ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO DENTISTA NO ATENDIMENTO AO PACIENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Publicado em 19/03/2026 - ISBN: 978-65-272-2279-8

Título do Trabalho
ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO DENTISTA NO ATENDIMENTO AO PACIENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Autores
  • Raphaela Carvalho De Freitas
  • Gabriela Morais Gouveia Lima
Modalidade
ACADÊMICO - Revisão de Literatura
Área temática
Pacientes com Necessidades Especiais
Data de Publicação
19/03/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/23-congresso-odontologia-universidade-mogi-das-cruzes/1187664-atuacao-do-cirurgiao-dentista-no-atendimento-ao-paciente-com-transtorno-do-espectro-autista-(tea)
ISBN
978-65-272-2279-8
Palavras-Chave
Transtorno do Espectro Autista; Odontologia; Atendimento odontológico; Necessidades especiais; Inclusão
Resumo
INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação social e comportamentos repetitivos e restritos, exigindo cuidados específicos em diferentes contextos de saúde, inclusive na Odontologia. As particularidades sensoriais, cognitivas e comportamentais de indivíduos com TEA podem dificultar o atendimento odontológico, tornando essencial a adoção de estratégias adaptadas e o preparo adequado dos profissionais. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi analisar, por meio de uma revisão de literatura, a atuação do cirurgião-dentista no atendimento a pacientes com TEA, destacando os principais desafios clínicos, estratégias de manejo e a importância da capacitação profissional. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de uma revisão da literatura com abordagem qualitativa e caráter exploratório, realizada a partir de artigos publicados entre 2020 e 2025 nas bases SciELO, PubMed, LILACS e BVS. Foram utilizados os descritores: “Transtorno do Espectro Autista”, “TEA”, “Odontologia”, “Atendimento odontológico”, “Pacientes com necessidades especiais”, “Manejo clínico” e “Capacitação profissional”. Foram incluídos estudos que abordassem diretamente a prática odontológica com pacientes com TEA e excluídos artigos duplicados, de opinião ou sem fundamentação metodológica. RESULTADOS: Os resultados revelaram que o atendimento odontológico a essa população demanda planejamento individualizado, técnicas de dessensibilização, ambientação prévia e, muitas vezes, o uso de comunicação alternativa. A atuação interdisciplinar com cuidadores e outros profissionais da saúde também se mostrou relevante. Observou-se que muitos dentistas ainda apresentam insegurança no atendimento, principalmente por falta de preparo durante a formação acadêmica. CONCLUSÃO: Conclui-se que a capacitação contínua do cirurgião-dentista e a adoção de estratégias específicas são fundamentais para garantir um atendimento humanizado, eficiente e acessível às pessoas com TEA, promovendo inclusão e qualidade de vida.
Título do Evento
23º CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
Cidade do Evento
Mogi das Cruzes
Título dos Anais do Evento
Anais do 23° Congresso Odontológico da Universidade de Mogi das Cruzes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FREITAS, Raphaela Carvalho De; LIMA, Gabriela Morais Gouveia. ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO DENTISTA NO ATENDIMENTO AO PACIENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).. In: Anais do 23° Congresso Odontológico da Universidade de Mogi das Cruzes. Anais...Mogi das Cruzes(SP) UMC, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/23-congresso-odontologia-universidade-mogi-das-cruzes/1187664-ATUACAO-DO-CIRURGIAO-DENTISTA-NO-ATENDIMENTO-AO-PACIENTE-COM-TRANSTORNO-DO-ESPECTRO-AUTISTA-(TEA). Acesso em: 29/05/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes