LEITURA NO CONTEXTO ACADÊMICO: ANÁLISE DE FATORES QUE DIFICULTAM A LEITURA ENTRE DISCENTES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA DO IFB

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-741-4

Título do Trabalho
LEITURA NO CONTEXTO ACADÊMICO: ANÁLISE DE FATORES QUE DIFICULTAM A LEITURA ENTRE DISCENTES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA DO IFB
Autores
  • gabriella cardoso paiva
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Ciências Sociais Aplicadas
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1_jip_cbra/414470-leitura-no-contexto-academico--analise-de-fatores-que-dificultam-a-leitura-entre-discentes-do-curso-de-tecnologia
ISBN
978-65-5941-741-4
Palavras-Chave
Leitura Acadêmica. Técnicas de Leitura. Leitura Sintópica. Leitura Analítica.
Resumo
A pesquisa tem o objetivo de analisar fatores que dificultam a leitura e compreensão de textos acadêmicos, em níveis de leitura analítica (grau de inferência e construção de conhecimento) e leitura sintópica (capacidade de compreensão associativa entre diversos textos de mesmo assunto). Os objetivos específicos foram: analisar o panorama histórico da leitura enquanto atividade cognitiva e psicossocial a fim de identificar fatores que influenciam no nível de leitura e compreensão; apresentar a carreira e obras do filósofo e educador Mortimer Adler e explanar os conceitos de: níveis de leitura, leitura analítica e leitura sintópica; realizar levantamento bibliográfico de pesquisas que abordam a relação entre leitura e desempenho acadêmico entre discentes do Ensino Superior em universidades brasileiras; analisar os dados coletados através de aplicação de questionário em alunos do curso de Gestão Pública do IFB. O referencial teórico se divide um apanhado histórico e neurológico, que contextualizou a importância do ato da leitura e suas implicações na aprendizagem, e na exposição das proposições do filósofo e educador Mortimer Adler, idealizador das técnicas de leitura analítica e leitura sintópica, que fundamentaram a elaboração do questionário de pesquisa. A metodologia empregada adotou uma abordagem mista, instrumentalizada pela a aplicação de questionário semiaberto entre os alunos do curso de Gestão Pública do IFB. Os resultados obtidos indicaram que as principais dificuldades percebidas pelos alunos foram: vocabulário desconhecido, estrutura frasal complexa e identificação de divergências entre textos de mesmo assunto. Conforme a análise, se constatou que a leitura não é uma habilidade que se restringe à alfabetização e muito menos se limita a uma fase da vida escolar. Seu desenvolvimento é continuado, e talvez até perpétuo, mas os benefícios advindos desse aprendizado são igualmente duradouros. Privar os alunos do aprimoramento da leitura, é privá-los de se apropriarem de um poderoso mecanismo para entender melhor o mundo, entender melhor o outro e entender melhor a si mesmos. As principais limitações da pesquisa foram: se restringir a percepção que os próprios estudantes tinham de suas dificuldades e baixo número de respondentes do 1o e 2o semestre. Além de não contemplar variáveis como: causas externas (tempo dispendido com trabalho, família, deslocamento), que podem afetar a rotina de estudo e o nível de concentração, e a mudança de carga de leitura requerida no período antes e durante o regime pandêmico.
Título do Evento
1ª JIP - Jornada Interdisciplinar de Pesquisa do Campus Brasília
Título dos Anais do Evento
Anais da JIP - Jornada Interdisciplinar de Pesquisa do IFB
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PAIVA, gabriella cardoso. LEITURA NO CONTEXTO ACADÊMICO: ANÁLISE DE FATORES QUE DIFICULTAM A LEITURA ENTRE DISCENTES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA DO IFB.. In: Anais da JIP - Jornada Interdisciplinar de Pesquisa do IFB. Anais...Brasília(DF) IFB - Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1_JIP_CBRA/414470-LEITURA-NO-CONTEXTO-ACADEMICO--ANALISE-DE-FATORES-QUE-DIFICULTAM-A-LEITURA-ENTRE-DISCENTES-DO-CURSO-DE-TECNOLOGIA. Acesso em: 21/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes