ANÁLISE DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA: O CASO DE CASCAVEL (PR)

Publicado em 28/09/2020 - ISSN: 2175-6880

Título do Trabalho
ANÁLISE DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA: O CASO DE CASCAVEL (PR)
Autores
  • Juliana Ritter Souto
  • RICARDO LUIZ TOWS
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
GT 11 - Sociologia e políticas públicas
Data de Publicação
28/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11snsp/237425-analise-do-sistema-unico-de-assistencia-social-enquanto-politica-publica--o-caso-de-cascavel-(pr)
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
SUAS, Territorialização, Políticas Públicas, Assistência Social
Resumo
O trabalho versa sobre a ação estatal na definição e implementação de políticas sociais, em especial, a política de assistência social que culminou no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O teve suas bases de consolidação em 2005 a partir da da IV Conferência Nacional de Assistência Social. Apesar desse marco histórico, é conhecida a trajetória que possibilitou sua consolidação, resultante de um conjunto de lutas e conquistas dos movimentos sociais e dos atores envolvidos e interessados. Sua implantação possibilitou um nível de territorialização a partir da institucionalização, no território, de todo o sistema, que é organizado e desenvolvido pelas unidades públicas de proteção social básica com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), de proteção especial social de média e alta complexidade. Na média complexidade os serviços são ofertados nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e de forma complementar, pela Rede Socioassistencial Privada do SUAS. Apesar das conquistas e de sua expansão, resultante de uma intencionalidade na implantação de um Estado de bem-estar, sabemos que a dimensão do território nacional, a capilaridade da política, as dificuldades de implantação do ciclo da política pública e as disputas locais, são fatores que podem ser considerados como entraves que necessitam de estudo, diagnóstico e avaliação. Por isso, elegemos Cascavel (PR) como possibilidade de análise, a partir da hipótese de que as instituições de proteção social especial implantadas na área urbana (i) ou não estão instaladas nos locais em que há maior demanda, uma vez que áreas importantes da periferia estão descobertas de centros de atendimento; (ii) quando instaladas, não dão conta das demandas das comunidades. Assim, o objetivo da pesquisa é de realizar diagnóstico de territorialização da política de Assistência Social nos serviços de proteção social especial em Cascavel (PR), bem como levantar a capacidade de atendimento da rede SUAS no município. Acredita -se que o SUAS é um importante política pública que, além de buscar atender a população mais vulnerável da sociedade brasileira, ainda contribui para o desenvolvimento local e regional.
Título do Evento
11 Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Anais XI Seminário Nacional Sociologia & Política
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUTO, Juliana Ritter; TOWS, RICARDO LUIZ. ANÁLISE DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA: O CASO DE CASCAVEL (PR).. In: Anais XI Seminário Nacional Sociologia & Política. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11snsp/237425-ANALISE-DO-SISTEMA-UNICO-DE-ASSISTENCIA-SOCIAL-ENQUANTO-POLITICA-PUBLICA--O-CASO-DE-CASCAVEL-(PR). Acesso em: 22/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes