XVIII Encontro da Associação Keynesiana Brasileira - Curitiba, 2025
Economia(s) para um futuro sustentável: transformações e políticas para um mundo em transição
É com grande satisfação que anunciamos a realização do XVIII Encontro da Associação Keynesiana Brasileira, um evento que reúne docentes, discentes e profissionais de diversas áreas para debater questões fundamentais da economia, com foco nas desigualdades, sustentabilidade e políticas públicas.
Neste ano, em especial, o tema do Encontro “Economia(s) para um futuro sustentável: transformações e políticas para um mundo em transição” vem chamar a atenção para a necessidade de pensarmos em formas e estratégias orientadas para fortalecimento das instituições e redução das disparidades nacionais, sejam econômicas, sociais, de gênero ou raça.
Com o objetivo de promover um debate enriquecedor e construtivo, o evento contará com palestras, mesas-redondas, workshops e apresentações de trabalhos acadêmicos que abordam os desafios e oportunidades relacionados a esses temas cruciais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Diversidade de atividades é uma marca do nosso Encontro, que busca envolver diferentes públicos e interesses, garantindo uma programação rica e variada, que atenda às expectativas e necessidades dos participantes. A troca de experiências, conhecimentos e perspectivas entre os diversos segmentos da sociedade é fundamental para o enriquecimento do debate e a construção de soluções inovadoras e eficazes.
As desigualdades econômicas e sociais têm sido objeto de discussão cada vez mais urgente e relevante em nossa sociedade. Nesse sentido, o XVIII Encontro da Associação Keynesiana Brasileira busca fomentar reflexões e propostas que contribuam para a redução das disparidades e para a promoção de políticas públicas mais justas e eficazes. É objetivo da AKB promover debates sobre as possibilidades de enfrentamento efetivo das desigualdades no Brasil, o que inclui políticas públicas abrangentes e medidas de longo prazo que abordem as causas subjacentes e promovam a inclusão social e econômica, além dos necessários investimentos em educação, saúde, infraestrutura e programas de transferência de renda.
Além disso, a sustentabilidade é outro tema central que estará em destaque no evento. A necessidade de conciliar o crescimento econômico com a preservação ambiental e o bem-estar das gerações futuras exige um debate amplo e multidisciplinar, que este encontro se propõe a estimular e fortalecer.
Não perca a oportunidade de fazer parte desse importante evento, que tem como objetivo contribuir para um debate qualificado e propositivo sobre as desigualdades, sustentabilidade e políticas públicas. Junte-se a nós e seja parte dessa construção coletiva em prol de um futuro mais justo, sustentável e inclusivo para todos.
Áreas Temáticas
As seguintes áreas (e seus avaliadores) estão contempladas na chamada:
Área 1. Gênero e raça
Clara Brenck (UFMG/MADE)
Kênia Barreiro (UFPR/GEFAM)
Área 2. Crescimento econômico, desenvolvimento e distribuição de renda
Ricardo Araújo (UnB)
Ricardo Summa (UFRJ)
Área 3. Método, teoria econômica e história econômica
Maríndia Brittes (UFPR)
Solange Regina Marin (UFSC)
Área 4. Microeconomia, economia industrial e estrutura produtiva
Tiago Couto Porto (FGV-SP/CND)
Antonio Carlos Diegues (UNICAMP/ABEEIN)
Área 5. Comércio Internacional, Câmbio e Desenvolvimento
Bianca Orsi (University of Leeds)
Eliane Araújo (UEM)
Área 6. Economia Monetária e Financeira
Fernando Ferrari (UFRGS)
Sylvio Kappes (UFAL)
Área 7. Economia do Setor Público e Política Social
Carmem Feijó (UFF)
Julio Costa (UFU)
Área 8. Economia Ecológica e Sustentabilidade
Daniel Caixeta (UFU/ECOECO)
Douglas Alencar (UFPA/CFC-GS)
Área 9. Economia Institucional
Manuel Ramon (UFOP/UFABC)
Danielle Guizzo (University of Bristol/AFEE)
Comissão Organizadora Local (UFPR)
Hugo Carcanholo Iasco Pereira (presidente)
Virgínia Laura Fernández
Felipe Almeida
Eduardo Angeli
Fabiano Dalto
Felipe Orsolin
Huascar Pessali
Larissa Naves de Deus Dornelas
Maríndia Brites
Victor Nunes Leal Cruz e Silva