{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

No ano de 2019, a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Ceará (ABEn-CE), em parceria com o Centro Universitário Fametro (Unifametro), celebrou a 80ª edição da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) com a realização do 16º Congresso Cearense de Enfermagem, 16ª Mostra de Enfermagem Talento e Arte, 6º Ciclo de Debates sobre a Formação de Enfermeiros, 1º Fórum Cearense de Estudantes de Enfermagem e 14ª Semana de Enfermagem da Unifametro, no período de 23 a 25 de maio.

Historicamente, a Semana Brasileira de Enfermagem foi instituída em 1940 pela Escola de Enfermagem Ana Nery e regulamentada pelo Presidente Juscelino Kubitschek, em 1960, através do Decreto 48.202. Trata-se de um evento promovido anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, no período de 12 a 20 de maio, com os objetivos de celebrar o nascimento de Florence Nightingale e rememorar o falecimento de Ana Nery, precursoras da enfermagem mundial e brasileira, respectivamente.

De acordo com a ABEn Nacional, 80ª SBEn teve como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, o qual foi lançado como estratégia de articulação ao 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 12ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica e 5º Seminário Internacional sobre o Trabalho de Enfermagem, que se realizou em Manaus, em novembro de 2019, sob o tema “A Enfermagem e os sentidos da Equidade”. Desse modo, a ABEn-CE adotou para suas atividades científicas o mesmo tema proposto pela 80ª SBEn.

Ressalta-se que o 16º Congresso Cearense de Enfermagem, a 16ª  Mostra de Enfermagem Talento e Arte, o 6º Ciclo de Debates sobre a Formação de Enfermeiros, 1º Fórum Cearense de Estudantes de Enfermagem e a 14ª Semana de Enfermagem da Unifametro tiveram seus objetivos científicos alinhados com a 80ª SBEn, os quais eram: (1) discutir o que é equidade e o que é a prática de Enfermagem com equidade; (2) conhecer,   divulgar e disseminar experiências exitosas relacionadas à prática de enfermagem com equidade nos diferentes campos de atuação e; (3) relacionar o trabalho da enfermagem com equidade aos princípios e diretrizes do SUS.

Com base nesses objetivos, uma diversificada programação foi desenvolvida e apresentada através de minicursos, conferências, mesas redondas, palestras, reunião com Instituições de Ensino Superior (IES) do Ceará e a Mostra de Enfermagem, talento e arte. Além disso, a Comissão Científica do evento analisou 153 trabalhos científicos, dos quais 49 foram excluídos por não estarem de acordo com as normas de submissão do trabalho ao evento, enquanto que 104 foram aceitos à apresentação, nas modalidades de resumos concorrendo à premiação (40), resumos simples (38) e resumos expandidos (26).

Ressalta-se que o evento contou com a participação de associados e não associados ABEn, sendo eles: profissionais de enfermagem de diferentes áreas de atuação (trabalhadores assistenciais, representantes de unidades de saúde, diretores e docentes de escolas de graduação e pós-graduação latu e stricto sensu; estudantes de enfermagem, incluindo membros de diretórios acadêmicos e; representantes da cultura afro-brasileira e indígena, do Ceará. Na ocasião, o congresso possibilitou o envolvimento dos participantes em discussões sobre vulnerabilidade, territorialidades, violência, sociedade de risco, direito à saúde e suas interfaces com a atuação da Enfermagem.

A ABEn-CE compreende que os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade estão além de um tratamento de equiparação da igualdade social. Acredita-se na equidade como um princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde e, para tal, requer que o olhar da Enfermagem esteja voltado para o indivíduo, família e comunidade, de modo a proporcionar e fortalecer o direito humano, a justiça social, a defesa em saúde, a autonomia dos povos, a efetivação das políticas de saúde, a voz aos movimentos sociais e a integração de grupos sociais até hoje considerados marginalizados. Para que a saúde seja de todos, o cuidado e a qualidade da assistência de Enfermagem precisam ser para todos.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Ceará

Telefone: (85) 3272 4144 / 3077 3544

E-mail: abenceara@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}