PRIMEIRO REGISTRO DE ATHESMIA FOXI (DIGENEA, DICROCOELIIDAE) EM CANIS LUPUS FAMILIARIS (CARNIVORA, CANIDAE)

Publicado em 24/09/2026 - ISBN: 978-65-272-2733-5

Título do Trabalho
PRIMEIRO REGISTRO DE ATHESMIA FOXI (DIGENEA, DICROCOELIIDAE) EM CANIS LUPUS FAMILIARIS (CARNIVORA, CANIDAE)
Autores
  • Thatielly Morgana Rosa De Jesus Ferreira
  • Vítor Hugo da Silva Parreira
  • Glabrielli Viana Mota
  • Lizandra Fernandes da Silva
  • João Victor de Oliveira Araújo Alves
  • Ísis Assis Braga
  • Klaus Casaro Saturnino
  • Dirceu Guilherme de Souza Ramos
Modalidade
Resumo
Área temática
Helmintologia
Data de Publicação
24/09/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/23-congresso-brasileiro-de-parasitologia-veterinaria-673729/1537346-primeiro-registro-de-athesmia-foxi-(digenea-dicrocoeliidae)--em-canis-lupus-familiaris-(carnivora-canidae)
ISBN
978-65-272-2733-5
Palavras-Chave
Trematódeo hepático, ductos biliares, necrópsia, hospedeiro doméstico
Resumo
O trematódeo Athesmia foxi é uma espécie parasita pertencente à família Dicrocoeliidae (Digenea), predominantemente encontrado no fígado, com predileção pelos ductos biliares dos hospedeiros, ocasionando obstrução e lesões hepáticas. O gênero Athesmia é notável principalmente pela sua versatilidade em sobreviver em diferentes hospedeiros e ambientes, sendo relatado em espécies de mamíferos, Cebus capucinus, Cebus apella, Saimiri sciurea; carnívoros Chrysocyon brachyurus; roedores e procionídeos Procyon cancrivorus. O espécime já foi reportado em outras espécies da família Canidae, exceto os cães domésticos, sendo o objetivo deste trabalho fazer este relato. Uma cadela SRD, com 8 anos de idade, foi encaminhada para necrópsia, onde se constatou a presença do parasita na vesícula biliar. O parasito foi classificado de acordo com a chave taxonômica para trematódeos, identificado como A. foxi, evidenciando, em análise microscópica, corpo grande, delgado e alongado, sem espinhos. Extremidade anterior arredondada, com ventosa oral, enquanto a posterior é afilada, apresentando estreitamento anterior ao poro genital, sendo essa região ligeiramente mais larga que a ventosa oral. Este relato demonstra como parasitas podem se adaptar a outros hospedeiros. Fatores como a antropização e o compartilhamento de habitats podem estar associados à migração parasitária observada no presente relato. Atrelados a isso estão os hábitos alimentares variados de populações de cães errantes, que consomem restos alimentares e de outros animais. A contaminação pela ingestão de um hospedeiro infectado ou restos alimentares contaminados pode ser uma das vias de transmissão dessa parasitose. Desse modo, a vigilância epidemiológica e monitoramento dos parasitas que acometem canídeos domésticos são de suma importância para avaliar a presença de novos hospedeiros. Além disso, a ocorrência de um parasita típico de animais silvestres em um animal doméstico evidencia a proximidade das relações ecológicas, permitindo que haja mudança de hospedeiros.
Título do Evento
23º Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Thatielly Morgana Rosa De Jesus et al.. PRIMEIRO REGISTRO DE ATHESMIA FOXI (DIGENEA, DICROCOELIIDAE) EM CANIS LUPUS FAMILIARIS (CARNIVORA, CANIDAE).. In: Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas I (CAD 1) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/23-congresso-brasileiro-de-parasitologia-veterinaria-673729/1537346-PRIMEIRO-REGISTRO-DE-ATHESMIA-FOXI-(DIGENEA-DICROCOELIIDAE)--EM-CANIS-LUPUS-FAMILIARIS-(CARNIVORA-CANIDAE). Acesso em: 13/10/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes