DIALOGANDO SOBRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA CLÁSSICA EM BRASÍLIA

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-741-4

Título do Trabalho
DIALOGANDO SOBRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA CLÁSSICA EM BRASÍLIA
Autores
  • Deborah Caroline Cruz
  • Juliana Cunha Passos
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Linguística, Letras e Artes
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1_jip_cbra/409641-dialogando-sobre-formacao-e-atuacao-do-professor-de-danca-classica-em-brasilia
ISBN
978-65-5941-741-4
Palavras-Chave
Dança Clássica, formação de professores, Licenciatura em Dança, Brasília
Resumo
Compreendendo a importância dos processos de formação docente, a referida pesquisa de TCC de Licenciatura em Dança, defendida em setembro de 2021, visou esclarecer as possibilidades formativas para os professores de dança clássica no Plano Piloto de Brasília. Objetivou também investigar de que forma a Licenciatura em Dança pode contribuir para a formação dos profissionais dessa área. A discussão partiu das vivências da autora com a dança clássica que, para além de afetar seus sentidos, a direcionou aos caminhos reflexivos acerca da formação do professor dessa modalidade. Tal trajetória evidenciou os seguintes questionamentos: como ocorre a formação de um professor de dança clássica? De que forma a Licenciatura em Dança pode agregar conhecimentos para a referida área? Ressalta-se que apresentar as opções formativas para os profissionais dessa área, na cidade de Brasília, contribui para valorizar as atuações pedagógicas e os conhecimentos provenientes da formação em escola formal. As informações coletadas podem colaborar para uma consciência coletiva sobre a formação docente. Apesar do ensino dessa modalidade estar inserido, em sua maioria, no ambiente não formal, a profissão continua tendo responsabilidades sociais. A partir de uma abordagem qualitativa, a união de saberes por meio de livros, teses, monografias e artigos, foi a base para a conquista exploratória dos objetivos da pesquisa. Como metodologia, além da pesquisa bibliográfica sobre a história da dança clássica na Europa, Rússia, Américas e, especificamente, no Brasil e em Brasília, foram utilizadas entrevistas estruturadas com três docentes da Licenciatura em Dança do IFB, com formação e experiência em dança clássica. Foi realizada também uma coleta de dados, a partir de formulário eletrônico, com seis graduados e treze graduandos do curso que atuam em ambientes não formais de ensino da dança clássica. Foi possível constatar que o curso de graduação em dança é um complemento formativo para os professores de dança clássica, abrangendo os conhecimentos práticos e teóricos sobre dança e de áreas complementares como educação, psicologia, música e anatomia. O curso pode impulsionar a prática docente, viabilizando estratégias metodológicas para o profissional da dança clássica, apesar de ter como foco a educação básica. Ressalta-se que foi constatado um fator crucial: a Licenciatura em Dança não oferece formação de professores de modalidades específicas, sendo portanto uma formação complementar. É necessário buscar outras opções formativas para o ensino da dança clássica, pois há a necessidade de um rigor técnico indispensável para um professor seriamente instruído. Porém considerando as possibilidades formativas factíveis da realidade de Brasília, especificamente no Plano Piloto, o curso de Licenciatura em Dança do IFB é uma alternativa de formação complementar. Em suma, o estudo especializado na área é essencial e a graduação integra uma profissionalização mais completa e abrangente da área de dança. A partir dos resultados, evidenciou-se também a necessidade de um Conselho Regional de Dança, que atue regulamentando a profissão, registrando os professores e principalmente, fiscalizando as escolas que oferecem o ensino dessa modalidade. Dessa forma, as escolas de dança estariam asseguradas por profissionais capacitados e com boa formação, oferecendo um ensino de maior qualidade.
Título do Evento
1ª JIP - Jornada Interdisciplinar de Pesquisa do Campus Brasília
Título dos Anais do Evento
Anais da JIP - Jornada Interdisciplinar de Pesquisa do IFB
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CRUZ, Deborah Caroline; PASSOS, Juliana Cunha. DIALOGANDO SOBRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA CLÁSSICA EM BRASÍLIA.. In: Anais da JIP - Jornada Interdisciplinar de Pesquisa do IFB. Anais...Brasília(DF) IFB - Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1_JIP_CBRA/409641-DIALOGANDO-SOBRE-FORMACAO-E-ATUACAO-DO-PROFESSOR-DE-DANCA-CLASSICA-EM-BRASILIA. Acesso em: 16/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes