USO DE IMPRESSÃO 3D NA REPRESENTAÇÃO DE ESTRUTURAS PARASITÁRIAS DE BIOMODELOS LABORATORIAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA

Publicado em 24/09/2026 - ISBN: 978-65-272-2733-5

Título do Trabalho
USO DE IMPRESSÃO 3D NA REPRESENTAÇÃO DE ESTRUTURAS PARASITÁRIAS DE BIOMODELOS LABORATORIAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
Autores
  • Incerlande Soares dos Santos
  • Carla SIlva de Santana
  • Simone Ramos
  • Leila Costa Duarte Longa
  • André Secundino Abbagliato
  • Lilian Gonçalves de Carvalho
  • Marcia Soaraya Carreteiro de Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino
Data de Publicação
24/09/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/23-congresso-brasileiro-de-parasitologia-veterinaria-673729/1565396-uso-de-impressao-3d-na-representacao-de-estruturas-parasitarias-de-biomodelos-laboratoriais-como-ferramenta-dida
ISBN
978-65-272-2733-5
Palavras-Chave
modelo tridimensional, morfologia parasitária, popularização da ciência, divulgação científica, Ciência em Animais de Laboratório.
Resumo
A compreensão da morfologia de estruturas parasitárias é um dos componentes essenciais no ensino de Parasitologia, especialmente em atividades voltadas à identificação de agentes que acometem biomodelos laboratoriais. Entretanto, a observação microscópica de ovos, oocistos e outras estruturas pode representar um desafio para estudantes e profissionais em formação, devido ao tamanho reduzido, à bidimensionalidade das imagens e à dificuldade de transpor a visualização microscópica para a compreensão espacial. Nesse contexto, a impressão 3D surge como uma estratégia didática inovadora, capaz de ampliar a percepção morfológica e favorecer abordagens interativas em ensino e divulgação científica. Este trabalho teve como objetivo desenvolver modelos tridimensionais de estruturas parasitárias de interesse para a Ciência em Animais de Laboratório e relatar sua aplicação como recurso didático em atividades educativas. Foram obtidas fotomicrografias de lâminas provenientes da rotina laboratorial, utilizando câmera digital AxioCam ERC 5s® acoplada a microscópio óptico. As imagens foram analisadas no software AxioVision Release®, versão 4.8.2, e utilizadas como referência para a modelagem tridimensional no software Blender®. Foram selecionadas três estruturas de interesse em parasitologia: oocistos de Eimeria spp., ovos de Trichuris trichiura e ovos de Syphacia obvelata. Os modelos foram desenvolvidos a partir das imagens bidimensionais, com ajustes para representar, em escala ampliada, as principais características morfológicas de cada estrutura parasitária. Após a modelagem, os arquivos tridimensionais foram preparados em software de fatiamento para definição dos parâmetros de impressão e posterior prototipagem na Plataforma Tecnológica da Fiocruz, com tempo médio de impressão de quatro horas por modelo. Os protótipos obtidos foram coloridos, ampliados, manipuláveis e utilizados em aulas práticas, visitas guiadas ao laboratório e treinamentos de estudantes, estagiários e profissionais, associados à apresentação de imagens microscópicas reais. Essa estratégia permitiu ao público observar, manipular e comparar as estruturas representadas, favorecendo maior interação com o conteúdo e estimulando a aprendizagem ativa. Embora a produção dos modelos envolva etapas técnicas de modelagem, fatiamento e impressão, os protótipos obtidos constituem recurso didático manipulável, reutilizável e inovador, com potencial para fortalecer o ensino de Parasitologia, a divulgação científica e ações alinhadas aos princípios dos 3Rs, ao reduzir a dependência de materiais biológicos em atividades educativas.
Título do Evento
23º Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Incerlande Soares dos et al.. USO DE IMPRESSÃO 3D NA REPRESENTAÇÃO DE ESTRUTURAS PARASITÁRIAS DE BIOMODELOS LABORATORIAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA.. In: Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas I (CAD 1) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/23-congresso-brasileiro-de-parasitologia-veterinaria-673729/1565396-USO-DE-IMPRESSAO-3D-NA-REPRESENTACAO-DE-ESTRUTURAS-PARASITARIAS-DE-BIOMODELOS-LABORATORIAIS-COMO-FERRAMENTA-DIDA. Acesso em: 01/11/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes