"O BRASIL QUE VAI DECIDIR A ELEIÇÃO": ANÁLISE DA INFLUÊNCIA EXERCIDA PELA REVISTA VEJA NA CAMPANHA ELEITORAL DE 1989

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
"O BRASIL QUE VAI DECIDIR A ELEIÇÃO": ANÁLISE DA INFLUÊNCIA EXERCIDA PELA REVISTA VEJA NA CAMPANHA ELEITORAL DE 1989
Autores
  • michele kerolem de aleluia batista
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/411739-o-brasil-que-vai-decidir-a-eleicao--analise-da-influencia-exercida-pela-revista-veja-na-campanha-eleitoral-de-1
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Mídia, Política, Campos de Poder.
Resumo
Esse resumo é parte do meu trabalho de conclusão de curso, nessa pesquisa foi proposto analisar a cobertura eleitoral realizada pela revista VEJA na eleição presidencial de 1989. O interesse por essa problemática surgiu a partir da crescente discussão no Brasil sobre relação entre o campo político e o campo midiático. O que recentemente tornou-se mais notável após impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016. E da ascensão da direita, com a vitória de Jair Bolsonaro (PSL), em 2018. A eleição de 1989 foi a delimitação temporal da pesquisa, o que é justificado pela sua importância na história política brasileira, pois foi a primeira eleição presidencial direta desde o golpe civil-militar de 1964. Desse modo, por ter sido um fato inédito para a maioria dos profissionais da mídia, houve uma ampla cobertura nos meios de comunicações de massa, acontecendo uma intensa produção de discurso político. A escolha pela revista VEJA como fonte de análise é em razão da sua expressão no mercado de revistas jornalísticas no Brasil. O uso da imprensa como documento histórico é um tanto recente, mas já é considerado como uma importante ferramenta, pois possibilita novas interpretações para o conhecimento histórico. Assim, alicerçado nos conceitos de ideologia e de campos de força, especialmente, de campo político e campo midiático buscou-se investigar se a revista VEJA tencionou influenciar na escolha do voto de seus leitores/eleitores na disputa eleitoral de 1989. Com esse intuito foi analisado 15 edições do periódico lançadas no período de campanha eleitoral que ocorreu entre agosto e dezembro de 1989. O objeto de análise foram as capas e matérias de capa com temas relevantes para a problemática desse estudo. Após a realização do levantamento e análise das fontes e de revisão da literatura, verificou-se que a revista VEJA fez uso de diversos mecanismos como capas bem engendradas; com caricaturas, desenhos, fotografias, cores, legendas e chamadas repletas de significados, implícitos ou não. Tal como nos textos das reportagens analisadas, ricos em adjetivos favoráveis a Collor de Mello e negativos aos outros candidatos, principalmente aos candidatos esquerdistas. Constatou-se que o periódico se posicionou favoravelmente ao candidato Collor de Mello. Por meio de propaganda e sondagens políticas houve na cobertura eleitoral da revista VEJA uma espetacularização da eleição de 1989, com a tentativa de criar no imaginário de seus leitores, a partir do terror ao comunismo, uma disputa entre um “mocinho” e um “vilão” representados por Collor e Lula, respectivamente. Dessa forma, foi possível observar as relações de forças entre o campo midiático e o campo político a partir da diligência da revista VEJA em tentar interferir na escolha do voto de seus leitores através do uso de mecanismos textuais e de diagramação. Espera-se com esta pesquisa contribuir com uma dada leitura sobre a complexa relação entre mídia, política e história, e efetivamente auxiliar o entendimento dessas questões à luz do presente.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BATISTA, michele kerolem de aleluia. "O BRASIL QUE VAI DECIDIR A ELEIÇÃO": ANÁLISE DA INFLUÊNCIA EXERCIDA PELA REVISTA VEJA NA CAMPANHA ELEITORAL DE 1989.. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/411739-O-BRASIL-QUE-VAI-DECIDIR-A-ELEICAO--ANALISE-DA-INFLUENCIA-EXERCIDA-PELA-REVISTA-VEJA-NA-CAMPANHA-ELEITORAL-DE-1. Acesso em: 17/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes