A INTERPROFISSIONALIDADE CARDIOVASCULAR POR TELESSAÚDE: INOVANDO A ASSISTÊNCIA E O ENSINO

Publicado em 23/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-492-5

Título do Trabalho
A INTERPROFISSIONALIDADE CARDIOVASCULAR POR TELESSAÚDE: INOVANDO A ASSISTÊNCIA E O ENSINO
Autores
  • Antonio Rêgo da Silva Júnior
  • JOAO VITOR ALBUQUERQUE LOIOLA
  • Fernanda da Rosa
  • Ana Clara Gava Martins
  • Caroline Matos Ribeiro
  • Diana Moura Pinho
  • Ieda Monalisa da Silva Rios
  • Rodrigo Espíndola Sousa
  • Flavia Calmon
  • Túlio da Silva Medina
  • Sandra Regina Petriz De Assis
  • Nilce Santos De Melo
  • Camila Franzon Chini
  • Gabriel Barbosa Santos
  • Karolina Oliveira Gomes
  • Renê Barrozo da Costa
  • Débora leite
  • Lidiane Kaizer de Tolêdo
  • Nayara Rodrigues Pires
  • Suely Sales Guimaraes
  • Desconhecido3225
Modalidade
Resumo
Área temática
Saúde e bem-estar
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/20jornadacientificadohub/427863-a-interprofissionalidade-cardiovascular-por-telessaude--inovando-a-assistencia-e-o-ensino
ISBN
978-65-5941-492-5
Palavras-Chave
Telecardiologia; Equipe de Assistência ao paciente; Tecnologia em saúde
Resumo
INTRODUÇÃO A pandemia da COVID-19 tornou necessária a reorganização global dos serviços e ações em saúde. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) recriou e adaptou os serviços até então prestados e adotou a telessaúde, aprovada no país em março de 2020. Nesse contexto, a assistência médica oferecida por equipes interprofissionais, conforme o modelo biopsicossocial de saúde, tem buscado se adaptar ao novo modo de atendimento e às novas demandas apresentadas. A interprofissionalidade é adequada e desejável em todas as áreas e, dentre elas, a cardiologia, visto que diferentes variáveis sociais e dimensões da saúde física e mental mediam o processo do adoecimento cardiovascular, do tratamento, da sobrevida e da qualidade de vida do paciente. OBJETIVO Implantar o atendimento cardiológico interprofissional por telessaúde em um hospital universitário. MÉTODOS O teleatendimento decorre da participação de diferentes profissionais e estudantes (terapeutas ocupacionais, médico cardiologista, odontólogos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionista e assistente social). No início do teleatendimento a assistente social realiza a investigação social do paciente, avaliando a condição socioeconômica do mesmo e familiares, e oportunizando o maior conhecimento do contexto de vida do paciente, e a compreensão das repercussões sociais na saúde física e mental do paciente. Posteriormente, o cardiologista explora a condição clínica do paciente, examina o histórico de doenças, sintomatologia atual, bem como realiza exame físico adaptado ao ambiente virtual. A nutricionista avalia a dieta do paciente e repertório alimentar, esmiuçando hábitos que podem estar contribuindo para a piora e ou agravamento da condição clínica. A dentista investiga a saúde bucal, faz orientações de higiene e educação em saúde. Além disso, mostra a importância da saúde bucal na diminuição de agravos nas condições cardiovasculares. Os terapeutas ocupacionais analisam e buscam compreender o desempenho ocupacional dos pacientes, examinando o grau de funcionalidade dos pacientes na realização das atividades de vida diária. A psicóloga avalia a presença de variáveis psicológicas facilitadoras de respostas de estresse, ansiedade e disfuncionalidade, que são agravantes das condições cardíacas, sugerindo estratégias mais adequadas ao enfrentamento da doença e adversidades reconhecidas. Os farmacêuticos, por sua vez, analisam os medicamentos prescritos do paciente, orientando sobre a forma de uso dos mesmos, e possíveis interações e efeitos colaterais. Os fisioterapeutas visam a prescrição de exercícios a serem realizados pelos pacientes. Ao final da consulta, um resumo do teleatendimento é apresentado ao paciente, incluindo as avaliações feitas e recomendações da equipe. RESULTADOS A interprofissionalidade na teleconsulta favoreceu a valorização das dimensões humanas, não segmentando o paciente a quadro diagnósticos e ou doenças. Dessa forma, enfatizando a relevância aos relatos, dúvidas, inquietações, e falas dos pacientes e familiares. O paciente torna-se o protagonista dos seus cuidados em saúde. O atendimento concentra os esforços nas necessidades apresentadas, partindo de um olhar do sujeito como um todo em sua singularidade. Outro aspecto a ser destacado é a abordagem dos profissionais de empoderar o paciente no autocuidado, bem como estimular a cidadania. CONCLUSÃO A interprofissionalidade permitiu ver o paciente em sua totalidade. A pandemia trouxe mais complexidade às demandas das doenças cardiovasculares, trazendo dificuldades na saúde física e mental, de âmbito financeiro e das relações sociais. A abordagem interprofissional, com o aproveitamento da diversidade dos saberes, permitiu a compreensão das complexas demandas. Trata-se de uma construção diária, que requer diálogo entre os diversos profissionais que acompanham a teleconsulta, somada à disposição para formulação de novos conhecimentos e tecnologias em saúde.
Título do Evento
20ª Jornada Científica do Hospital Universitário de Brasília
Título dos Anais do Evento
Anais da 20ª Jornada Científica do Hospital Universitário de Brasília
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JÚNIOR, Antonio Rêgo da Silva et al.. A INTERPROFISSIONALIDADE CARDIOVASCULAR POR TELESSAÚDE: INOVANDO A ASSISTÊNCIA E O ENSINO.. In: Anais da 20ª Jornada Científica do Hospital Universitário de Brasília. Anais...Brasília(DF) HUB-UnB, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/20jornadacientificadoHUB/427863-A-INTERPROFISSIONALIDADE-CARDIOVASCULAR-POR-TELESSAUDE--INOVANDO-A-ASSISTENCIA-E-O-ENSINO. Acesso em: 22/03/2025

Trabalho

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