EVIDÊNCIAS DA GENOTOXICIDADE, CITOTOXICIDADE E ATIVIDADE INFLAMATÓRIA EM MUCOSA ORAL, INDUZIDA PELO USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS - REVISÃO SISTEMÁTICA.

Publicado em 15/04/2026 - ISBN: 978-65-272-2330-6

Título do Trabalho
EVIDÊNCIAS DA GENOTOXICIDADE, CITOTOXICIDADE E ATIVIDADE INFLAMATÓRIA EM MUCOSA ORAL, INDUZIDA PELO USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS - REVISÃO SISTEMÁTICA.
Autores
  • Isabela Maria Lisboa da Silva
  • Thiago Queiroz Moreira
  • Maria Isabel Domingo Santos
  • Beatriz Reberte Miyagui
  • Isabela Hatisuka de Carvalho
  • Nayara Bezerra de Assis
  • Dra. Fernanda Salgueiredo Giudice
  • Janaina Pereira Dina Toreli
  • Veronica Quispe Yujra
Modalidade
Rodas de Conversas
Área temática
Atenção Primária e Redes de Cuidado no SUS Paulista
Data de Publicação
15/04/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/18-congresso-paulista-saude-publica/1450382-evidencias-da-genotoxicidade-citotoxicidade-e-atividade-inflamatoria-em-mucosa-oral-induzida-pelo-uso-de-cigar
ISBN
978-65-272-2330-6
Palavras-Chave
Cigarros eletrônicos, genotoxicidade, citotoxicidade, inflamação, câncer oral.
Resumo
Introdução: O uso crescente de cigarros eletrônicos (vapes) tem sido reconhecido como um problema de saúde pública, pelos impactos potenciais sobre a mucosa oral e a região de cabeça e pescoço. Objetivo: Identificar evidências dos efeitos do vape no desenvolvimento de danos celulares e teciduais e na ativação de vias carcinogênicas relacionadas ao câncer bucal e de cabeça e pescoço. Método: Revisão sistemática realizada nas bases PUBMED, Lilacs, SciELO e Cochrane, com recorte temporal de 2014 a 2024. Foram incluídos 14 estudos in vitro e in vivo. Resultados: Os estudos demonstraram efeitos genotóxicos e citotóxicos associados ao uso de vapes, como danos ao DNA, formação de micronúcleos, aumento de espécies reativas de oxigênio, elevação de LDH, redução da viabilidade celular e ativação de vias inflamatórias e oncogênicas, incluindo NF-KB e STAT3. Conclusão: Os achados indicam que os cigarros eletrônicos favorecem alterações celulares associadas à carcinogênese na mucosa oral.
Título do Evento
18º CONGRESSO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA ENTRE A ANCESTRALIDADE E A DIGITALIDADE: QUE FUTURO(S) PARA O SUS PAULISTA? Rumo a soberania digital e bem-viver!
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do 18º CONGRESSO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA ENTRE A ANCESTRALIDADE E A DIGITALIDADE: QUE FUTURO(S) PARA O SUS PAULISTA? Rumo a soberania digital e bem-viver!
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Isabela Maria Lisboa da et al.. EVIDÊNCIAS DA GENOTOXICIDADE, CITOTOXICIDADE E ATIVIDADE INFLAMATÓRIA EM MUCOSA ORAL, INDUZIDA PELO USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS - REVISÃO SISTEMÁTICA... In: Anais do 18º CONGRESSO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA ENTRE A ANCESTRALIDADE E A DIGITALIDADE: QUE FUTURO(S) PARA O SUS PAULISTA? Rumo a soberania digital e bem-viver!. Anais...Sao Paulo(SP) FSP USP, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/18-congresso-paulista-saude-publica/1450382-EVIDENCIAS-DA-GENOTOXICIDADE-CITOTOXICIDADE-E-ATIVIDADE-INFLAMATORIA-EM-MUCOSA-ORAL-INDUZIDA-PELO-USO-DE-CIGAR. Acesso em: 16/07/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes