ATUAÇÃO DOS ALUNOS PROVEC/UFCAT NO PROJETO PARALÍMPICO CATALÃO: RESGATES DO PRIMEIRO ANO DE AÇÕES EXTENSIONISTAS

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
ATUAÇÃO DOS ALUNOS PROVEC/UFCAT NO PROJETO PARALÍMPICO CATALÃO: RESGATES DO PRIMEIRO ANO DE AÇÕES EXTENSIONISTAS
Autores
  • Ana Isabela Almeida Egidio
  • Thaynara Araújo de Assis
  • Rebeca Soares de Miranda
  • Felipe Kenned Oliveira Martins
  • Lana Ferreira de Lima
  • Leomar Cardoso Arruda
  • Neila Maria Mendes Borges
  • Heliany Pereira dos Santos
  • Jalusa Andréia Storch Díaz
Modalidade
2ª Mostra de Extensão da UFCAT
Área temática
Ciências da Saúde
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414390-atuacao-dos-alunos-provecufcat-no-projeto-paralimpico-catalao--resgates-do-primeiro-ano-de-acoes-extensionistas
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Discentes, Deficiência, Extensão.
Resumo
O Projeto Paralímpico Catalão (PPC) caracteriza-se por ações de esporte e promoção de saúde para pessoas com deficiência (PCD). Tem o caráter interprofissional e colaborativo, pois conta com a participação de discentes, docentes e profissionais de diferentes áreas da saúde da Universidade Federal de Catalão/UFCAT (Enfermagem, Educação Física, Medicina e Psicologia). Buscamos contemplar as atividades que valorizam o ensino-serviço-comunidade, levando atividades acadêmicas para auxiliar os serviços do município. Este trabalho tem o objetivo geral de relatar as ações desenvolvidas pelos alunos PROVECs do PPC durante o primeiro ano de ações. Utilizamos como metodologia o relato de experiência descritivo qualitativo, versando sobre as ações desenvolvidas no PPC durante agosto/2020 à agosto/2021. Para embasamento da escrita utilizamos as informações contidas no relatório final definido pela comissão de extensão da universidade (CEC/UFCAT). Esse trabalho foi desenvolvido por quatro estudantes PROVECs e cinco docentes participantes do Projeto. Para a análise de dados utilizou-se a técnica narrativa analítica. Os resultados demonstraram que o primeiro ano das ações do PPC foi marcado por reuniões da equipe executora, grupos de estudos, palestras com convidados e reuniões com instituições parceiras envolvendo a UFCAT, secretarias do município de Catalão (Saúde, Educação, Educação Especial) e entidades esportivas de Goiás. Aliado a isso, veiculou-se informações por meio de postagens em redes sociais (Instagram). Enquanto materiais informativos, o grupo iniciou a elaboração e escrita de uma cartilha sobre o esporte adaptado, esporte paralímpico e a promoção da saúde. Foram escritos e apresentados nove trabalhos acadêmicos em congressos científicos locais e nacionais. Ademais, promovemos a escrita do estatuto de uma Associação de Esporte Paralímpico na Universidade que está em fase de conclusão e que fará a articulação com ações desenvolvidas por diferentes secretarias do município de Catalão, visando a constituição futura de um Núcleo de Treinamento Paralímpico. Destacam-se as parcerias articuladas com o projeto de Extensão Basquete em Cadeira de Rodas, dentre elas, a ação de maior visibilidade caracterizou-se pelo “I Encontro Online de Atividade Física e Esporte Adaptado para Pessoas com Deficiência”, composto por seis lives que totalizaram 1273 views no YouTube. Em suma, o PPC proporcionou o desenvolvimento acadêmico dos participantes, com oportunidades de aprimoramento da escrita acadêmica, gestão de grupo, desenvolvimento de competências interprofissionais, aprendizagem sobre deficiências e esportes, além da organização de eventos. Ultrapassando o olhar acadêmico, o projeto dialoga com a comunidade visualizando novas perspectivas sobre as deficiências, práticas esportivas e promoção da saúde, estimulando as potencialidades das PCDs. Conclui-se que o primeiro ano do projeto foi marcado por encontros remotos devido à pandemia da COVID-19, porém foi uma etapa importante para a consolidação das ações. Nesse contexto, não foi possível oportunizar as práticas esportivas para PCDs, as quais estão sendo organizadas para o retorno presencial. Por outro lado, foi possível realizar capacitação e formação dos discentes, docentes e profissionais que participam do PPC, com vistas ao trabalho interprofissional junto de PCDs através de ações de ensino, pesquisa e extensão, fazendo com que a maioria dos objetivos iniciais do projeto fossem alcançados.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

EGIDIO, Ana Isabela Almeida et al.. ATUAÇÃO DOS ALUNOS PROVEC/UFCAT NO PROJETO PARALÍMPICO CATALÃO: RESGATES DO PRIMEIRO ANO DE AÇÕES EXTENSIONISTAS.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414390-ATUACAO-DOS-ALUNOS-PROVECUFCAT-NO-PROJETO-PARALIMPICO-CATALAO--RESGATES-DO-PRIMEIRO-ANO-DE-ACOES-EXTENSIONISTAS. Acesso em: 12/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes