Apesar dos estudos sobre os determinantes sociais do processo saúde-doença e das evidências acerca da desigualdade racial em saúde, observamos uma tendência dos acadêmicos e profissionais de saúde a não enxergar o racismo estrutural e institucional como uma questão de saúde pública.
Para refletir acerca das questões raciais dentro da área da saúde e o impacto do racismo na saúde da população negra, o Coletivo Empodera Elas, o Coletivo Empoderamento e União, o Coletivo BemTeQuero e o Preta.ID trazem o mini curso "Amefricanizando a Saúde". Esse título proposto é uma homenagem à intelectual orgânica Lélia Gonzalez, feminista e militante negra brasileira que discorreu sobre a realidade da mulher negra no Brasil, descolonizando e amefricanizando inúmeros temas.
O mini curso ocorrerá nos dias 14, 16, 21, 22, 23, 28 e 30 (terças, quarta e quintas) sempre às 19h. As transmissões serão feitas ao vivo pelo Youtube. Durante todas as palestras serão passadas listas de presença, o certificado de cada inscrito será feito de acordo com o número de palestras em que esteve presente.
Prezamos pela gratuidade do conhecimento, porém adicionamos a opção de inscrição beneficente. A renda obtida por essa modalidade será revertida para o Preta.ID. Os projetos da Preta.ID estão focados em promover saúde para a população periférica e principalmente para a população negra. Foram mais de 200 cestas básicas entregues à comunidade São Remo tanto com produtos perecíveis e não perecíveis. Em breve serão entregues mais de 15 totens com álcool em gel para os comerciantes locais colocarem na entrada de seus estabelecimentos. A contribuição de todes é essencial para a continuidade das ações, atenuando as desigualdades que o coronavírus evidenciou.
Para confirmar a sua inscrição, é necessário seguir os passos descritos no Instagram @amefricanizandoasaude (seguir a página, compartilhar no story). Caso você não tenha Instagram, entre em contato (informações de contato ao final da página)