VIII   Colóquio   e   III   Instituto   da   ALED-Brasil | Estudos do discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social

VIII Colóquio e III Instituto da ALED-Brasil | Estudos do discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

29 de Agosto de 2022

XVIII Brazilian Congress of Plant Physiology and I Ibero-latinoamerican Congress of Plant Biology

6 de Setembro de 2022
Porto Alegre
Evento online

VIII Seminário de Pesquisa em Letras: práticas de leitura, escrita e literatura na educação básica

14 de Setembro de 2022

SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa

4 de Outubro de 2022
São Paulo

ALED-Brasil



A Associação Latino-americana de Estudos do Discurso – ALED – foi criada em Caracas, Venezuela, em 1995, congregando estudiosas e estudiosos do discurso de diversas tendências teóricas em países latino-americanos. Atualmente fazem parte da ALED delegações de: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Desde a sua criação, a ALED realiza, de dois em dois anos, em um dos países membros, congressos internacionais com a participação da comunidade latino-americana. Cada um dos países conta com uma delegada nacional, que nos intervalos do Congresso Internacional da ALED realiza em seu país um colóquio de estudos. No Brasil, já foram realizados sete colóquios.


Em 2020, ano em que a ALED celebra 25 anos de sua fundação, a Universidade de Brasília tem novamente a honra de ser a anfitriã do colóquio da ALED no Brasil, desta vez em sua oitava edição, que em decorrência da pandemia foi infelizmente adiado para 2021. O VIII Colóquio e o III Instituto da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso – ALED-Brasil serão realizados entre os dias 22 e 26 de março de 2021, no formato online. O duplo evento terá como tema "Estudos do Discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social" e será promovido pelo Laboratório de Estudos Críticos do Discurso – LabEC e pelo Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade – NELiS, da Universidade de Brasília UnB, com apoio da FAP-DF, da CAPES e do CNPq, e promoção do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - Ceam/UnB, do Instituto de Letras IL/UnB e do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas LIP/UnB.


O colóquio promoverá discussões sobre questões teórico-metodológicas acerca dos estudos do discurso e reflexões sobre as contribuições desses estudos para as prementes questões sociais da atualidade. A programação inclui uma oficina reflexiva, cinco conferências, três mesas-redondas, oito minicursos e sessões de comunicações e pôsteres.


As sessões do Colóquio/Instituto poderão ser acessadas em 

https://aled.encontrodigital.com.br/ 

com o e-mail registrado na inscrição.



Se ainda não se associou, ASSOCIE-SE À ALED-Brasil! 

Saiba mais clicando aqui.


[ATUALIZADO] SUBMISSÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA OS ANAIS DO EVENTO - REENVIO

Olá participante!


Devido a um problema interno de formatação dos textos enviados, abriremos novo período de recebimento para você que apresentou trabalho no VIII Colóquio da ALED-Brasil. Trata-se do reenvio dos trabalhos completos: um alinhado com o template, que (ATENÇÃO) foi atualizado. 


Assim, pedimos redobrada atenção para o envio alinhado com a nova versão do template - a qual teve o cabeçalho simplificado (sem a necessidade de inclusão do título do artigo nem do número de páginas). 


As orientações permanecem como no primeiro processo (com a alteração da data de recebimento dos envios reajustados, mencionada no final desta mensagem): 


Devem usar o Template para Artigos (versão intitulada "Anais VIII Colóquio ALED-Brasil - Template - 2a Chamada [VERSÃO ATUALIZADA JUL21]") e seguir rigorosamente as instruções de formatação. 

ATENÇÃO: Não é necessário solicitar autorização para edição do Template, que deve ser baixado para o dispositivo onde será editado. Depois de formatado e revisado, o artigo deverá ser enviado na área de participante no Even3  pelo botão "Submeter trabalho para os anais", como exemplificado a seguir:



O novo prazo para envio dos trabalhos completos vai até o dia 13 de agosto. Depois dessa data, os anais eletrônicos (com ISBN) entrarão em processo de estruturação e, em seguida, serão publicados (online).


Atenção a sua caixa de e-mail e, em caso de dúvidas, além do unb.nelis@gmail.com, busque-nos, via DM, nos perfis do @nelisunb e @profgersiney, no Instagram. 


Atenciosamente,


Comissão Organizadora do VIII Colóquio e III Instituto da ALED-Brasil

Inscrições encerradas

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

VIII Colóquio e III Instituto da ALED-Brasil

As sessões do Colóquio/Instituto poderão ser acessadas em https://aled.encontrodigital.com.br/ com o e-mail registrado na inscrição.

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidades

Es seguintes convidades confirmaram participação

{{item.nome}}



Programa geral

As sessões do Colóquio/Instituto poderão ser acessadas em https://aled.encontrodigital.com.br/ com o e-mail registrado na inscrição.

22 de março

23 de março

24 de março

25 de março

26 de março

 

9h-11h

Conferência

Kassandra Muniz

9h-11h

Conferência

André Kaysel

9h-12h

Minicursos


Ana Lucia Cabral

Maria Carmen Gomes

Cordélia Oliveira

9h-12h

Minicursos

 

MichelineTomazi

Glenda Melo

Litiane Macedo

Solange Barros

Gersiney Santos

 

10h-13h

Oficina reflexiva "Precariedad y producción académica"

Coletivo DARTS Barcelona

 

Lucía de la Presa

11h-13h

Mesa Redonda

Associações internacionais em Estudos do Discurso

ALED, EDiSo, RC Language and Society

Laura Pardo

Eva Codó

Stéphanie Cassilde

11h-13h

Comunicações

12h-14h

Intervalo

13h-14h30

Intervalo

14h-15h

Conferência

Janaina Persson

14h-15h

Conferência

Teun A. van Dijk

14h30-15h

Abertura

14h30-17h

Comunicações

14h30-17h

Comunicações

 

15h-16h

Conferência

Stéphanie Cassilde

15h-18h

Minicursos


Ana Lucia Cabral

Maria Carmen Gomes 

Cordélia Oliveira

 

15h-18h

Minicursos

 

MichelineTomazi

Glenda Melo

Litiane Macedo

Solange Barros

Gersiney Santos

 

 


17h-19h

Mesa Redonda

Estudos do Discurso e sua relevância social

 Litiane Barbosa

 Micheline Tomazi

Gersiney Santos

17h-19h

Mesa Redonda

Estudos do Discurso e Interdisciplinaridade

 

Glenda Melo

Ana Lucia Cabral

Maria Carmen Gomes

 

 

 

 

Obs.: Os vídeos de apresentação de livros e os vídeo-pôsteres ficarão disponíveis para visualização e interação assíncrona  ao longo de todo o evento

Programa - Sessões de Comunicações

As sessões do Colóquio/Instituto poderão ser acessadas em https://aled.encontrodigital.com.br/ com o e-mail registrado na inscrição.

Comunicações orais

 

I. 23 de mar de 2021

14h30-17h

 

I.1. Teorias de Discurso                  (coord. Gersiney Santos e Manu Rodrigues)

Análise de Discurso Crítica Feminista no Brasil - Monique de Mesquita Lessa

O sujeito na teoria do discurso em Michel Pêcheux - Kleber Teles Ribeiro

Interfaces entre os estudos críticos do discurso, a teoria cuir e o verbo que se faz hegemonia - Manu Rodrigues,

Discurso e sociedade: notas sobre Semiolinguística e Teoria Social - Adriana do Carmo

Atos retóricos do orador Jesus Cristo no "Sermão do Monte" - Max Silva Da Rocha         

I.2. Discurso e direitos                    (coord. Claudio Passos, Virgínia Colares, Débora Figueiredo)

Rede de estudos do discurso jurídico (REDEJUR) - Virgínia S F Alves, Debora de Carvalho Figueiredo

El ejercicio (in)visibilizado de la violencia institucional: los discursos legales y la construcción de roles en torno a la cuestión habitacional de la CABA - Mariana Carolina Marchese

A legitimação do argumento de autoridade no Superior Tribunal de Justiça (STJ) - Vinicius Calado

O discurso jurídico sob o olhar cronotópico – a construção de significados em uma sentença judicial - Deise Ferreira Viana de Castro

Os M’s do ocidente e do oriente e o não assujeitamento de suas vozes - Vívian De Sousa Neves Pereira

I.3 Discurso e política                     (coord. Urania Flores e Elizabeth Ruano)

A pedagogia da luta por direitos - Urânia Flores da Cruz Freitas

Invasores ou expatriados? A condição de imigrantes e refugiados em um vulnerável mundo novo - Aline Cristina Oliveira das Neves, Ana Adelina Lôpo Ramos

Representações de candidatos ao governo do Tocantins no Facebook - Eula Paula de Matos Ferreira, Carina Aparecida Lima de Souza

Discursos políticos populistas e vulnerabilidade dos indivíduos em contexto pandêmico: qual o papel dos estudos textuais-discursivos? - Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto

Perfis do ator manifestante de rua: do generalizado ao personalizado - Marcos Rogério Martins Costa

I.4 Discurso e violência contra mulheres  (coord. Micheline Tomazi)

Assédio sexual contra mulheres e mídia: análise crítica do discurso em notícias do jornal A Gazeta Online - Micheline Tomazi, Marta Aguiar da Silva

Violência contra a mulher – as representações sociais sobre violência nas regiões Norte e Sul do Brasil - Élide Garcia Silva Vivan

Quando as mulheres são as vítimas? Representações linguístico-discursivas sobre gênero social e violência - Juliana Ferreira Vassoler, Letícia Lima

Falar e não dizer: representação de crimes de ódio contra mulheres - Nair Luisa Rabelo dos Passos

Arte postal com objetos deslocados: uma arte denúncia da violência contra a mulher no Espírito Santo - Micheline Tomazi, Renata Barreto Da Fonseca

I.5 Discurso e educação 1              (coord. Juliana Dias)

Projeto Mulheres Inspiradoras e identidade docente: um estudo sobre Pedagogia Transgressiva de Projeto na perspectiva da Análise do Discurso Crítica - Juliana de Freitas Dias, Gina Vieira Ponte de Albuquerque

Os estudos críticos de discurso na formação de professores e professoras de língua portuguesa: decolonizações e relações de poder em experiências do PIBID Letras da UFBA - Lavinia Neves dos Santos Mattos

Discurso e letramentos críticos com perspectiva de gênero no âmbito do Projeto Mulheres Inspiradoras - Amanda Oliveira Rechetnicou

Identidade étnico-racial no âmbito do Projeto Mulheres Inspiradoras - Luciane Pereira Guimarães

Por uma educação de Pão e Revolução: uma análise das relações entre vida, escola e universidade - Ana Claudia Souza Dias, Bruna Paiva de Lucena

I.6 Discurso e interseccionalidade 1        (coord. Maria Carmen Aires Gomes)

Gênero, raça e tamanho/gordura em posts de Facebook: as reações sociodiscursivas e interseccionalidade em uma aula de língua portuguesa - Maria Carmen Aires Gomes, Alexandra Bittencourt de Carvalho

A interseccionalidade de gênero e raça no discurso de mulheres vítimas de violência doméstica - Débora Sousa Martins

As relações de raça, gênero e classe em "Harry Potter": uma análise dialógica do discurso - Ana Carolina Siani Lopes

A masculinidade nos discursos de humor - Manuella Felicíssimo,

Estudo discursivo sobre as práticas sociointeracionais de mulheres imigrantes aprendizes de português - Juliana Harumi Chinatti Yamanakau


I.7 Relevância social da pesquisa discursiva      (coord. Cordélia Oliveira)

Do direito a ser humano: análise discursiva-crítica da animalização/desumanização em casos de injúria racial - Cordelia Oliveira

A jurisprudência do STJ acerca da prisão domiciliar de mães, uma análise baseada na dialética de Fairclough - Maria Neblina Orrico Rocha

Literatura indígena: culturas e identidades discursivas - Micheline Tacia de Brito Padovani

Discursos e letramentos de estudantes com deficiência intelectual no contexto da educação inclusiva do distrito federal - Izabel Magalhães, Mayssara Reany de Jesus Oliveira

O gênero nas relações sociais de trabalho: os discursos estereotipados no campo profissional - Amanda Costa Pinto de Morais

A política na tradução de ideoscapes etnográficos em The death and life of Aida Hernandez: a border story - Rachael Anneliese Radhay,         

 

II. 24 de mar de 2021

11h-13h

 

II.1 Discurso e multimodalidade (coord. Janaína Ferraz e Sinara Bertholdo)

Multimodalidade no ensino do português brasileiro como língua materna: uma análise de unidade didática - Janaína de Aquino Ferraz, Alex Bezerra Leitão

Material didático de português brasileiro para migrantes e refugiados venezuelanos: desdobramentos multimodais, discursivos e integradores de línguas em contato - Larisse Lázaro Santos Pinheiro

A escrita de surdos nas redes sociais: uma análise multimodal - Lucinete Maria da Silva, Augusto José Savedra Lima, Marcos Roberto dos Santos

A representação do homem e da mulher em narrativas jornalísticas sobre feminicídio: a mídia, o discurso e suas congruências multimodais - Carmem Caetano, Camila Moreira Ramos

Sensacionalismo no discurso jornalístico: a construção da notícia e do conhecimento - Regina Célia Pagliuchi da Silveira, Deborah Gomes de Paula

II.2 Discurso e interdisciplinaridade        (coord. Carolina Araújo e Elizabeth Ruano)

Inclusão e exclusão das contribuições das mulheres à independência da coroa espanhola - Elizabeth Ruano Ibarra

Quando os participantes têm muito a dizer: análise da Avaliatividade junto aos atores sociais do Projeto MARGov – Governança Colaborativa de Áreas Marinhas Protegidas - Janaina Siqueira Silva, Carolina Lopes Araújo

As cotas - representações discursivas da ação afirmativa: disputas entre a democratização do direito e a manutenção do privilégio - Gissele Alves

A produção do contradiscurso pelas comunidades quilombolas no ambiente digital - Girley Vieira da Silva

“Eu não me atrevo a comer o que eu quero”: narrativas de dieta e sofrimento - Raquel Freire de Souza

II.3 Métodos de análise discursiva          (coord. Carolina González)

Articulações entre análise de políticas públicas e de discurso crítica - Carolina Gonçalves Gonzalez

Aplicação teórica e prática da Análise de Discurso Crítica para a análise de textos midiáticos no ensino de línguas: uma pesquisa pós-doutoral da parceria UFSC – UnB - Carolina Parrini Ferreira

Michel Foucault e a análise do discurso: reflexões sobre o método arquegenealógico - Anísio Batista Pereira

O afeto em depoimentos sobre adoção: uma análise da Avaliatividade com subsídios da linguística de corpus - Layane Campos Soares

História de vida e pressupostos foucaultianos para a análise dos discursos: possibilidades teórico-metodológicas para os estudos organizacionais - Marcus Vinicius Soares Siqueira, Bárbara Novaes Medeiros

II.4 Discurso e racialidade (coord. Daniele Oliveira e Gersiney Santos)

Quando se discute relações raciais na mídia brasileira do que se trata exatamente? Proposta de análise do discurso dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo - Daniele de Oliveira

Quem é Marielle Franco? Uma proposta de investigação dos discursos midiáticos - Camila Kayssa Targino Dutra, Verônica Aragão

A pós-vida discursiva de Marielle Franco pela lente da mídia de massas e seu público online - Lucia de la Presa

“Não podem ser negras e gordas”: analisando a violência verbal em reações sociodiscursivas produzidas por leitores/as em contextos jornalísticos digitais - Alexandra Bittencourt de Carvalho, Maria Carmen Aires Gomes

De branco pra branco: reflexões sobre o fazer acadêmico antirracista da branquitude crítica sob o viés interseccional, decolonial e feminista - Thais Regina Santos Borges

II. 5 Discurso e educação 2            (coord. Solange Barros e Renata Rena Rodrigues)

Reinserção educacional para adolescentes egressos do sistema socioeducativo: uma análise crítica do discurso - Solange Maria de Barros, Jussivania De Carvalho Vieira Batista Pereira

Argumentação na escola como prática social-discursiva - Rosita Maria Bastos dos Santos

O discurso sobre a inclusão de alunos surdos em escolas de línguas: diálogo entre universidades e escolas - Juliana Araújo Ribeiro

La inclusión de los estudiantes migrantes recientes en el contexto escolar chileno: construcción discursiva multimodal crítica en dos medios chilenos (El Desconcierto y Canal 13) - Patricia Baeza Duffy

Marcas de apreciação em uma reportagem online acerca do sistema de cotas sociais e raciais: uma análise discursiva crítica - Maria Aparecida Resende Ottoni, Conceição Maria Alves de Araújo Guisardi

“Incluir” x “instituir”: estratégias para implementação da ação pública do programa “Escola Sem Partido” - Renata Rena Rodrigues

II.6 Discurso e mídia                                   (coord. Claudio Passos)

Desafios da educação refletidos e refratados na mídia durante a pandemia covid19 - Sonia Sueli Berti Pinto, Miriam Bauab Puzzo

O dispositivo de entretenimento da AIDS: subjetividade, testemunho e contrapoder - Carmem Caetano, Fabio de Sousa Fernandes

Representações do Brasil na Espanha: análise crítica do discurso do jornalismo internacional e do seu processo de estereotipia de países - Carla Severiano de Carvalho

A construção discursiva do complexo de vira-latas, de Nelson Rodrigues, por meio da metáfora conceptual e da intertextualidade - Lucas Barbosa de Melo, Fernando Fidelix Nunes


II.7 Discurso e redes sociais                      (Nair Rabelo e Viviane Vieira)

Plataformas digitais: cartografando os processos de construção de sentido nos memes - Juliana Ribeiro Azevedo, Thatiana Muylaert Siqueira Menezes

Os rastros do ódio no Brasil: uma análise de discurso crítica de casos de intolerância em redes sociais - Jhussyenna Reis de Oliveira

Da depravação ao desperdício de recursos: estratégias de desconstrução da universidade pública em redes de fake news - Lorena Nobre Tomás, Renata Nobre Tomás, Elaine Pereira Andreatta

Polêmica enquanto modalidade argumentativa em comentários do Twitter - Rivaldo Capistrano de Souza Junior, Bharbara Bonelle de Sousa

O discurso de resistência nas redes sociais: definição, estrutura, função - Michelle Gomes Alonso Dominguez

 

III. 24 de mar de 2021

14h30-17h

 

III.1 Discurso e educação 3                       (coord. Pilar Acosta e Renata Rena)

A propaganda governamental do ENEM 2020: representações e ideologia - Arivan Salustiano da Silva

Identidades docentes a partir das notas solidariedade e em defesa da educação superior brasileira - Beatriz Furtado Alencar Lima, Ana Paula Rabelo

Identidade Docente: uma reflexão sobre a formação inicial de professores do Curso de Pedagogia - Marli Vieira Lins de Assis

Os desafios do magistério: análise discursiva da construção de identidades e emoções em narrativas de professoras da Educação Básica - Adriana Nóbrega, Adriana Rodrigues de Abreu

III. 2 Discurso e interseccionalidade 2    (coord. Gersiney Santos)

O discurso nas metáforas da música Bixa Pobre, do coletivo Anarcofunk - Marcondes Henrique Barbosa Silva

Representações culturais afro-brasileiras e suas ressonâncias nas subjetividades do jovem negro: reflexões sobre os discursos nas letras de rap contemporâneas - Juliana Ferreira Vassoler

Mulheres cordelistas em conversa: a interrelação de marcadores sociais através das mudanças de Footing e referenciação - Isis Gabrielle Silva da Penha

A escrita dos rituais performáticos: pequenas frestas entre o transe no terreiro de candomblé e a vertigem do corpo que dança - Renata Borges de Azevedo

E vai rolar a festa? A ação discursiva do evento social Carnaval e suas reações no ser, no fazer e no sentir do brasileiro - Cordelia Oliveira, Rodrigo dos Santos Camilo

III.3 Discurso e situação de rua                (coord. Daniele Mendonça e Viviane Resende)

Ações de “retirada” de pessoas em situação de rua do espaço público: representações na Folha de S. Paulo - Daniele Gruppi

Discurso e situação de rua na Bahia: escolhas lexicais em notícias de Araci, Barreiras, Caetité e Irecê - Carlos Henrique Alves dos Santos, Aline Souza Santos, Éllen Reis Silva, Ramom Barreto Andrade Filho, Décio Bessa

Situação de rua no Correio Braziliense (2014-2018): análise discursiva crítica de textos tematizando ações e políticas públicas - Larissa Costa Silva

Mulheres em situação de rua no Correio Braziliense: uma análise discursiva crítica sobre violação de direitos - Ingrid da Silva Ramalho

III.4 Discurso, gênero e sexualidade       (coord. Raylton Tavares)

Estigma e abjeção: reações sociodiscursivas verbais sobre homossexuais e transsexuais no G1-Pará - Rosângela Do Socorro Nogueira De Sousa, Raylton Carlos de Lima Tavares

La naturalización de la exclusión en un discurso televisivo sobre travestis y mujeres transgénero de la ciudad de Buenos Aires - Matías Soich

Meu corpo, minhas identidades: as metáforas nos processos de identificação de ativistas (trans)feministas brasileiras - Lorena Araújo de Oliveira Borges

"Taí a Aids pra mostrar que a união sexual de dois homens causa uma enfermidade que leva à morte": análise crítica do discurso de ódio LGBTfóbico na contemporaneidade - Leo Mozdzenski

III.5 Discurso e gênero                   (coord. Rosane Queiroz)

“Mulher não vota em mulher”: reflexões sobre estereótipos, cotas eleitorais e poder - Rosane Queiroz Galvão

Caça às bruxas hoje: como os discursos da saúde institucional, da religião hegemônica e do capitalismo industrial estruturam o racismo e a opressão sexual contra mulheres - Clarissa França

O aborto e a mulher que aborta no Brasil: representação e avaliação na Folha de S. Paulo, na revista AzMina e no Somos Todas Clandestinas - Bianca Mara Guedes de Souza

Lei natural ou projeto de vida?: uma análise de discurso sobre a SUG nº 15/2014 - Jaqueline Coelho Santana

III.6 Discurso e letramentos          (coord. Ana Adelina Ramos e Viviane Vieira)

Discursos sobre eventos de letramento em saúde - Rebeca Sales Pereira

Direito à leitura: do orgulho e da vergonha de ser ou não leitor - Luzmara Curcino

Uma perspectiva crítico-discursiva sobre as práticas de letramento do MST Ceará na Escola do Campo Florestan Fernandes - José Ribamar Lopes Batista Júnior, Fátima Ingrid Bezerra Bonfim

Discursos sobre letramento acadêmico na Iniciação à Pesquisa (IP) no Ensino Médio em Tempo Integral em uma escola do estado do Ceará - Claudênia de Paula Lemos

III.7 Discurso e autoria                   (coord. Juliana Dias)

Literatura de autoria feminina como tecnologia de gênero com potencial agenciador: uma etnografia discursiva da prática educativa - Juliana de Freitas Dias, Atauan Soares de Queiroz

Instauração da autoria na atividade discursiva sob a perspectiva bakhtiniana: a produção de dissertação de mestrado - Márcia Helena de Melo Pereira, Patrícia Souza Lemos

Práticas de escrita criativa autoral como processo de construção textual na formação dos professores: agência, protagonismo e consciência estilística - Juliana de Freitas Dias, Edilan Kelma Nascimento Sousa

Programa - Pôsteres

Os vídeo-pôsteres ficarão disponíveis para visualização e interação assíncrona ao longo de todo o evento

(coord. Kárin Ventura e Yara Martinelli)


Gordofobia, patologização do corpo gordo e gravidez: uma análise de discurso crítica à luz da antropologia - Júlia Salvador Argenta

Repensando criticamente a política internacional e o discurso desenvolvimentista de uma perspectiva Ubuntu - Carolina Lopes Araújo, Yara Resende Marangoni Martinelli

Atos de fala e a relevância social de propagandas de cosméticos na construção da identidade da mulher negra - Fabiana Santos Souza

Análise discursiva da representação de vítimas de feminicídio no jornal Correio Braziliense - Kárin Giselle Ferreira Ventura

Monogamia como cercamento - Neila Costa

Produção do discurso fotojornalístico nas páginas do jornal “A Libertação” no contexto político dos anos 1946-1947 - Fátima Thaís Pereira da Silva

A formação do professor à luz do projeto de tutoria escolar - Fernanda Barbosa Costa

Multimodalidade em livro didático: ensino e aprendizagem do gênero notícia - Carina Aparecida Lima de Souza, Paulo Vitor Rodrigues de Melo

Representação masculina em casos de crimes contra mulheres no G1 Tocantins - Paulo Vitor Rodrigues de Melo, Carina Aparecida Lima de Souza, Jeane Alves Silva

A construção do discurso da expressão mãe solteira a partir da obra literária Quarto de Despejo - Thalia de Sousa Oliveira

Experiências dos estudantes trabalhadores do ensino médio da rede estadual de GO - Anne Gabriele Camargos de Oliveira

Portal de informações sobre a imigração venezuelana - Luciane Cristina Eneas Lira, Camilla Alves Ferreira

Hagiotoponímia no estado de Tocantins: representações marianas - Nara Niceia Coelho Bignardi Garcia Silveira

Análise do ethos no discurso: imagens de si na formação docente do PIBID - Tatielle Gomes Rodrigues

Práticas de leitura e escrita no ensino médio: por uma consciência linguística crítica em sala de aula - Stephanie Sales Rodrigues Nonato

Identidade e Discurso: Análise de Narrativas de uma Mulher Militar - Ana Claudia dos Santos Carvalho

Um estudo do ethos sobre a perspectiva discursivo-crítica - Marianna Ribeiro da Silva

Os discursos hegemônicos em um material “Ado” de francês língua estrangeira (FLE) - Samira Baião Pereira e Mucci, Jessyka do Carmo Castro Carvalho

“A gente ganha muito mais tentando abrir a cabeça dessa pessoa do que atacando de volta”: a narrativa como lócus para a construção discursiva de estigmas e emoções no contexto do pole dance - Lorena Araujo Alves

A construção discursiva de identidades e emoções em narrativas de migração - Maria Aline Silva Martins

Associe-se à ALED!

Se você ainda não faz parte da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso, aproveite para fazer agora sua filiação!

Saiba mais sobre a ALED aqui 

Saiba como se associar aqui 

Conheça a RALED Revista Latino-Americana de Estudos do Discurso



Comissões

Comissão Organizadora

Viviane de Melo Resende (UnB) – Coordenadora da Comissão Organizadora

Micheline Tomazi (UFES) – Delegada ALED-Brasil 2019-2021 

Carolina Gonçalves Gonzalez (UCB) 

Carolina Lopes Araújo (UnB)

Manu Rodrigues (UPIS)

Gersiney Santos (UnB)

Karina Correa Lelles (NELiS/UnB)

María del Pilar Acosta (IFB)

Sinara Bertholdo (NELiS/UnB)

Viviane Cristina Vieira (UnB) 


Comissão Científica

Adriana Nóbrega (PUC-Rio)

Carina Aparecida Lima de Souza (IFTO)

Carolina Parrini Ferreira (UFSC)

Daniele de Oliveira (UFBA)

Francisco Laerte Juvencio Magalhães (UFPI)

Glenda Cristina Valim de Melo (UNIRIO)

Guilherme Veiga Rios (INEP)

Janaína Ferraz de Aquino (UnB)

Juliana de Freitas Dias (UnB)

Karina Falcone (UFPE)

Kassandra Muniz (UFOP)

Litiane Barbosa (UFPI)

Lorena Araújo de Oliveira Borges (UFAL)

Maralice de Souza Neves (UFMG)

Maria Aparecida Resende Ottoni (UFU)

Maria Carmen Aires Gomes (UFV)

Maria Cecília Lima (UFU)

Solange Maria de Barros (UFMT)


Comissão de Apoio

Cláudio Passos de Oliveira (PPGL/UnB)

Daniele Mendonça (PPGL/UnB)

Elizabeth del Socorro Ruano (ELA/UnB)

Ingrid Ramalho (LET/PPGL/UnB)

Karin Ventura (PPGL/UnB)

Larissa Costa (LIP/UnB)

Nair Rabelo (PPGL/UnB)

Raylton Carlos Tavares (PPGL/UnB)

Renata Rena (PPGDSCI/UnB)

Yara Martinelli (IREL/UnB)

Realização e Apoio

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}