EFEITO DO USO DE TANINO CONDENSADO DE ACÁCIA NEGRA (ACACIA MEARNSII) E PALMA FORRAGEIRA (OPUNTIA STRICTA HAW.) SOBRE O RENDIMENTO E COMPOSIÇÃO DO QUEIJO CAPRINO ARTESANAL.

Publicado em 27/03/2026 - ISBN: 978-65-272-2295-8

Título do Trabalho
EFEITO DO USO DE TANINO CONDENSADO DE ACÁCIA NEGRA (ACACIA MEARNSII) E PALMA FORRAGEIRA (OPUNTIA STRICTA HAW.) SOBRE O RENDIMENTO E COMPOSIÇÃO DO QUEIJO CAPRINO ARTESANAL.
Autores
  • Viviane Azevêdo Silva
  • Élice Brunelle Lessa dos Santos
  • Eduardo Michelon do Nascimento
  • Félix Barbosa Reis
  • Steyce Neves Barbosa
  • Claudia Horne da Cruz
  • Sánara Adrielle França Melo
  • Daniel Ribeiro Menezes
Modalidade
Resumo
Área temática
LEITE E DERIVADOS
Data de Publicação
27/03/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1-simposio-529436/1274802-efeito-do-uso-de-tanino-condensado-de-acacia-negra-(acacia-mearnsii)-e-palma-forrageira-(opuntia-stricta-haw)-s
ISBN
978-65-272-2295-8
Palavras-Chave
leite caprino, composição, compostos fenólicos.
Resumo
O rendimento e a composição físico-química do queijo são parâmetros de grande importância para a produção de derivados lácteos e estão sujeitos a diversas variáveis. O rendimento sofre variação por vários fatores, sendo o principal deles a composição do leite, que por sua vez, está relacionado com os componentes da dieta. O alto teor de gordura e proteína promovem um maior rendimento do queijo devido à melhor eficiência de recuperação de nutrientes na coalhada. O objetivo desta pesquisa foi avaliar se as dietas influenciaram no rendimento simples e na composição dos queijos experimentais. Para isto, 08 cabras em lactação foram alimentadas com quatro tipos de dietas: dieta controle (C), composta pelo concentrado e capim elefante; dieta apenas com tanino (T), composta de capim elefante e tanino misturado junto ao concentrado; dieta contendo apenas palma (P), composta de capim elefante, palma forrageira e concentrado e a dieta Palma e Tanino (PT), composta por capim elefante, palma forrageira e tanino misturado junto ao concentrado. Com o leite coletado foram produzidos os queijos experimentais, em delineamento quadrado latino duplo (4x4), sendo produzidas 32 peças de queijo caprino artesanal, com peso médio de 200 gramas. O rendimento simples foi determinado através da divisão entre o volume de leite utilizado com a quantidade de kg de queijo produzidos com o volume de leite, sendo expresso o valor final em L/kg, e a determinação da composição físico-química dos queijos seguiram as normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz (IAL), sendo avaliados os teores de proteína, umidade, extrato seco total e desengordurado, extrato etéreo, cinzas e acidez. Os dados obtidos foram processados por meio de análise de variância (ANOVA) e as médias comparadas com o teste de contrastes ortogonais. O rendimento simples dos queijos experimentais apresentaram um valor médio geral de 10,20%, não tendo diferença estatística significativa para os contrastes entre as dietas, enquanto para a composição, apesar da diferença estatística significativa (p = 0,0293) observada para a análise de contraste ortogonal entre as dietas C e PT para os parâmetros Umidade e Extrato Seco Total, os valores se mantiveram dentro do estabelecido pelo Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo Artesanal Caprino.
Título do Evento
I Simpósio Latino-Americano de Queijos (SIMLAQ) e II Workshop de Queijos Artesanais do Vale do São Francisco
Cidade do Evento
Petrolina
Título dos Anais do Evento
Anais do I Simpósio Latino-americano de Queijos e do II Workshop de Queijos Artesanais do Vale do São Francisco
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Viviane Azevêdo et al.. EFEITO DO USO DE TANINO CONDENSADO DE ACÁCIA NEGRA (ACACIA MEARNSII) E PALMA FORRAGEIRA (OPUNTIA STRICTA HAW.) SOBRE O RENDIMENTO E COMPOSIÇÃO DO QUEIJO CAPRINO ARTESANAL... In: Anais do I Simpósio Latino-americano de Queijos e do II Workshop de Queijos Artesanais do Vale do São Francisco. Anais...Petrolina(PE) Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1-simposio-529436/1274802-EFEITO-DO-USO-DE-TANINO-CONDENSADO-DE-ACACIA-NEGRA-(ACACIA-MEARNSII)-E-PALMA-FORRAGEIRA-(OPUNTIA-STRICTA-HAW)-S. Acesso em: 22/05/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes