{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








Aguardando geração dos anais

- Nenhum trabalho disponível -
{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O CAB, Congresso Aeroespacial Brasileiro, é um evento que visa a sinergia das instituições ligadas ao setor aeronáutico e astronáutico brasileiro. A segunda edição do evento ocorreu entre os dias 16 e 19 de setembro de 2019, na Cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, com o tema: “Debates e Diálogo entre os Atores do Setor Aeroespacial Brasileiro”.

O segundo congresso aeroespacial brasileiro (II CAB) foi hospedado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a organização das seguintes entidades: UFSM, Associação Aeroespacial de Santa Maria (AASM), Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), Universidade Positivo (UP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O II CAB visa promover o diálogo entre universidades, institutos de pesquisa, empresas, governo, forças armadas e de segurança, órgãos públicos e investidores, trazendo o debate da transferência de conhecimento da universidade para os setores produtivos.

Almeja-se estabelecer um ambiente para discussão de parcerias, projetos e colaboração entre as instituições, propiciando interação entre as áreas de aeronáutica e astronáutica, bem como a sinergia dos participantes com o Programa Espacial Brasileiro (PEB).

De modo a ampliar o ponto de vista do setor, foi promovida a integração com estudos estratégicos, contexto estratégico, tecnológico e produtivo, com uso das tecnologias na defesa e segurança, modelos de produção e inovação, criando um escopo além do acadêmico e de pesquisa.

O evento também visa fomentar a cultura de trabalhar com engenharia aeroespacial nas instituições. A natureza interdisciplinar da área propicia que trabalhos de diversos setores possam ser aproveitados em oportunidades do setor aeroespacial.

Para cumprir o que se propõe, o evento foi dividido em espaços voltados a abordar a temática em diferentes perspectivas. Sendo assim, o evento contou com sessões técnicas, palestras, mesas-redondas, minicursos, mostra tecnológica e visitas técnicas.







COPYRIGHT: Os direitos autorais dos trabalhos apresentados serão cedidos aos autores que poderão submeter a publicação em periódicos, sendo a JATM nossa parceira mas não se restringindo à mesma. No caso de publicação em periódico, a comissão organizadora do II CAB deve ser citada na seção “Agradecimentos”.

Todos os trabalhos completos aceitos serão publicados em livro de anais digital com ISBN. Cada trabalho receberá um DOI específico. A plataforma de submissão, julgamento e publicação de trabalhos será a easychair.

Os melhores trabalhos serão convidados a apresentar uma versão modificada para uma edição especial do periódico Journal of Aerospace Technology and Management (JATM) com Qualis em Engenharias III, IV e Interdisciplinar.





Periodicidade da publicação
{{viewModel.periodicidade.valor}} Anual
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - Rua Elisa Dias Ferreira, 293, Imbiribeira, Recife, Pernambuco




Periodicidade da publicação
{{viewModel.periodicidade.valor}} Anual
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - Rua Elisa Dias Ferreira, 293, Imbiribeira, Recife, Pernambuco
{{item.denominacao}}

Responsável


Não existe edições anteriores