QUANDO A PERIFERIA CHEGA À ACADEMIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRESENÇA DE ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Publicado em 22/09/2022 - ISSN: 2175-6880

DOI
10.29327/174606.12-21  
Título do Trabalho
QUANDO A PERIFERIA CHEGA À ACADEMIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRESENÇA DE ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Autores
  • Cristiane Lourenço
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
GT 04 – EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES, DIFERENÇAS E INCLUSÃO SOCIAL
Data de Publicação
22/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/12snsep/482887-quando-a-periferia-chega-a-academia--consideracoes-sobre-a-presenca-de-estudantes-de-origem-popular-na-universida
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
Universidade, Perfieria, Saberes
Resumo
O objetivo deste estudo é contribuir teoricamente com o debate acerca da democratização do acesso e, principalmente, da qualidade da permanência de estudantes oriundos dos extratos socialmente reconhecidos como populares no ensino superior. Pretende-se, apreender como as noções Diversidade e Sociabilidades se apresentam e circulam dentro do ambiente acadêmico e como são interpretadas e reinterpretadas nas relações entre discentes, docentes e corpo técnico da Universidade. Para as camadas que ocupam a posição menos privilegiada no espaço social (majoritariamente pretos e pardos), e que se caracterizam pela constante dominação que sofrem e pelo pequeno volume de capital – social, cultural e econômico – acumulado, a Universidade se constitui em uma espécie de terra prometida. Neste sentido, a Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012 se torna o mecanismo mais importante de acesso do povo da perfiferia ao ensino superior. É por meio da chamada "Lei de Cotas" que apesar de possuírem um modo de vida baseado nas urgências materiais, os indivíduos das camadas populares deixam de manifestar sentimentos de incapacidade de entendimento diante da cultura imposta socialmente e passam a entender o espaço da Universidade como sendo também um espaço que lhes pertence. Procuramos, através de um modo conceitual estabelecer um debate sobre como a Universidade se comporta diante dos saberes populares, dos saberes vindos das periferias. Nossa proposta é, por meio de uma revisão bibliográfica e análise conceitual, oferecer contribuições para a reflexão acerca da presença dos diferentes modos culturais no ambiente acadêmico e como a Universidade enquanto instituição produtora de conhecimento pode se tornar mais inclusiva e democrática.
Título do Evento
12º Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

LOURENÇO, Cristiane. QUANDO A PERIFERIA CHEGA À ACADEMIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRESENÇA DE ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR NA UNIVERSIDADE PÚBLICA.. In: Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/12snsep/482887-QUANDO-A-PERIFERIA-CHEGA-A-ACADEMIA--CONSIDERACOES-SOBRE-A-PRESENCA-DE-ESTUDANTES-DE-ORIGEM-POPULAR-NA-UNIVERSIDA. Acesso em: 05/12/2024

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