Este seminário tem como principal objetivo reunir anualmente os pesquisadores ligados ao Programa Linsiano de Investigação em Educação Matemática - um programa de investigação, desenvolvimento e extensão universitária - que reúne pesquisadores portugueses, brasileiros e estadunidenses para repensar a educação matemática de estudantes da educação básica, bem como a formação de professores que ensinam matemática. Como objetivos específicos o seminário pretende: (a) agregar novos pesquisadores com interesse na proposta; (b) reunir professores de matemática e estudantes de Licenciaturas em Matemática e Pedagogia e Mestrados em Ensino da Matemática, em torno da discussão sobre a formação de alunos e professores no século XXI; e (c) divulgar os resultados de pesquisa, os produtos educacionais produzidos e os resultados e impactos das atividades de extensão com a comunidade.
A procura que gerou a proposta do programa foi um histórico fracasso escolar de estudantes em matemática a nível internacional em vários países o que levou os investigadores a procurarem a escola para entender suas necessidades reais no que concerne à educação matemática dos estudantes da educação básica e à Academia, para repensar a tradicional formação inicial de professores que ensinam matemática. O objetivo principal é conectar essas duas formações a partir da sua interdependência, investigando os caminhos da formação de discentes e docentes na e para a educação matemática escolar nas instituições públicas de ensino.
O programa de investigação orienta-se, portanto, por duas perguntas diretrizes: (i) como formar um estudante educado matematicamente no século XXI? (ii) Qual deve ser a formação inicial dos professores que irão educar matematicamente estes estudantes? As pesquisas geradas por este programa de investigação caracterizam-se como sendo de cunho quantitativo, qualitativo e misto, envolvendo, quanto à sua natureza, pesquisa básica, aplicada e translacional na procura por soluções para os problemas crônicos relativos aos processos de ensino e aprendizagem da matemática e à formação inicial de professores que ensinam matemática. A base teórica que orienta os estudos e ações do grupo é a Teoria Histórico Cultural e o Modelo Teórico dos Campos Semânticos, além de todos os referenciais teóricos compatíveis com essas perspectivas.
Enquanto projeto de desenvolvimento, o objetivo será produzir material didático para uso em salas de aulas de matemática visando a formação discente e desenvolver literatura em Educação Matemática para a formação inicial de professores, capacitando-os para a prática letiva no século XXI.
A parte do projeto relacionada a extensão universitária no Brasil inicia sua atuação com uma proposta de atender estudantes de altas habilidades matemáticas de escolas públicas e particulares na cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, atendendo à procura criada pelos pais e pelas escolas onde esses alunos estudam.
As temáticas deste seminário são:
Ensino e aprendizagem da matemática escolar;
A formação de professores que ensinam matemática.
Histórico e previsão das edições dos Eventos:
- Primeira Edição: 2023 – Universidade Federal de Juiz de Fora/ Brasil
- Segunda Edição: 2024 – Universidade Nova de Lisboa/ Portugal
- Terceira Edição: 2025 – Instituto Federal do Espírito Santo/ Brasil
- Quarta Edição: 2026 – Rutgers University/USA
6º Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática
O Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática tem como objetivo reunir pesquisadores envolvidos em estudos sobre Educação Financeira escolar e Educação Matemática, em suas múltiplas dimensões, nos diferentes países.
A proposta do evento foi ser um meio de divulgação internacional dos estudos sobre o tema, em particular, em Portugal, no Brasil e nos Estados Unidos, para pesquisadores, professores em exercício e estudantes de graduação nas áreas de Ensino.
As temáticas deste seminário são:
Os processos de ensino e aprendizagem de Educação Financeira no ambiente escolar;
A formação de professores em Educação Financeira para lecionar em escolas e outros espaços de ensino;
O currículo de Educação Financeira para a Educação Básica;
As propostas de inserção da Educação Financeira no ambiente escolar;
Estudos sobre iniciativas de implementação da Educação Financeira nas escolas.
O uso de tecnologias digitais para o ensino de Educação Financeira.
Histórico das edições dos Eventos (*)
- Primeira Edição: 2014 – Universidade Federal de Juiz de Fora/ Brasil
- Segunda Edição: 2015 – Universidade Nova de Lisboa/ Portugal
- Terceira Edição: 2016 – Universidade Federal de Juiz de Fora/ Brasil
- Quarta Edição: 2017 – Universidade Nova de Lisboa/ Portugal
- Quinta Edição: 2019 – Universidade Federal de Juiz de Fora/ Brasil
- Sexta Edição: 2024 – Universidade Nova de Lisboa/ Portugal
Apesar da Rutgers University/USA estar no circuito do evento, por questões relacionadas ao projeto de pesquisa o evento ficou no eixo Brasil-Portugal. Em breve uma edição acontecerá nesta instituição.