GOLPE DE 64, TERRA E CAMPONESES NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA COM O FILME “CABRA MARCADO PARA MORRER” (1984)

Publicado em 18/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-529-8

Título do Trabalho
GOLPE DE 64, TERRA E CAMPONESES NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA COM O FILME “CABRA MARCADO PARA MORRER” (1984)
Autores
  • Frederico Costa Alves
  • Lilian Marta Grisolio
Modalidade
II Mostra de Residência Pedagógica
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
18/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/2cepexufcat/410645-GOLPE-DE-64-TERRA-E-CAMPONESES-NO-BRASIL----UMA-PROPOSTA-DE-ATIVIDADE-PEDAGOGICA-COM-O-FILME-CABRA-MARCADO-PARA
ISBN
978-65-5941-529-8
Palavras-Chave
Ensino; História; Ditadura; Camponeses; Terra; Educação histórica.
Resumo
Este estudo apresenta uma proposta de atividade pedagógica ao ensino de História, utilizando o documentário “Cabra marcado para morrer” (1984) de Eduardo Coutinho para analisar e debater questões relativas ao período da Ditadura Militar. O objetivo é analisar a obra através de conceitos previamente retirados do material, possibilitando seu uso em sala de aula, discutindo questões e conteúdos os quais, normalmente, não são contemplados nos livros didáticos tradicionais. Um dos elementos centrais da atividade sugerida é compreender a importância da trajetória das lutas camponesas na construção da história do Brasil, e como ainda é uma questão central no atual contexto político. A proposta da atividade prática é auxiliar os/as professores/as a trabalharem com tema da ditadura militar em sala de aula com o intuito de que os/as alunos/as construam o conhecimento crítico. O ensino remoto trouxe ainda mais dificuldade aos professores de história, criando uma maior carência de materiais de apoio que auxilie a desenvolver novas metodologias e práticas para um ensino de história de qualidade. Com as discussões do projeto Residência pedagógica e o desenvolvimento de novas discussões sobre o cotidiano dos professores nas aulas remotas durante a pandemia do COVID-19, possibilitou um aprofundamento sobre estas questões. O artigo produzido tem como proposta principal, apresentar uma proposta de atividade pedagógica, onde o professor/a concilia uma aula expositiva e uma construção de material didático por parte dos alunos, que aplicam o conhecimento adquirido em um produto final, que servirá de material auxiliar para outras turmas. A necessidade de se adequar ao ambiente e cotidiano das diferentes realidades existentes no Brasil, faz com que a proposta seja o mais aberta possível, dando inúmeras ferramentas para que o professor/a à utilize em sua realidade, e a modifique da forma com que se aproxime mais com a realidade dos alunos/as, tendo como a proposta fundamental, auxiliar o professor no ensino de história da Ditadura Militar através de um documentário.
Título do Evento
2º CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ALVES, Frederico Costa; GRISOLIO, Lilian Marta. GOLPE DE 64, TERRA E CAMPONESES NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA COM O FILME “CABRA MARCADO PARA MORRER” (1984).. In: Anais do CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2cepexufcat/410645-GOLPE-DE-64-TERRA-E-CAMPONESES-NO-BRASIL----UMA-PROPOSTA-DE-ATIVIDADE-PEDAGOGICA-COM-O-FILME-CABRA-MARCADO-PARA. Acesso em: 12/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes