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Apresentação
O X
Colóquio Internacional de Políticas Curriculares | VI Seminário Nacional do Grupo
de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas | III Simpósio da Região Nordeste
Sobre Currículo, realizado em 02, 05 e 06/09/2020, teve como objetivo
refletir sobres as reinvenções que se impõem nesse momento de padronização
sobre a Política Curricular Nacional, o que justifica nosso investimento na
discussão e ampliação do debate em âmbito acadêmico. Para tanto, abordamos a
temática “SEM LEI NEM REI, ME VI ARREMESSADO”: por outros projetos políticos
de currículo, tema muito bem aceito pela comunidade acadêmica e público-alvo
do evento.
Essa
aceitação pode ser constatada pelo número de participantes do evento que
chegaram a 463 participantes, entre eles: professores, pesquisadores,
profissionais e estudantes (Graduação e Pós-graduação) do Ensino Superior. Além
de professores e outros profissionais da Educação Básica, oriundos das redes
estaduais, municipais e privadas de ensino. O evento chegou a receber 153
submissões de manuscritos de diferentes pesquisadores nacionais e
internacionais.
Entre as modalidades
de inscrição, os dados coletados do sistema do evento mostram que o evento
contou com uma expressiva participação de professores da Educação Básica, com
mais de 200 inscrições. O que para nós está relacionado com os temas que o
evento vem problematizando, bem como aos convidados que temos trazido para
refletir tais questões.
2022… foi
um ano de celebração, 20 anos de existência com o “X Colóquio Internacional de
Política Curriculares”. A décima edição teve o tema mobilizado pelo soneto “A
infância”, de Ariano Suassuna, e pela obra “Deusa da Justiça” do artista
plástico Clóvis Junior, ambos paraibanos, com o intuito de problematizar o
cenário político (inter)nacional e suas implicações para as políticas
curriculares nacionais, que deram significado a algumas formas de
ser/estar/sentir “lançados”, sobre o que ainda não conhecemos.
Com
cicatrizes e feridas, ainda abertas, estamos pagando o preço do período pós
golpe, evidenciados na crise político-jurídica-sanitária instaurada no país e
estarmos no luto não reconhecido, considerando os desafios da pandemia da
covid-19. De todo modo, no processo em que nossos pés não tocam o chão, há que
se pensar em outros projetos políticos de currículo. Sugar o néctar da
instabilidade, planar com a leveza das asas das borboletas e questionar:
ordens, discursos, poderes e saberes que buscam sedimentar as verdades fora dos
seres. Desenhos externos, exteriorizados à existência e a cultura dos tantos
“eus”.
Assim,
devido ao momento complexo que atravessamos, em que nos deslocamos de um surto
pandêmico, o evento foi pensado de modo híbrido. Tem como objetivo geral:
contribuir com os debates em torno das novas políticas curriculares nacionais,
dialogando com a comunidade acadêmica e com os/as profissionais da Educação
Básica do Brasil e do exterior.
Nessa dança sem chão, arremessados em busca de outras possibilidades políticas de pensar a vida, convidamos toda gente, a participar e evidenciar os seus sonhos e cantos, com outras leis e sem reis. Recompor a vida sem negar o despedaçado. Apontemos para o sol.
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Responsável
E-mail: coloquiocurriculospb@ce.ufpb.br
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