A AGENDA NEOCONSERVADORA PARA A EDUCAÇÃO: O DISCURSO ANTIGÊNERO EM NOTÍCIAS NA INTERNET (2019-2021)

Publicado em 22/09/2022 - ISSN: 2175-6880

Título do Trabalho
A AGENDA NEOCONSERVADORA PARA A EDUCAÇÃO: O DISCURSO ANTIGÊNERO EM NOTÍCIAS NA INTERNET (2019-2021)
Autores
  • Neiva Furlin
Modalidade
Trabalho Completo
Área temática
GT 01 - GÊNERO, CORPO, SEXUALIDADES, IDENTIDADES E CUIDADO
Data de Publicação
22/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/12snsep/480222-a-agenda-neoconservadora-para-a-educacao--o-discurso-antigenero-em-noticias-na-internet-(2019-2021)
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
Neoconservadorismo. Ideologia de gênero. Política educacional. Democracia.
Resumo
Na última década presenciamos o avanço do neoconservadorismo na política em países da América Latina e Europa. Trata-se de um fenômeno que emerge em uma temporalidade específica que, no contexto Latino-americano, é marcado pelos avanços protagonizados pelos movimentos feministas e LGBTQI+. Isto é, ele emerge como reação à agenda da igualdade de gênero e da diversidade sexual, pauta incorporada ao sistema internacional da Organização das Nações Unidas (ONU). No caso do Brasil, o neoconservadorismo ganha expressão com a atuação de atores religiosos da vertente fundamentalista, os quais aparecem no centro das disputas políticas em torno das questões de gênero e sexualidades para o campo da educação. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o discurso da “ideologia de gênero” nas notícias divulgadas na rede de internet, no período de 2019 a 2021, identificado seus sujeitos, sentidos de gênero reiterados e os impactos para a política educacional. As notícias foram levantadas por meio do site de busca Google, inserindo o descritor ideologia de gênero na combinação com outros termos, como: Bolsonaro, Damares, deputados, escola, currículo, Senado, governo e STF. Selecionamos o filtro “notícias” e no link “ferramenta” personalizamos o intervalo de tempo, por ano, semanalmente e/ou diariamente, excluindo as repetidas, publicadas em sites distintos. As notícias encontradas foram analisadas como discursos na perspectiva foucaultiana e com base nos referenciais teóricos acerca do neoconservadorismo de Lacerda (2019), Apple (2003), Biroli, Machado e Vaggione (2020). Os resultados apontam que apesar das ações do STF, que considerou inconstitucional a ofensiva antigênero na educação, permanece a insistência discursiva em prol de uma agenda neoconservadora para o campo da política educacional. Nos três primeiros anos do governo Bolsonaro houve o fortalecimento do sintagma “ideologia de gênero” na arena política, sendo utilizado como uma ferramenta político-discursiva reacionária na disputa por uma agenda conservadora na política educacional, cujo interesse é conter os avanços em torno das pautas de igualdade de gênero e do reconhecimento das diversidades. Há um deslocamento da política para a esfera da moral, que coloca em risco a democracia.
Título do Evento
12º Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FURLIN, Neiva. A AGENDA NEOCONSERVADORA PARA A EDUCAÇÃO: O DISCURSO ANTIGÊNERO EM NOTÍCIAS NA INTERNET (2019-2021).. In: Seminário Nacional Sociologia & Política UFPR. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/12snsep/480222-A-AGENDA-NEOCONSERVADORA-PARA-A-EDUCACAO--O-DISCURSO-ANTIGENERO-EM-NOTICIAS-NA-INTERNET-(2019-2021). Acesso em: 10/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes