LIBRAS E SUSTENTABILIDADE: ALUNOS SURDOS EM ATIVIDADE DE PLANTIO DE ÁRVORES E PRESERVAÇÃO DE NASCENTES

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
LIBRAS E SUSTENTABILIDADE: ALUNOS SURDOS EM ATIVIDADE DE PLANTIO DE ÁRVORES E PRESERVAÇÃO DE NASCENTES
Autores
  • adenilson borges batista júnior
  • Kassia Mariano De Souza
  • Rita Pedrosa
  • Melissa Ribeiro de Jesus Pereira
  • Bianca Rodrigues de Oliveira
  • Maisa Raquel Ferreira Damaso
  • Alice Fabiane de Almeida Araújo
  • mikaella panucce soares de almeida faria
Modalidade
2ª Mostra de Extensão da UFCAT
Área temática
Linguística, Letras e Artes
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414051-libras-e-sustentabilidade--alunos-surdos-em-atividade-de-plantio-de-arvores-e-preservacao-de-nascentes
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Libras, Sustentabilidade, Preservação de Nascente.
Resumo
A atividade Libras e sustentabilidade foi pensada e desenvolvida pela equipe do projeto de extensão “De mãos em mãos" da Universidade Federal de Catalão. Todas as ações vinculadas ao projeto buscam promover a difusão da Libras e a promoção da autonomia e empoderamento da pessoa com surdez frente às barreiras de comunicação ainda existentes na sociedade. Sabemos que o contexto de inclusão e acessibilidade linguística para as pessoas surdas ainda é marcado pela falta de conhecimento por parte da sociedade a respeito da língua de sinais. Diante disso, o projeto visa despertar a comunidade para a necessidade de implementação de políticas linguísticas acessíveis para as pessoas surdas, tendo em vista que estas, assim como as pessoas ouvintes, fazem-se presentes nos mais diversos espaços sociais, incluindo as instituições de ensino. A proposta da atividade “Libras e sustentabilidade: alunos surdos em atividade de plantio de árvores e preservação de nascentes” surgiu a partir da observação de uma das integrantes do projeto, que é intérprete de Libras na rede pública de ensino da cidade Campo Alegre de Goiás, a respeito da possibilidade de desenvolvimento de conteúdo interdisciplinar, coadunando a Língua de Sinais com outras áreas do conhecimento. Foi, portanto, observado a necessidade de manutenção e preservação da nascente do córrego Celeiro, situado no perímetro urbano da referida cidade, o que possibilitou a idealização da atividade Libras e sustentabilidade. O intuito da atividade é trabalhar com os alunos surdos e ouvintes do 7º e 8º ano, os sinais referentes aos termos específicos da área do meio ambiente, sustentabilidade e preservação ambiental com o objetivo de ampliar o vocabulário da criança surda, bem como agregar conhecimento a respeito do cuidado com a natureza. A parte prática da ação consiste no plantio de 530 mudas nativas de diferentes espécies para a preservação do perímetro da nascente do córrego Celeiro. A atividade conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade de Campo Alegre, que promoveu a preparação do solo e a empresa Serra do Facão que fez a doação de todas as mudas nativas que serão utilizadas no plantio. As espécies nativas que serão plantadas na área foram escolhidas de acordo com as espécies já existentes no local de modo a contribuir para a recuperação do ambiente, refletindo maior sucesso ao objetivo de conservação da nascente. A atividade conta com visitas, realização de atividades de conscientização ambiental e aulas de Libras para toda a comunidade escolar da unidade parceira em Campo Alegre de Goiás. Consideramos satisfatórios os resultados alcançados até o momento, tendo em vista a participação efetiva das crianças surdas e ouvintes na atividade e notório desenvolvimento linguístico a partir da mobilização escolar em prol da Língua Brasileira de Sinais.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

JÚNIOR, adenilson borges batista et al.. LIBRAS E SUSTENTABILIDADE: ALUNOS SURDOS EM ATIVIDADE DE PLANTIO DE ÁRVORES E PRESERVAÇÃO DE NASCENTES.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/414051-LIBRAS-E-SUSTENTABILIDADE--ALUNOS-SURDOS-EM-ATIVIDADE-DE-PLANTIO-DE-ARVORES-E-PRESERVACAO-DE-NASCENTES. Acesso em: 21/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes