região do município de Catalão (GO), e foram identificados até o menor nível taxonômico possível, etiquetados, organizados em frascos com álcool 70% ou em caixa entomológica e tiveram todas as suas informações cadastradas. Foram identificados 66 exemplares, sendo 29 ninfas e 37 adultos, distribuídos em 7 famílias. As ninfas foram distribuídas em 3 famílias, sendo identificados 6 gêneros, com 2 indivíduos pertencentes a subordem Zygoptera, enquanto que o restante sendo da subordem Anisoptera. Entre os adultos, a maioria pertenceu a subordem Anisoptera, com grande parte dos representantes sendo da família Libellulidae, muito encontrada na região. Para a subordem Zygoptera, os adultos compreenderam representantes de quatro famílias distintas. A coleção se caracterizou por ser muito diversa e capaz de representar grande parte da diversidade do grupo na área. Além disso, a organização dos indivíduos contribuirá para a conservação da coleção, bem como material de consulta a futuros projetos. A confecção do banco de dados facilitará o acesso ao conhecimento gerado, contribuindo para ampliar o contato de alunos do Curso a este grupo de extrema importância ao meio ambiente.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BIGHETTI, Maria Laura Zanatta; MOSSOLIN, Emerson Contreira. DIVERSIDADE DE NINFAS E ADULTOS DE LIBÉLULAS (ORDEM ODONATA) EM ÁREAS URBANAS DO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO).. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414407-DIVERSIDADE-DE-NINFAS-E-ADULTOS-DE-LIBELULAS-(ORDEM-ODONATA)-EM-AREAS-URBANAS-DO-MUNICIPIO-DE-CATALAO-(GO). Acesso em: 23/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes