PERSPECTIVAS SOBRE O TRABALHO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID19

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
PERSPECTIVAS SOBRE O TRABALHO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID19
Autores
  • Bruna Cristina Ferreira Alves
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414289-perspectivas-sobre-o-trabalho--no-programa-de-residencia-pedagogica-em-geografia-durante-a-pandemia-da-covid19
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Ensino de Geografia, Aprendizagem significativa, Aula Virtual, Formação de Professores
Resumo
O presente trabalho refere-se ao relato de experiência sobre a participação no programa de Residência Pedagógica pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Catalão/IGEO-UFCAT no ano de 2021, a partir das vivências propomos percepções e reflexões sobre as condições da formação docente no cenário de Pandemia, a atuação no ensino remoto pelo olhar da residente e discussões sobre o contexto. A metodologia utilizada reuni as vivências práticas durante o ll modulo do programa, a formação teórica constituída no decorrer do curso e principalmente da formação curricular de estagio e do NRP-IGEO, a formação política para construção deste relato também é fundamental pois direciona o olhar a uma formação em Geografia mais critica e que se reorganiza diante do ensino remoto, sendo a Geografia uma disciplina de forte contato e estudos sobre a categoria do Espaço Geográfico o relato leva em consideração uma análise conjuntural qualitativa do período em que ocorreu a participação no programa, sendo este de Abril até setembro de 2021. Este relato é amparado também por intelectuais da área do ensino e didática em Geografia que produziram suas ideias anteriormente a esse momento do ensino remoto, mas também por intelectuais dessa área que vem nos apontando percepções e construções de saberes acerca do ensino na condição do ambiente virtual, das diversidades e desigualdades de acesso ao ensino público e de qualidade. Portanto o presente trabalho é parte da vivencia da formação docente em Geografia pela Universidade Federal de Catalão mediada pelo programa da CAPES o NRP-IGEO em conjunto com escolas da rede pública do município de Catalão/Goiás. O relato é constituído também pelos afetos da residente em relação aos trabalhos desenvolvidos, isto pois, compreende-se ser também fundamental no processo de ensino e aprendizagem os afetos, o vinculo entre a pessoa que media os conteúdos e estudantes para efetivação de uma aprendizagem significativa, portanto optou-se por manter um dialogo que expresse para além de conteúdos e dos métodos os sentimentos com relação a formação de professora a relação pedagógica construída ao longo da participação no programa.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ALVES, Bruna Cristina Ferreira. PERSPECTIVAS SOBRE O TRABALHO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID19.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414289-PERSPECTIVAS-SOBRE-O-TRABALHO--NO-PROGRAMA-DE-RESIDENCIA-PEDAGOGICA-EM-GEOGRAFIA-DURANTE-A-PANDEMIA-DA-COVID19. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes