9º Encontro Regional Sul de História da Mídia (ALCAR SUL)

9º Encontro Regional Sul de História da Mídia (ALCAR SUL)

online Este é um evento online

Assista os conteúdos transmitidos nesse evento

O evento já encerrou

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O 9º Encontro Regional Sul de História da Mídia (ALCAR SUL), que ocorrerá em 28 e 29 de outubro de 2022, de forma remota, tem como tema central Mediações e midiatização: papel da mídia sulista no bicentenário da independência. Este ano o Brasil completa 200 anos de independência e os meios de comunicação e profissionais da área têm a oportunidade de propor reflexões importantes sobre a história do país, observando suas relações com o presente.

Os pesquisadores, por outro lado, podem analisar a atuação destes atores na interação com a sociedade e vice-versa. Nesse sentido, as instituições ligadas à ciência têm a missão de oferecer respostas que possibilitem a reflexão sobre os acontecimentos e também a ação com vistas a reconhecer o papel da mídia nos processos de mediação e também de midiatização das relações.

Em uma realidade tão fluída como a que vivemos, marcada por instabilidades e crises, incluindo aí também as crises que envolvem a mídia e também a ciência, que respostas os pesquisadores podem oferecer a partir do que a história tem a apresentar? Afinal, nossa realidade é construída a partir de episódios mediados e também midiatizados e que marcaram nossa forma de ser, pensar e agir.

Este exercício se relaciona ao papel fundamental da pesquisa em ocupar espaços relevantes no cotidiano das pessoas. O Alcar Sul, tem a missão de propor este debate observando as condições presentes nos estados brasileiros da região sul do país. Convidamos os pesquisadores a contribuírem com este debate por meio do envio de trabalhos em um dos 9 Grupos Temáticos e participando das atividades do nosso evento.

Saiba como foi o evento do ano passado: https://alcarsul.ufsc.br/8/

Site da Alcar

Cronograma

11/07 a 06/10: Submissões

10/10: Aceites

11/07 a 24/10: Inscrições e pagamentos

28/10 (sexta): Mesa de abertura e Conferência 

29/10 (sábado): Grupos de trabalho e Mesa de encerramento

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Grupos Temáticos

GT - História do Jornalismo

Coordenador: Prof. Dr. Ivan Bomfim (UEPG)

Email: ivanbp17@gmail.com

Ementa: A multiplicidade das experiências jornalísticas no Brasil. Processo de institucionalização do jornalismo como profissão. A relação do jornalismo com a sociedade como fenômeno cultural e político. A contribuição do jornalismo para a história do Brasil. Conformações jornalísticas em relação ao sistema de comunicação em diferentes momentos históricos. A produção jornalística em múltiplas mídias: impressa, radiofônica, televisiva, online. História do texto, das práticas e dos modos de consumo jornalísticos. Contribuição de jornais e de jornalistas como atores da história. Questões teóricas e empíricas acerca de coberturas e narrativas jornalísticas numa perspectiva histórica. Estudos de caso referentes a espaços sociais e veículos determinados. Os produtos jornalísticos como fontes historiográficas. O jornalismo e a construção de uma imaginação histórica. Os vínculos entre jornalismo, tempo e memória.

 

GT - História da Publicidade e das Relações Públicas

Coordenador: Prof. Ms. Alexandre Correia dos Santos (Uninter)

Email: alexandre.s@uninter.com

Ementa: Estuda a história e os processos de comunicação e de relacionamento, internos e mercadológicos, estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não governamentais, e seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos, técnicos e práticos da publicidade e propaganda e da comunicação institucional, inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas ciências. Trata das questões epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas, estratégicas e de gestão do campo, bem como das múltiplas linguagens, estéticas, mídias, profissões e da organização do trabalho.

 

GT - História da Mídia Digital

Coordnador: Prof. Dr. Clóvis Teixeira Filho

Email: clovis.t@uninter.com

Ementa: O objetivo do GT é refletir sobre o papel das mídias digitais na construção da memória histórica e social, incluindo a história do tempo presente. Tais reflexões podem centrar-se, entre outras possibilidades, na investigação das mídias digitais em termos de suas interfaces, discursos, imaginários, materialidades e suportes. Exemplos de temáticas pertinentes incluem estudos sobre a história e desenvolvimento das mídias digitais; jornalismo digital em suas interfaces com as redes sociais digitais como locus de memória social e de representações; estudos sobre games e memória social; performances e práticas de consumo nas redes sociais digitais; práticas de consumo e formas de apropriação de mídias digitais como dispositivos móveis (telefones celulares, tablets e smartphones); movimentos em rede, memória e cidadania; análise de discurso nas redes sociais; estudos de corte histórico sobre a construção da memória nas redes sociais;  bem como trabalhos sobre arte na web e publicidade em ambientes digitais.

 

GT - História da Mídia Impressa

Coordenador: Prof. Dr. Toni André Scharlau (UFPR)

Email: toniandre@gmail.com

Ementa: Aborda a história da imprensa (jornais, revistas, livros, volantes, cadernos) como mídia (massiva, erudita ou popular), valorizando sua relevância como o mais antigo suporte industrial da informação no Brasil; sua contribuição para o desenvolvimento do jornalismo em cidades de pequenos a grandes portes; o impacto das tecnologias sobre a mídia impressa ao longo dos séculos; as mudanças na forma de produção da notícia impressa; o desenvolvimento da profissão Jornalismo; o estudo dos jornalistas e de suas influências na linha editorial dos impressos; a importância dos atores que participam da produção histórica dos impressos, (gráficos, fotógrafos, compositores, jornaleiros, colaboradores), entre outras abordagens latentes no estudo da história da imprensa.

 

GT - História da Mídia Sonora

Coordenadora: Prof. Dra. Karine Moura Vieira (Uninter)

Email: karine.v@uninter.com

Ementa: O grupo abrange trabalhos de pesquisas históricas sobre o rádio ou outros suportes que trazem a linguagem do áudio. Estuda-se a especificidade da linguagem, dos formatos, dos gêneros, da tecnologia, dos efeitos na recepção e busca-se resgatar personagens, programas, sonoridades ou a cobertura de episódios que marcaram a vida da sociedade brasileira, valorizando a diversidade regional.

 

GT - História das Mídias Audiovisuais

Coordenadora: Prof. Dra. Cintia Xavier (UEPG)

Email: cintia_xavierpg@yahoo.com.br

Ementa: O objetivo do GT é discutir temáticas ligadas à história e à memória do cinema, da televisão, do vídeo e de outras formas de comunicação audiovisual. São de interesse do grupo questões econômicas, sociais, políticas, tecnológicas, técnicas, estéticas e profissionais; linguagens, discursos, narrativas, gêneros e formatos; formas de produção, circulação, recepção e consumo. São também bem-vindos trabalhos que se proponham a debater aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa sobre audiovisual.

 

GT- História da Mídia Visual

Coordenadora: Prof. Dra. Marcia Boroski (Uninter)

Email: marcia.b@uninter.com

Ementa: O GT Mídias Visuais tem como questão central a relação entre visualidade e mediação. Busca pensar processo de comunicação visual não somente pelo discurso que engendra, mas pelo conjunto de práticas e dos meios que definem o processo de comunicação visual, que inclui as imagens fixas – analógicas e digitais – os vídeos e a linguagem videográfica, além das apropriações intertextuais e os hibridismos entre as linguagens.

 

GT - História da Mídia Alternativa

Coordenador: Prof. Dr. Manoel Moabis (UTFPR)

Email: manoelmoabis@hotmail.com

Ementa: A presença de veículos alternativos (impressos, sonoros, audiovisuais e digitais) na história da comunicação, compreendendo os seguintes enfoques: mídia alternativa em contextos de repressão; mídia nos movimentos de resistência; comunicação nas organizações populares; mídia e minorias representativas; demais formatos e alternativas de produção popular/comunitária/independente. As pesquisas envolvem a memória de meios alternativos e personagens, características da mídia alternativa e abordagens teórico-conceituais sobre o tema.

 

GT - Historiografia da Mídia

Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Otávio dos Santos (Uninter)

Email: rodrigo.s@uninter.com

Ementa: O objetivo deste GT é discutir temáticas que problematizem a produção do conhecimento contemporâneo na interseção entre mídia e história. Dois aspectos fundamentais: a escrita histórica contemporânea em sua relação com a escrita midiática e a produção de história, memória e esquecimento a partir dos meios de comunicação. Investiga-se também a produção do acontecimento histórico/memorável na relação mídia e história; temporalidade e meios de comunicação; hermenêutica histórica e mídia; memória e meios de comunicação, narrativa da história e narrativa da mídia, a história como produto midiático; escrita midiática como escrita da história; o passado como objeto dos meios de comunicação.

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Equipe

Comissão organizadora

Coordenação geral: Dr. Guilherme Carvalho

Coordenação científica: Dra. Máira Nunes

Coordenação de suporte e infraestrutura: Dra. Desiré Dominschek

Coordenação de comunicação e divulgação: Dra. Ana Paula Heck

Coordenação de transmissão: Dr. André Cavazzani

Coordenação de finanças: Dr. Rodrigo Otávio dos Santos


Comitê científico

Dra. Carlida Emerim (UFSC)

Ms. Raphael Moroz (Uninter)

Dra. Mônica Fort (Uninter/UTP)

Dr. Doacir Quadros (Uninter)

Dr. José Carlos Fernandes (UFPR)

Dr. Rafael Kondlatsch (Itaipu)

Ms. Felipe Adam (PUCRS)

Dra. Karina Janz (UEPG)

Dra. Rosimeri Laurindo (FURB)

Dra. Paula Melani Rocha (UEPG)

Dr. Jaime Ramos (Uninter)

Dra. Siderly Almeida (Uninter)

Dr. Haroldo Capote (UTP)

Dra. Suyanne Tolentino (PUCPR)

Ms. Mauro Hashimoto (Uninter)

Dra. Maura Martins

Dr. Jeferson Ferro (Uninter)

Dr. Ricardo Tesseroli

Dra. Valquíria John (UFPR)

Dr. Luciano Frontino de Medeiros (Uninter)

Dr. Rafael Schoenherr (UEPG)

Dra. Sandra de Deus (UFRGS)

Dr. Marcelo Bronoski (UEPG)



Realização: Curso de Jornalismo da Uninter

Apoio: PPG Educação Uninter, Curso de História da Uninter, Curso de Publicidade e Propaganda da Uninter, Curso de Comunicação Institucional da Uninter, Coordenação de Pesquisa da Uninter


                

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}