Este é um evento online
A Associação Latino-americana de Estudos do Discurso – ALED – foi criada em Caracas, Venezuela, em 1995, congregando estudiosas e estudiosos do discurso de diversas tendências teóricas em países latino-americanos. Atualmente fazem parte da ALED delegações de: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Desde a sua criação, a ALED realiza, de dois em dois anos, em um dos países membros, congressos internacionais com a participação da comunidade latino-americana. Cada um dos países conta com uma delegada nacional, que nos intervalos do Congresso Internacional da ALED realiza em seu país um colóquio de estudos. No Brasil, já foram realizados sete colóquios.
Em 2020, ano em que a ALED celebra 25 anos de sua fundação, a Universidade de Brasília tem novamente a honra de ser a anfitriã do colóquio da ALED no Brasil, desta vez em sua oitava edição, que em decorrência da pandemia foi infelizmente adiado para 2021. O VIII Colóquio e o III Instituto da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso – ALED-Brasil serão realizados entre os dias 22 e 26 de março de 2021, no formato online. O duplo evento terá como tema "Estudos do Discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social" e será promovido pelo Laboratório de Estudos Críticos do Discurso – LabEC e pelo Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade – NELiS, da Universidade de Brasília – UnB, com apoio da FAP-DF, da CAPES e do CNPq, e promoção do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - Ceam/UnB, do Instituto de Letras – IL/UnB e do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas – LIP/UnB.
O colóquio promoverá discussões sobre questões teórico-metodológicas acerca dos estudos do discurso e reflexões sobre as contribuições desses estudos para as prementes questões sociais da atualidade. A programação inclui uma oficina reflexiva, cinco conferências, três mesas-redondas, oito minicursos e sessões de comunicações e pôsteres.
As sessões do Colóquio/Instituto poderão ser acessadas em
https://aled.
com o e-mail registrado na inscrição.
Se ainda não se associou, ASSOCIE-SE À ALED-Brasil!
Saiba mais clicando aqui.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
As sessões do Colóquio/Instituto poderão ser acessadas em https://aled.encontrodigital.com.br/ com o e-mail registrado na inscrição.
Es seguintes convidades confirmaram participação
{{item.nome}}
{{item.nome}}
As sessões do Colóquio/Instituto poderão ser acessadas em https://aled.encontrodigital.com.br/ com o e-mail registrado na inscrição.
22
de março |
23
de março |
24
de março |
25
de março |
26
de março |
|
9h-11h Conferência Kassandra
Muniz |
9h-11h Conferência André
Kaysel |
9h-12h Minicursos Ana Lucia
Cabral Maria Carmen
Gomes Cordélia Oliveira |
9h-12h Minicursos MichelineTomazi Glenda Melo Litiane Macedo Solange Barros Gersiney Santos |
|
|
10h-13h Oficina
reflexiva "Precariedad y producción académica" Coletivo
DARTS Barcelona Lucía
de la Presa |
|||||
11h-13h Mesa
Redonda Associações
internacionais em Estudos do Discurso ALED, EDiSo, RC Language and Society Laura
Pardo Eva
Codó Stéphanie
Cassilde |
11h-13h Comunicações |
||||
12h-14h Intervalo |
|||||
13h-14h30 Intervalo |
|||||
14h-15h Conferência Janaina
Persson |
14h-15h Conferência Teun
A. van Dijk |
||||
14h30-15h Abertura |
14h30-17h Comunicações |
14h30-17h Comunicações |
|
||
15h-16h Conferência Stéphanie
Cassilde |
15h-18h Minicursos Ana Lucia
Cabral Maria Carmen Gomes Cordélia Oliveira |
15h-18h Minicursos MichelineTomazi Glenda Melo Litiane Macedo Solange Barros Gersiney Santos |
|
||
|
17h-19h Mesa
Redonda Estudos
do Discurso e sua relevância social Litiane
Barbosa Micheline
Tomazi Gersiney Santos |
17h-19h Mesa
Redonda Estudos
do Discurso e Interdisciplinaridade Glenda
Melo Ana
Lucia Cabral Maria
Carmen Gomes |
|
||
|
Obs.: Os vídeos de apresentação de livros e os vídeo-pôsteres ficarão
disponíveis para visualização e interação assíncrona ao longo de todo o evento
As sessões do Colóquio/Instituto poderão ser acessadas em https://aled.encontrodigital.com.br/ com o e-mail registrado na inscrição.
Comunicações
orais
I. 23 de mar de
2021
14h30-17h
I.1. Teorias de
Discurso (coord. Gersiney Santos e Manu Rodrigues)
Análise de Discurso Crítica
Feminista no Brasil - Monique de Mesquita Lessa
O sujeito na teoria do discurso
em Michel Pêcheux - Kleber Teles Ribeiro
Interfaces entre os estudos
críticos do discurso, a teoria cuir e o verbo que se faz hegemonia - Manu
Rodrigues,
Discurso e sociedade: notas sobre
Semiolinguística e Teoria Social - Adriana do Carmo
Atos retóricos do orador Jesus
Cristo no "Sermão do Monte" - Max Silva Da Rocha
I.2. Discurso e
direitos (coord.
Claudio Passos, Virgínia Colares, Débora Figueiredo)
Rede de estudos do discurso
jurídico (REDEJUR) - Virgínia S F Alves, Debora de Carvalho Figueiredo
El ejercicio (in)visibilizado de
la violencia institucional: los discursos legales y la construcción de roles en
torno a la cuestión habitacional de la CABA - Mariana Carolina Marchese
A legitimação do argumento de
autoridade no Superior Tribunal de Justiça (STJ) - Vinicius Calado
O discurso jurídico sob o olhar
cronotópico – a construção de significados em uma sentença judicial - Deise
Ferreira Viana de Castro
Os M’s do ocidente e do oriente e
o não assujeitamento de suas vozes - Vívian De Sousa Neves Pereira
I.3 Discurso e
política (coord.
Urania Flores e Elizabeth Ruano)
A pedagogia da luta por direitos
- Urânia Flores da Cruz Freitas
Invasores ou expatriados? A
condição de imigrantes e refugiados em um vulnerável mundo novo - Aline
Cristina Oliveira das Neves, Ana Adelina Lôpo Ramos
Representações de candidatos ao
governo do Tocantins no Facebook - Eula Paula de Matos Ferreira, Carina
Aparecida Lima de Souza
Discursos políticos populistas e
vulnerabilidade dos indivíduos em contexto pandêmico: qual o papel dos estudos
textuais-discursivos? - Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto
Perfis do ator manifestante de
rua: do generalizado ao personalizado - Marcos Rogério Martins Costa
I.4 Discurso e
violência contra mulheres (coord.
Micheline Tomazi)
Assédio sexual contra mulheres e
mídia: análise crítica do discurso em notícias do jornal A Gazeta Online - Micheline
Tomazi, Marta Aguiar da Silva
Violência contra a mulher – as
representações sociais sobre violência nas regiões Norte e Sul do Brasil - Élide
Garcia Silva Vivan
Quando as mulheres são as
vítimas? Representações linguístico-discursivas sobre gênero social e violência
- Juliana Ferreira Vassoler, Letícia Lima
Falar e não dizer: representação
de crimes de ódio contra mulheres - Nair Luisa Rabelo dos Passos
Arte postal com objetos
deslocados: uma arte denúncia da violência contra a mulher no Espírito Santo - Micheline
Tomazi, Renata Barreto Da Fonseca
I.5 Discurso e
educação 1 (coord. Juliana
Dias)
Projeto Mulheres Inspiradoras e
identidade docente: um estudo sobre Pedagogia Transgressiva de Projeto na
perspectiva da Análise do Discurso Crítica - Juliana de Freitas Dias, Gina
Vieira Ponte de Albuquerque
Os estudos críticos de discurso
na formação de professores e professoras de língua portuguesa: decolonizações e
relações de poder em experiências do PIBID Letras da UFBA - Lavinia Neves dos
Santos Mattos
Discurso e letramentos críticos
com perspectiva de gênero no âmbito do Projeto Mulheres Inspiradoras - Amanda
Oliveira Rechetnicou
Identidade étnico-racial no
âmbito do Projeto Mulheres Inspiradoras - Luciane Pereira Guimarães
Por uma educação de Pão e Revolução:
uma análise das relações entre vida, escola e universidade - Ana Claudia Souza
Dias, Bruna Paiva de Lucena
I.6 Discurso e
interseccionalidade 1 (coord. Maria
Carmen Aires Gomes)
Gênero, raça e tamanho/gordura em
posts de Facebook: as reações sociodiscursivas e interseccionalidade em uma
aula de língua portuguesa - Maria Carmen Aires Gomes, Alexandra Bittencourt de
Carvalho
A interseccionalidade de gênero e
raça no discurso de mulheres vítimas de violência doméstica - Débora Sousa
Martins
As relações de raça, gênero e
classe em "Harry Potter": uma análise dialógica do discurso - Ana
Carolina Siani Lopes
A masculinidade nos discursos de
humor - Manuella Felicíssimo,
Estudo discursivo sobre as práticas sociointeracionais de mulheres imigrantes aprendizes de português - Juliana Harumi Chinatti Yamanakau
I.7 Relevância
social da pesquisa discursiva (coord.
Cordélia Oliveira)
Do direito a ser humano: análise
discursiva-crítica da animalização/desumanização em casos de injúria racial - Cordelia
Oliveira
A jurisprudência do STJ acerca da
prisão domiciliar de mães, uma análise baseada na dialética de Fairclough - Maria
Neblina Orrico Rocha
Literatura indígena: culturas e
identidades discursivas - Micheline Tacia de Brito Padovani
Discursos e letramentos de
estudantes com deficiência intelectual no contexto da educação inclusiva do
distrito federal - Izabel Magalhães, Mayssara Reany de Jesus Oliveira
O gênero nas relações sociais de
trabalho: os discursos estereotipados no campo profissional - Amanda Costa
Pinto de Morais
A política na tradução de
ideoscapes etnográficos em The death and life of Aida Hernandez: a border
story - Rachael Anneliese Radhay,
II. 24 de mar de
2021
11h-13h
II.1 Discurso e
multimodalidade (coord. Janaína Ferraz e
Sinara Bertholdo)
Multimodalidade no ensino do
português brasileiro como língua materna: uma análise de unidade didática - Janaína
de Aquino Ferraz, Alex Bezerra Leitão
Material didático de português
brasileiro para migrantes e refugiados venezuelanos: desdobramentos multimodais,
discursivos e integradores de línguas em contato - Larisse Lázaro Santos
Pinheiro
A escrita de surdos nas redes
sociais: uma análise multimodal - Lucinete Maria da Silva, Augusto José Savedra
Lima, Marcos Roberto dos Santos
A representação do homem e da
mulher em narrativas jornalísticas sobre feminicídio: a mídia, o discurso e
suas congruências multimodais - Carmem Caetano, Camila Moreira Ramos
Sensacionalismo no discurso
jornalístico: a construção da notícia e do conhecimento - Regina Célia
Pagliuchi da Silveira, Deborah Gomes de Paula
II.2 Discurso e
interdisciplinaridade (coord.
Carolina Araújo e Elizabeth Ruano)
Inclusão e exclusão das
contribuições das mulheres à independência da coroa espanhola - Elizabeth Ruano
Ibarra
Quando os participantes têm muito
a dizer: análise da Avaliatividade junto aos atores sociais do Projeto MARGov –
Governança Colaborativa de Áreas Marinhas Protegidas - Janaina Siqueira Silva,
Carolina Lopes Araújo
As cotas - representações
discursivas da ação afirmativa: disputas entre a democratização do direito e a
manutenção do privilégio - Gissele Alves
A produção do contradiscurso
pelas comunidades quilombolas no ambiente digital - Girley Vieira da Silva
“Eu não me atrevo a comer o que
eu quero”: narrativas de dieta e sofrimento - Raquel Freire de Souza
II.3 Métodos de
análise discursiva (coord.
Carolina González)
Articulações entre análise de
políticas públicas e de discurso crítica - Carolina Gonçalves Gonzalez
Aplicação teórica e prática da
Análise de Discurso Crítica para a análise de textos midiáticos no ensino de
línguas: uma pesquisa pós-doutoral da parceria UFSC – UnB - Carolina Parrini
Ferreira
Michel Foucault e a análise do
discurso: reflexões sobre o método arquegenealógico - Anísio Batista Pereira
O afeto em depoimentos sobre
adoção: uma análise da Avaliatividade com subsídios da linguística de corpus
- Layane Campos Soares
História de vida e pressupostos
foucaultianos para a análise dos discursos: possibilidades
teórico-metodológicas para os estudos organizacionais - Marcus Vinicius Soares
Siqueira, Bárbara Novaes Medeiros
II.4 Discurso e
racialidade (coord. Daniele Oliveira e
Gersiney Santos)
Quando se discute relações
raciais na mídia brasileira do que se trata exatamente? Proposta de análise do
discurso dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo - Daniele de
Oliveira
Quem é Marielle Franco? Uma
proposta de investigação dos discursos midiáticos - Camila Kayssa Targino
Dutra, Verônica Aragão
A pós-vida discursiva de Marielle
Franco pela lente da mídia de massas e seu público online - Lucia de la Presa
“Não podem ser negras e gordas”:
analisando a violência verbal em reações sociodiscursivas produzidas por
leitores/as em contextos jornalísticos digitais - Alexandra Bittencourt de
Carvalho, Maria Carmen Aires Gomes
De branco pra branco: reflexões
sobre o fazer acadêmico antirracista da branquitude crítica sob o viés
interseccional, decolonial e feminista - Thais Regina Santos Borges
II. 5 Discurso e
educação 2 (coord. Solange
Barros e Renata Rena Rodrigues)
Reinserção educacional para
adolescentes egressos do sistema socioeducativo: uma análise crítica do
discurso - Solange Maria de Barros, Jussivania De Carvalho Vieira Batista
Pereira
Argumentação na escola como
prática social-discursiva - Rosita Maria Bastos dos Santos
O discurso sobre a inclusão de
alunos surdos em escolas de línguas: diálogo entre universidades e escolas - Juliana
Araújo Ribeiro
La inclusión de los estudiantes
migrantes recientes en el contexto escolar chileno: construcción discursiva
multimodal crítica en dos medios chilenos (El Desconcierto y Canal 13) - Patricia
Baeza Duffy
Marcas de apreciação em uma
reportagem online acerca do sistema de cotas sociais e raciais: uma análise
discursiva crítica - Maria Aparecida Resende Ottoni, Conceição Maria Alves de
Araújo Guisardi
“Incluir” x “instituir”:
estratégias para implementação da ação pública do programa “Escola Sem Partido”
- Renata Rena Rodrigues
II.6 Discurso e
mídia (coord. Claudio Passos)
Desafios da educação refletidos e
refratados na mídia durante a pandemia covid19 - Sonia Sueli Berti Pinto,
Miriam Bauab Puzzo
O dispositivo de entretenimento
da AIDS: subjetividade, testemunho e contrapoder - Carmem Caetano, Fabio de
Sousa Fernandes
Representações do Brasil na
Espanha: análise crítica do discurso do jornalismo internacional e do seu
processo de estereotipia de países - Carla Severiano de Carvalho
A construção discursiva do
complexo de vira-latas, de Nelson Rodrigues, por meio da metáfora conceptual e
da intertextualidade - Lucas Barbosa de Melo, Fernando Fidelix Nunes
II.7 Discurso e
redes sociais (Nair
Rabelo e Viviane Vieira)
Plataformas digitais:
cartografando os processos de construção de sentido nos memes - Juliana Ribeiro
Azevedo, Thatiana Muylaert Siqueira Menezes
Os rastros do ódio no Brasil: uma
análise de discurso crítica de casos de intolerância em redes sociais -
Jhussyenna Reis de Oliveira
Da depravação ao desperdício de
recursos: estratégias de desconstrução da universidade pública em redes de fake
news - Lorena Nobre Tomás, Renata Nobre Tomás, Elaine Pereira Andreatta
Polêmica enquanto modalidade
argumentativa em comentários do Twitter - Rivaldo Capistrano de Souza Junior, Bharbara
Bonelle de Sousa
O discurso de resistência nas
redes sociais: definição, estrutura, função - Michelle Gomes Alonso Dominguez
III. 24 de mar de
2021
14h30-17h
III.1 Discurso e
educação 3 (coord.
Pilar Acosta e Renata Rena)
A propaganda governamental do
ENEM 2020: representações e ideologia - Arivan Salustiano da Silva
Identidades docentes a partir das
notas solidariedade e em defesa da educação superior brasileira - Beatriz
Furtado Alencar Lima, Ana Paula Rabelo
Identidade Docente: uma reflexão
sobre a formação inicial de professores do Curso de Pedagogia - Marli Vieira
Lins de Assis
Os desafios do magistério:
análise discursiva da construção de identidades e emoções em narrativas de
professoras da Educação Básica - Adriana Nóbrega, Adriana Rodrigues de Abreu
III. 2 Discurso e
interseccionalidade 2 (coord. Gersiney
Santos)
O discurso nas metáforas da
música Bixa Pobre, do coletivo Anarcofunk - Marcondes Henrique Barbosa Silva
Representações culturais
afro-brasileiras e suas ressonâncias nas subjetividades do jovem negro:
reflexões sobre os discursos nas letras de rap contemporâneas - Juliana
Ferreira Vassoler
Mulheres cordelistas em conversa:
a interrelação de marcadores sociais através das mudanças de Footing e
referenciação - Isis Gabrielle Silva da Penha
A escrita dos rituais
performáticos: pequenas frestas entre o transe no terreiro de candomblé e a
vertigem do corpo que dança - Renata Borges de Azevedo
E vai rolar a festa? A ação discursiva do evento social Carnaval e suas reações no ser, no fazer e no sentir do brasileiro - Cordelia Oliveira, Rodrigo dos Santos Camilo
III.3 Discurso e
situação de rua (coord.
Daniele Mendonça e Viviane Resende)
Ações de “retirada” de pessoas em
situação de rua do espaço público: representações na Folha de S. Paulo -
Daniele Gruppi
Discurso e situação de rua na
Bahia: escolhas lexicais em notícias de Araci, Barreiras, Caetité e Irecê - Carlos
Henrique Alves dos Santos, Aline Souza Santos, Éllen Reis Silva, Ramom Barreto
Andrade Filho, Décio Bessa
Situação de rua no Correio Braziliense
(2014-2018): análise discursiva crítica de textos tematizando ações e políticas
públicas - Larissa Costa Silva
Mulheres em situação de rua no Correio
Braziliense: uma análise discursiva crítica sobre violação de direitos - Ingrid
da Silva Ramalho
III.4 Discurso,
gênero e sexualidade (coord. Raylton
Tavares)
Estigma e abjeção: reações
sociodiscursivas verbais sobre homossexuais e transsexuais no G1-Pará - Rosângela
Do Socorro Nogueira De Sousa, Raylton Carlos de Lima Tavares
La naturalización de la exclusión
en un discurso televisivo sobre travestis y mujeres transgénero de la ciudad de
Buenos Aires - Matías Soich
Meu corpo, minhas identidades: as
metáforas nos processos de identificação de ativistas (trans)feministas
brasileiras - Lorena Araújo de Oliveira Borges
"Taí a Aids pra mostrar que
a união sexual de dois homens causa uma enfermidade que leva à morte": análise
crítica do discurso de ódio LGBTfóbico na contemporaneidade - Leo Mozdzenski
III.5 Discurso e
gênero (coord. Rosane Queiroz)
“Mulher não vota em mulher”:
reflexões sobre estereótipos, cotas eleitorais e poder - Rosane Queiroz Galvão
Caça às bruxas hoje: como os
discursos da saúde institucional, da religião hegemônica e do capitalismo
industrial estruturam o racismo e a opressão sexual contra mulheres - Clarissa
França
O aborto e a mulher que aborta no
Brasil: representação e avaliação na Folha de S. Paulo, na revista AzMina
e no Somos Todas Clandestinas - Bianca Mara Guedes de Souza
Lei natural ou projeto de vida?:
uma análise de discurso sobre a SUG nº 15/2014 - Jaqueline Coelho Santana
III.6 Discurso e
letramentos (coord. Ana Adelina
Ramos e Viviane Vieira)
Discursos sobre eventos de
letramento em saúde - Rebeca Sales Pereira
Direito à leitura: do orgulho e
da vergonha de ser ou não leitor - Luzmara Curcino
Uma perspectiva
crítico-discursiva sobre as práticas de letramento do MST Ceará na Escola do
Campo Florestan Fernandes - José Ribamar Lopes Batista Júnior, Fátima Ingrid
Bezerra Bonfim
Discursos sobre letramento
acadêmico na Iniciação à Pesquisa (IP) no Ensino Médio em Tempo Integral em uma
escola do estado do Ceará - Claudênia de Paula Lemos
III.7 Discurso e
autoria (coord. Juliana
Dias)
Literatura de autoria feminina
como tecnologia de gênero com potencial agenciador: uma etnografia discursiva
da prática educativa - Juliana de Freitas Dias, Atauan Soares de Queiroz
Instauração da autoria na
atividade discursiva sob a perspectiva bakhtiniana: a produção de dissertação
de mestrado - Márcia Helena de Melo Pereira, Patrícia Souza Lemos
Práticas de escrita criativa autoral como processo de construção textual na formação dos professores: agência, protagonismo e consciência estilística - Juliana de Freitas Dias, Edilan Kelma Nascimento Sousa
Os vídeo-pôsteres ficarão disponíveis para visualização e interação assíncrona ao longo de todo o evento
(coord. Kárin Ventura e Yara Martinelli)
Gordofobia, patologização do corpo gordo e gravidez: uma análise de discurso crítica à luz da antropologia - Júlia Salvador Argenta
Repensando criticamente a política internacional e o discurso desenvolvimentista de uma perspectiva Ubuntu - Carolina Lopes Araújo, Yara Resende Marangoni Martinelli
Atos de fala e a relevância social de propagandas de cosméticos na construção da identidade da mulher negra - Fabiana Santos Souza
Análise discursiva da representação de vítimas de feminicídio no jornal Correio Braziliense - Kárin Giselle Ferreira Ventura
Monogamia como cercamento - Neila Costa
Produção do discurso fotojornalístico nas páginas do jornal “A Libertação” no contexto político dos anos 1946-1947 - Fátima Thaís Pereira da Silva
A formação do professor à luz do projeto de tutoria escolar - Fernanda Barbosa Costa
Multimodalidade em livro didático: ensino e aprendizagem do gênero notícia - Carina Aparecida Lima de Souza, Paulo Vitor Rodrigues de Melo
Representação masculina em casos de crimes contra mulheres no G1 Tocantins - Paulo Vitor Rodrigues de Melo, Carina Aparecida Lima de Souza, Jeane Alves Silva
A construção do discurso da expressão mãe solteira a partir da obra literária Quarto de Despejo - Thalia de Sousa Oliveira
Experiências dos estudantes trabalhadores do ensino médio da rede estadual de GO - Anne Gabriele Camargos de Oliveira
Portal de informações sobre a imigração venezuelana - Luciane Cristina Eneas Lira, Camilla Alves Ferreira
Hagiotoponímia no estado de Tocantins: representações marianas - Nara Niceia Coelho Bignardi Garcia Silveira
Análise do ethos no discurso: imagens de si na formação docente do PIBID - Tatielle Gomes Rodrigues
Práticas de leitura e escrita no ensino médio: por uma consciência linguística crítica em sala de aula - Stephanie Sales Rodrigues Nonato
Identidade e Discurso: Análise de Narrativas de uma Mulher Militar - Ana Claudia dos Santos Carvalho
Um estudo do ethos sobre a perspectiva discursivo-crítica - Marianna Ribeiro da Silva
Os discursos hegemônicos em um material “Ado” de francês língua estrangeira (FLE) - Samira Baião Pereira e Mucci, Jessyka do Carmo Castro Carvalho
“A gente ganha muito mais tentando abrir a cabeça dessa pessoa do que atacando de volta”: a narrativa como lócus para a construção discursiva de estigmas e emoções no contexto do pole dance - Lorena Araujo Alves
A construção discursiva de identidades e emoções em narrativas de migração - Maria Aline Silva Martins
Se você ainda não faz parte da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso, aproveite para fazer agora sua filiação!
Saiba mais sobre a ALED aqui
Saiba como se associar aqui
Conheça a RALED – Revista Latino-Americana de Estudos do Discurso
Comissão Organizadora
Viviane de Melo Resende (UnB) – Coordenadora da Comissão Organizadora
Micheline Tomazi (UFES) – Delegada ALED-Brasil 2019-2021
Carolina Gonçalves Gonzalez (UCB)
Carolina Lopes Araújo (UnB)
Manu Rodrigues (UPIS)
Gersiney Santos (UnB)
Karina Correa Lelles (NELiS/UnB)
María del Pilar Acosta (IFB)
Sinara Bertholdo (NELiS/UnB)
Viviane Cristina Vieira (UnB)
Comissão Científica
Adriana Nóbrega (PUC-Rio)
Carina Aparecida Lima de Souza (IFTO)
Carolina Parrini Ferreira (UFSC)
Daniele de Oliveira (UFBA)
Francisco Laerte Juvencio Magalhães (UFPI)
Glenda Cristina Valim de Melo (UNIRIO)
Guilherme Veiga Rios (INEP)
Janaína Ferraz de Aquino (UnB)
Juliana de Freitas Dias (UnB)
Karina Falcone (UFPE)
Kassandra Muniz (UFOP)
Litiane Barbosa (UFPI)
Lorena Araújo de Oliveira Borges (UFAL)
Maralice de Souza Neves (UFMG)
Maria Aparecida Resende Ottoni (UFU)
Maria Carmen Aires Gomes (UFV)
Maria Cecília Lima (UFU)
Solange Maria de Barros (UFMT)
Comissão de Apoio
Cláudio Passos de Oliveira (PPGL/UnB)
Daniele Mendonça (PPGL/UnB)
Elizabeth del Socorro Ruano (ELA/UnB)
Ingrid Ramalho (LET/PPGL/UnB)
Karin Ventura (PPGL/UnB)
Larissa Costa (LIP/UnB)
Nair Rabelo (PPGL/UnB)
Raylton Carlos Tavares (PPGL/UnB)
Renata Rena (PPGDSCI/UnB)
Yara Martinelli (IREL/UnB)