ORGANIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DAS ARANHAS (ORDEM ARANEAE) DA COLEÇÃO DIDÁTICA DO LABORATÓRIO INTEGRADO DE ZOOLOGIA, ECOLOGIA E BOTÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
ORGANIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DAS ARANHAS (ORDEM ARANEAE) DA COLEÇÃO DIDÁTICA DO LABORATÓRIO INTEGRADO DE ZOOLOGIA, ECOLOGIA E BOTÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)
Autores
  • Henrique Geremias Silva
  • Emerson Contreira Mossolin
Modalidade
III Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação: Iniciação Científica (PIBIC / voluntário)
Área temática
Ciências Biológicas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414324-organizacao-e-identificacao-das-aranhas-(ordem-araneae)-da-colecao-didatica-do-laboratorio-integrado-de-zoologia
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Aracnídeos, Taxonomia, Curadoria.
Resumo
As aranhas representam a segunda ordem mais diversa entre os Arachnida no mundo, com 129 famílias descritas, sendo que no Brasil ocorrem 72 destas famílias, demonstrando grande diversidade do grupo em nosso país. Em alguns estados do Brasil, como São Paulo e Minas Gerais, a literatura sobre o grupo traz diversos trabalhos que descrevem essa diversidade, ao contrário do que acontece no estado de Goiás, onde existe uma grande carência de estudos sobre esses animais. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi identificar e organizar os exemplares presentes na coleção didática do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), além de elaborar um Banco de Dados com o cadastramento de todas as informações disponíveis. Foram estudados e identificados 147 indivíduos, distribuídos em 19 famílias, todos pertencentes ao clado Opisthothelae, grupo onde os segmentos abdominais 12-18 são suprimidos de forma que as fiandeiras parecem estar abaixo do ápice do abdômen. Utilizando uma divisão proposta para o grupo em 2016 na literatura, as aranhas da coleção foram distribuídas em diversos clados: Subordem Mygalomorphae (Superfamília Avicularioidea) (23 exemplares), que apresentam quelíceras paraxiais, ao contrário da Subordem Araneomorphae, onde seus representantes tem quelíceras diaxiais (124 exemplares); Synspermiata (Superfamília Scytodoidea e “Lost Tracheae Clade”) (2 exemplares), que possuem genitálias mais simples do que outras aranhas araneomorfas; Superfamília Araneoidea (23 exemplares), caracterizada por apresentar um trio de uma glândula flageliforme e duas pontas da glândula de porta agregadas nas fiandeiras laterais posteriores; Famílias “Marronoides” (3 exemplares), com seus representantes tendo genitália complexa e distinta com um RTA elaborado, além de vários escleritos bulbares; Clado “Calamistro oval” (55 exemplares), caracterizado pela presença de um calamistro com várias fileiras de cerdas, tipicamente formando uma mancha de forma oval; e Dionycha (29 exemplares), que reúne as aranhas de duas garras. Os espécimes foram colocados em recipientes contendo álcool 70% como líquido fixador, separados por família ou espécie e devidamente etiquetados, seguindo o modelo tradicional de organização de coleções zoológicas. Além disso, foi elaborado um Banco de Dados contendo estas informações sobre cada exemplar. Desta forma, espera-se que os resultados aqui obtidos com a identificação e a organização desses animais proporcione uma maior durabilidade da coleção, bem como colaborem para as aulas práticas do Curso, e também facilitem o desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa, ampliando o interesse dos alunos ao conhecer significativa parte da diversidade deste grupo.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Henrique Geremias; MOSSOLIN, Emerson Contreira. ORGANIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DAS ARANHAS (ORDEM ARANEAE) DA COLEÇÃO DIDÁTICA DO LABORATÓRIO INTEGRADO DE ZOOLOGIA, ECOLOGIA E BOTÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT).. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414324-ORGANIZACAO-E-IDENTIFICACAO-DAS-ARANHAS-(ORDEM-ARANEAE)-DA-COLECAO-DIDATICA-DO-LABORATORIO-INTEGRADO-DE-ZOOLOGIA. Acesso em: 12/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes