AVALIAÇÃO DE MODELOS MURINOS PARA OBTENÇÃO DE ANTÍGENOS DE TRYPANOSOMA VIVAX DESTINADOS À REAÇÃO DE IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA.

Publicado em 24/09/2026 - ISBN: 978-65-272-2733-5

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DE MODELOS MURINOS PARA OBTENÇÃO DE ANTÍGENOS DE TRYPANOSOMA VIVAX DESTINADOS À REAÇÃO DE IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA.
Autores
  • Pablo Gabriel Oliveira Fernadez
  • Rogério Fernando de Jesus
  • Waléria Borges da Silva
  • Maria Beatriz Silva Borges
  • Nana Tazawa
  • Bianca Nunes de Souza
  • Keterle Fiuza
  • Luís Fernando Pita Gondim
  • Rosângela Soares Uzêda
Modalidade
Resumo
Área temática
Protozoologia e patógenos transmitidos por vetores
Data de Publicação
24/09/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/23-congresso-brasileiro-de-parasitologia-veterinaria-673729/1564203-avaliacao-de-modelos-murinos-para-obtencao-de-antigenos-de-trypanosoma-vivax-destinados-a-reacao-de-imunofluores
ISBN
978-65-272-2733-5
Palavras-Chave
Diagnóstico sorológico; Inoculação em roedores; Imunossupressão.
Resumo
A tripanossomíase bovina causada por Trypanosoma vivax constitui uma enfermidade de relevância econômica em rebanhos do continente africano e da América Latina, incluindo o Brasil. O diagnóstico sorológico é dificultado pela ausência de cultivo in vitro de T. vivax e, como consequência, pela baixa disponibilidade de antígeno. Diante disso, este estudo teve como objetivo avaliar a viabilidade da infecção experimental de ratos e camundongos para a propagação de antígenos de T. vivax, visando a sua utilização na Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI). Foram utilizados 12 ratos Wistar, dos quais 11 foram imunossuprimidos com ciclofosfamida ou ciclosporina, seguindo protocolos com diferentes períodos de imunossupressão. Após o tratamento, os animais foram inoculados por via intraperitoneal com formas tripomastigotas de T. vivax da cepa Ipameri – GO. A parasitemia foi monitorada diariamente por meio das técnicas de Woo, para detecção qualitativa, e de Brener, para quantificação das formas tripomastigotas no sangue. Além disso, foram utilizados 10 camundongos Balb/c, sendo seis imunossuprimidos com ciclosporina a cada 24 horas, durante sete dias, e cinco com ciclofosfamida administrada 24 horas antes da inoculação. Os ratos e camundongos receberam diferentes concentrações de inóculos, variando de 2x105 a 2x106 tripomastigotas. Durante o experimento com ratos, nenhum dos animais apresentou parasitemia detectável, independentemente do imunossupressor ou da carga parasitária utilizada, e as análises histopatológicas de fígado e baço não evidenciaram alterações morfológicas significativas. Em camundongos, até o momento da elaboração deste resumo, dois animais apresentaram parasitemia detectável: um camundongo imunossuprimido com ciclofosfamida e inoculado com 1x106 tripomastigotas apresentou parasitemia no quinto dia pós-infecção, enquanto o outro animal imunossuprimido com ciclosporina e inoculado com 5x105 tripomastigotas apresentou parasitemia após o sétimo dia pós-infecção. A literatura indica que cepas adaptadas a modelos murinos, como a Y486, conseguem estabelecer uma infecção estável. A baixa infectividade da cepa Ipameri – GO em ratos ressalta as limitações de isolados não adaptados a esse modelo, enquanto os resultados preliminares em camundongos sugerem maior suscetibilidade da linhagem Balb/c. Esses achados reforçam a importância da adaptação prévia de cepas a modelos murinos para obtenção de antígenos destinados à RIFI.
Título do Evento
23º Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNADEZ, Pablo Gabriel Oliveira et al.. AVALIAÇÃO DE MODELOS MURINOS PARA OBTENÇÃO DE ANTÍGENOS DE TRYPANOSOMA VIVAX DESTINADOS À REAÇÃO DE IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA... In: Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas I (CAD 1) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/23-congresso-brasileiro-de-parasitologia-veterinaria-673729/1564203-AVALIACAO-DE-MODELOS-MURINOS-PARA-OBTENCAO-DE-ANTIGENOS-DE-TRYPANOSOMA-VIVAX-DESTINADOS-A-REACAO-DE-IMUNOFLUORES. Acesso em: 01/11/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes