ROMANCE GRÁFICO JEREMIAS-ALMA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA

Publicado em 02/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0753-5

Título do Trabalho
ROMANCE GRÁFICO JEREMIAS-ALMA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA
Autores
  • Andréa Rocha da Silva
Modalidade
GT 02: A educação antirracista por meio da literatura: estratégias e práticas para a sala de aula - Érica Aniceto, Pollyanna Reis
Área temática
Educação
Data de Publicação
02/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/795223-romance-grafico-jeremias-alma-na-construcao-da-identidade-da-crianca-negra
ISBN
978-65-272-0753-5
Palavras-Chave
Histórias em Quadrinhos, Lei 10.639/03, Ancestralidade
Resumo
O presente trabalho mostra diferentes perspectivas e vivências do personagem no romance gráfico Jeremias-Alma pela busca da sua ancestralidade e da sua identidade com vista ao fortalecimento e valorização da sua autoestima, muito comum à realidade das crianças negras. As Histórias em Quadrinhos ao se apropriarem do mundo real e da fantasia com diferentes linguagens podem ser usadas como fonte educacional em disciplinas transversais no auxílio da prática pedagógica e faz com que o professor desempenha uma postura ativa e motivadora com temas que trabalhem a construção da identidade étnico-racial. Agregam valores que derrubam a produção de impressões negativas ou incorretas ocasionada pelo apagamento, a invisibilidade da cultura negra pelo sistema colonizador eurocêntrico, principalmente no meio acadêmico e ajudam de forma lúdica a romper com a perspectiva tradicional do ensino no Brasil. Assim, o objetivo principal deste trabalho consiste em apresentar Jeremias, personagem negro das Histórias em Quadrinhos ao trazer elementos que contribuam com conhecimentos da ancestralidade africana e elevar a autoestima das crianças negras. Para isso, inclui as seguintes etapas, identificar o papel social e crítico dos docentes no processo formativo, mostrar aspectos que contribuam na construção da identidade negra e apresentar uma sequência didática sobre Jeremias-Alma para a construção e aplicação da Lei 10.639/03 em atividades que rompam com o processo de apagamento e invisibilidade da história a que foram submetidos os saberes dos povos colonizados no resgate dos conhecimentos africanos e afrodiaspóricos para valorização intelectual negra na luta da pós-verdade eurocêntrica. A metodologia usada para desenvolver este trabalho consistiu na pesquisa bibliográfica feita a partir do levantamento e abordagem descritiva e comparativa. As contribuições de Stuart Hall sobre cultura e identidade por meio da linguagem baseada na construção social na construção da própria realidade e de Albert Bandura com abordagem da Teoria Social Cognitiva foram usadas como embasamentos teóricos. Desta forma, as Histórias em Quadrinhos podem ser trabalhadas com reflexões sobre a cultura, identidade e pertencimento étnico-racial a partir de vivências no espaço escolar e acadêmico para amenizar estereótipos desfavoráveis sobre o negro que permeiam o imaginário da sociedade brasileira, ainda vigentes no século XXI.
Título do Evento
I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Andréa Rocha da. ROMANCE GRÁFICO JEREMIAS-ALMA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA.. In: Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1cinalc-e-v-coloquio-raca-e-interseccionalidades-387936/795223-ROMANCE-GRAFICO-JEREMIAS-ALMA-NA-CONSTRUCAO-DA-IDENTIDADE-DA-CRIANCA-NEGRA. Acesso em: 20/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes