- O QUE É? Este evento on-line e gratuito pretende discutir e destacar o papel crucial da agricultura familiar camponesa na produção de alimentos, especialmente no contexto da pandemia. Trata-se de uma iniciativa do Mandato Tadeu Veneri com as seguintes entidades do segmento: Associação dos Grupos de Agricultura Ecológica São Francisco de Assis, Programa Institucional de Educação em Direitos Humanos do IFPR – PIDH, Resa - Rede Sementes da Agroecologia, Coletivo Triunfo e Articulação Paranaense de Agroecologia – Para.
- POR QUE SERÁ REALIZADO? A produção de alimentos saudáveis passa por muitos desafios. Entre eles está a pouca oferta de programas e políticas públicas que realmente fazem a diferença na vida do campo. E o pior: o consumidor não tem a menor ideia de todas essas dificuldades para ter comida boa em sua mesa. Um evento como esse torna essas questões públicas, abrindo caminho para atitudes concretas que vão ajudar a melhorar a situação da agricultura familiar. O Seminário é uma primeira ação para mudar esse contexto.
- QUE RESULTADOS O SEMINÁRIO TERÁ? Além de esclarecer as demandas dos agricultores familiares para a sociedade e autoridades, será possível organizar todas as questões em um documento único, que será encaminhado pelo Mandato Tadeu Veneri Presidente da Comissao de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa para o poder público. Além disso, o evento on-line vai destacar o trabalho das cooperativas, associações, movimentos e demais organizações que atuam junto às pessoas do campo e mostrar as oportunidades de novas iniciativas, como projetos, programas e leis que favoreçam a agricultura familiar.
- QUAIS SERÃO OS TEMAS DISCUTIDOS NO EVENTO? No dia 28 de julho, será discutido o tema “fome e pandemia”. No dia 29 de julho, a pauta é “comercialização e produção na Agricultura Familiar” e, no dia 30 de julho, o assunto “Agroecologia e Agrotóxicos” será debatido.