{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O 18º Congresso Brasileiro de Sistemas adotou como tema central "Sistemas em Conversação", com o propósito de fomentar interações entre os distintos grupos de pesquisa vinculados ao pensamento sistêmico e cibernético no Brasil, fundamentando-se na teoria da conversação desenvolvida por Gordon Pask. Tais interações proporcionaram a troca de ideias e experiências, visando mapear e compreender a produção desses grupos.


A estruturação do evento teve como base um encontro preliminar, inspirado em modelos de conversação paralela, como o protocolo de Sintegração proposto por Stafford Beer. Nesse encontro, foram debatidas e definidas as diversas áreas de interesse e temáticas sugeridas no chamado para o congresso. A partir desse evento inicial, os autores foram encorajados a explorar, em seus artigos ou banners, a inter-relação de duas ou três dessas temáticas.


O processo de elaboração e revisão dos artigos foi subdividido em três etapas. Inicialmente, os autores submeteram resumos expandidos (com extensão entre 800 e 1500 palavras) para avaliação cega por dois revisores. Após a aprovação, os autores foram convidados a preparar versões completas dos artigos para apresentação no congresso. Essas versões preliminares foram disponibilizadas no site do evento, permitindo que todos os participantes tivessem acesso aos textos e pudessem registrar comentários.


Posteriormente, após a apresentação dos trabalhos durante o evento, os autores foram incentivados a revisar seus artigos, considerando as discussões e sugestões levantadas durante e após o congresso, com a possibilidade de realizar alterações e adições de conteúdo.


O congresso foi sediado pela primeira vez na Universidade Federal de Minas Gerais, tendo ocorrido na Escola de Arquitetura da UFMG em um formato híbrido, que combinou encontros presenciais e virtuais. Essa abordagem proporcionou maior flexibilidade aos participantes e permitiu a inclusão de indivíduos que, de outra forma, não poderiam comparecer pessoalmente.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}