O REGISTRO DOS ESTRANGEIRISMOS EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DE TIPO 3

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
O REGISTRO DOS ESTRANGEIRISMOS EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DE TIPO 3
Autores
  • Amanda Duarte Soares
  • Profª Dra. Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves
Modalidade
II Mostra do PROLICEN
Área temática
Linguística, Letras e Artes
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/412807-o-registro-dos-estrangeirismos-em-dicionarios-escolares-de-tipo-3
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Estrangeirismo; Lexicografia; Dicionário escolar.
Resumo
Através da globalização e da tecnologia cada vez mais avançada, percebemos inúmeras mudanças na sociedade em níveis econômicos, culturais e até mesmo linguísticos. A língua, enquanto código, está sempre sujeita a mudanças, sofrendo alterações para acompanhar as mudanças da sociedade e de seus falantes. O estrangeirismo é um fenômeno linguístico que passou a ser bastante disseminado no mundo globalizado, uma vez que o contato direto e frequente entre diferentes nações tornou comum o ato de uma língua pegar emprestado palavras oriundas de outra. No Brasil, esse empréstimo linguístico vem principalmente do inglês, mas também é possível observar estrangeirismos vindos de outras línguas, como do francês e do italiano. Entre as justificativas para o nosso trabalho, acreditamos que essa pesquisa é importante porque propõe discussões sobre o registro dos estrangeirismos em dicionários escolares, que são instrumentos didáticos importantes no contexto escolar, e também porque acreditamos que discussões dessa natureza, podem contribuir para a confecção de obras mais coerentes auxiliando o aluno/consulente a "desvendar" os diversos aspectos semânticos envolvidos no ensino e aprendizagem do léxico. Assim, temos por objetivo investigar como os estrangeirismos são registrados em dicionários de tipo 3 e quais os critérios utilizados para o registro desse fenômeno. Através de um levantamento de verbetes encontrados nos dicionários do corpus, vamos verificar como esses estrangeirismos foram registrados pelos autores das obras e analisar criticamente os dicionários escolares no que se refere ao tratamento dado ao registro dos estrangeirismos. Nossa pesquisa abordará estrangeirismos aportuguesados e não aportuguesados e, através dos dois tipos de estrangeirismos, vamos voltar nosso olhar para os registros nas obras, procurando entender se os autores fazem os registros dos dois tipos de estrangeirismos e se eles são tratados de maneira igual nos dicionários. Nosso aparato teórico está localizado nas áreas da Lexicologia e Lexicografia. Os nossos resultados apontam que os dicionários escolares registram o fenômeno estrangeirismo e que os critérios para esse registro variam de acordo com cada dicionário. O registro de estrangeirismos aportuguesados e não aportuguesados varia de acordo com cada obra analisada, sendo que algumas fazem o registro de ambos e outras não o fazem. Além disso, algumas obras também informam em suas propostas lexicográficas o que foi priorizado ou não na hora de registrar os estrangeirismos, e há aquelas que não fazem essa menção.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Amanda Duarte; GONÇALVES, Profª Dra. Sheila de Carvalho Pereira. O REGISTRO DOS ESTRANGEIRISMOS EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DE TIPO 3.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/412807-O-REGISTRO-DOS-ESTRANGEIRISMOS-EM-DICIONARIOS-ESCOLARES-DE-TIPO-3. Acesso em: 11/10/2024

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